RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quinta-feira, Abril 22, 2021

Teorias da Conspiração

Quem me conhece sabe o quanto gosto de uma boa teoria da conspiração. Talvez seja por ler bastantes romances de espionagem, ou gostar de ver séries e filmes dentro dessa temática. Aqui, no Rugido Verde, nunca foi tema que abordasse muito. Chegou finalmente o dia. E porquê?

Porque o momento que se vive atualmente no Sporting não é de todo normal. Estou naturalmente a falar no momento da equipa principal de futebol sénior masculino, que, como sabem, se encontra da esfera da Sporting SAD.

Chegado a este ponto devo partilhar sem rodeios que sou adepto do Sporting Clube de Portugal e não em exclusivo da Sporting SAD. No dia em que o clube se reduza à Sporting SAD é o dia em que desligo, em que deixo de ser adepto do Sporting, pois já não haverá clube do qual ser adepto. Neste aspecto identifico-me bastante com este texto.

E neste momento tudo se perfila para que isso venha a acontecer. É já muito o ruído nesse sentido, e não é só de agora. A múmia José Roquette, por exemplo, tem batido bastante nessa tecla e ainda recentemente voltou à carga numa entrevista televisiva a Fátima Campos Ferreira (deixo aqui o link para quem quiser assistir).

Nas últimas semanas também Filipe Soares Franco saiu da toca para prestar vassalagem a Frederico Varandas, mesmo não tendo votado nele, terá naturalmente votado no seu camarada José Maria Ricciardi. Filipe Soares Franco que sempre assumiu sem rodeios que pretendia um clube só de futebol, sem modalidades a desviar o foco e sócios a interferirem na gestão do mesmo.

O mesmo Filipe Soares Franco que vendeu todo o património do clube apesar dos sócios terem chumbado essa venda em Assembleia Geral. E curiosamente o seu Presidente da Mesa da Assembleia Geral era Rogério Alves.

Na altura devo confessar que não acompanhava muito estas questões. E portanto pergunto como foi possível os sócios terem permitido aquilo acontecer. Mas sobretudo como foi possível voltarem a eleger aquela criatura para a presidência da Mesa da Assembleia Geral.

Não tenho dúvidas que o futebol vai ser campeão. Contudo não sinto aquela excitação que seria expectável. Sinto zero de emoção, zero de expectativa, nada daquele nervoso miudinho doutros tempos. Porquê? Sobretudo por duas razões:

Em primeiro lugar por toda a situação pandémica. O futebol por estes dias para mim não faz sentido, futebol sem o “bruá” dos adeptos não faz sentido. Um gajo a ver futebol nos dias que correm parece que está a assistir a um treino ou a ver um jogo de futebol entre os amigos no bairro. Não há emoção, não há paixão, não pode haver celebrações nem festejos e isso tira muito (senão mesmo todo) o encanto à coisa. Quando finalmente garantirmos matematicamente o caneco não poderemos festejar!

Em segundo lugar, porque sei bem onde este título nos vai levar: a uma carta branca à direção para fazer o que quiser, o que eles querem sabemos bem o que é, vender a SAD, alienar a maioria do capital social da mesma a um ou até mais investidores.

Claro que aproveito para chatear a cabeça aos meus amigos benfiquistas e portistas, já não me podem aturar, desfrutar do melão deles é algo de épico e inigualável. Mas o que pode vir como consequência disto entristece-me.

Teoria da Conspiração nº 1

Um desses investidores poderá ser, em minha opinião, Jorge Mendes. É inegável e indiscutível que Jorge Mendes está em força na Sporting SAD. Já o está desde 2018, altura em que foi o grande beneficiado do assalto a Alcochete. Após Alcochete e ainda durante a gestão temporária de Sousa Cintra entrou em força, qual Dom Sebastião salvador dum Sporting que toda a gente apregoava como destruído.

Jorge Mendes beneficiou (e de que maneira) com Alcochete, tem-se fartado de ganhar dinheiro no Sporting desde então, ganhou logo com os acordos feitos com os rescisores. Ganhou com Gelson Martins, que acabou num clube da sua esfera, mas ganhou sobretudo com Rui Patrício com quem oficialmente o lucro já vai em mais de sete milhões, e continua a ganhar, quem acha o meu caro leitor que vai ser o principal beneficiário com a valorização dos nossos futebolistas? Quem acha o meu caro leitor que está por trás dos negócios de Rúben Amorim e Paulinho que renderam chorudas comissões?

Está escrito preto no branco nas contas da SAD comunicadas à CMVM que são devidos mais de 10 milhões a Jorge Mendes. Recentemente fomos surpreendidos com uma notícia que o Wolves tem direito a percentagem duma futura venda de Pedro Gonçalves. O Wolves, clube indiretamente detido por Jorge Mendes.

Em Portugal, Jorge Mendes tem bastante influência em alguns clubes, Famalicão, Rio Ave, clubes de pequena e média dimensão, já esteve bastante presente no Porto no passado e mais recentemente no Benfica, mas nenhum destes dois lhe deu a oportunidade de possuir diretamente o seu clube, oportunidade essa que lhe é dada agora por Frederico Varandas e linhagem croquete, os croquetes pretendem vender, Jorge Mendes pretende comprar.

Teoria da Conspiração nº 2

Mas para que esta venda possa acontecer é preciso primeiro adormecer os sportinguistas, dar-lhes um docinho com o qual se possam entreter e não dar pela marosca que se prepara nos bastidores.

Em primeiro lugar era preciso segurar Frederico Varandas na presidência, um dos piores presidentes de sempre do clube, senão já mesmo o pior, com uma gestão financeira desastrosa e desportiva não muito melhor.

A gestão financeira continua desastrosa claro, mas como o futebol está em primeiro não interessa, não se pode dizer nada, é heresia fazê-lo, sacrilégio. Está consumado o adormecimento, está em marcha o plano da venda, a sua primeira fase está concluída com sucesso!

E como é que chegámos a esta situação de sermos campeões? Todos nós já vimos no passado equipas bem superiores do Sporting não conseguirem ganhar, eu diria mesmo que esta equipa é das mais fracas que já vi no Sporting, como se explica isto então? Em minha opinião explica-se de duas formas: facilitismo dos adversários e benevolência das arbitragens.

Recentemente foi publicado aqui no Rugido um texto meu intitulado “Croquetes de Bovino” em que falo da sorte que tem acompanhado esta equipa do Sporting, algo que eu nunca tinha visto em décadas de existência. A juntar a todos os jogos que abordo nesse texto podemos juntar mais dois: Barcelos e Portimonense em Alvalade. Dois jogos em que beneficiámos de erros clamorosos do adversário para ganhar.

Não pode ser só sorte, não acham? Sorte tem-se num jogo ou outro, não se tem sorte durante semanas consecutivas. Sobretudo num clube que nunca teve sorte nenhuma.

Eu sou do tempo em que os nossos adversários comiam a relva para nos ganhar, até espumavam de raiva quando perdiam contra nós, agora são super amigos, até dão benesses e tudo!

Também sou do tempo em que as arbitragens nos puxavam para baixo jogo após jogo, neste momento isso não está a acontecer, também não se pode dizer que andemos a ser levados ao colo, não andamos, ocupamos o primeiro lugar com arbitragens corretas, mas lá está, algo nunca visto no passado. Por outro lado vemos que Porto e Benfica não estão a ser levados ao colo, algo recorrente nas últimas décadas. O Benfica não tem inclusivamente nem uma única grande penalidade assinalada a seu favor até ao momento!

É público que o futebol em Portugal é corrupto: apito dourado, fruta, quinhentinhos, toupeiras, malas, mails, vouchers, tudo tem valido aos nossos rivais para irem dominando a conquista dos campeonatos. Parece-me que é legítimo da minha parte começar a pensar senão andará o Sporting neste momento a entregar malas e vouchers.

Quem o anda a fazer não sei, não sei se será Frederico Varandas, Hugo Viana, Antero Henrique (que está familiarmente ligado a Rúben Amorim e pode ter interesse na SAD) ou lá está, Jorge Mendes, parece-me evidente que isso anda a ser feito. Ou nunca na vida estaríamos lá em cima, já nos teriam puxado para baixo.

O próximo defeso vai ser interessante, as contas da SAD estão péssimas, a dependência face aos empresários é gritante, as dívidas são mais do que muitas, a possibilidade de insolvência já vivida em 2013 vai regressar em força. A equipa de futebol, pelo facto de ir participar na próxima edição da Champions será bastante atrativa para a colocação de todo o tipo de entulho a ver se valoriza.

Os milhões da Champions, esses, já estão todos penhorados no que se deve a agentes, empresários, clubes e fornecedores. Temo que ainda este ano a venda da SAD avance a todo o vapor e que os sócios deixem passar a coisa com a promessa de fadas, sereias e unicórnios.

E mesmo que os sócios digam que não o que os impede de vender na mesma como fizeram no passado com o património? Será que a SAD sobrevive sequer às próximas eleições que pelos estatutos terão de decorrer daqui a um ano? Porque já sabemos como funciona Rogério Alves, faz o que quer, se entender não marcar eleições arranja uma desculpa qualquer e não marca.

Teoria da Conspiração nº 3

Temo que tencionem acabar com as modalidades. A dar força a este meu receio estão os rumores de desinvestimento nas mesmas. No Futsal por exemplo fala-se nas saídas do Guitta e do Rocha, dois elementos dos mais valiosos do plantel. No Andebol fala-se numa autêntica revolução passando pelas saídas de jogadores como Skok, Cudic, Ruesga ou Tiago Rocha.

Ao mesmo tempo que se falam nestas saídas há também rumores de entradas, o que pode indicar que não há intenção imediata de fechar as secções. No entanto é notória a perda de força e competividade das modalidades e será uma questão de tempo até as voltarem a fechar todas como fez Pedro Santana Lopes nos anos 90.

Teoria da Conspiração nº 4

Jorge Jesus é realmente Sportinguista. Sportinguista indefetível da ala croquete. Participou ativamente no derrube de Bruno de Carvalho na altura ao serviço da oposição croquete que conspirava nas sombras para regressar ao poder. Ou se calhar foi simplesmente pago para isso. Ficou também combinado que regressaria ao Benfica para o minar, possibilitando dessa forma que os croquetes sejam campeões.

Teoria da Conspiração nº 5

Recentemente Bruno de Carvalho apresentou uma queixa contra Pedro Silveira (Barbini) e Diogo Amaral. Pelo facto de ambos estarem presentes nos grupos de WhatsApp do ataque a Alcochete e o seu possível envolvimento não ter sido investigado na altura.

Sabe-se hoje que mais de metade dos invasores não pertenciam à Juventude Leonina. Quem eram então esses indivíduos? Estavam lá a mando de quem? Quem os mandou lá? Presumivelmente eram casuals, ou seja, indivíduos que inclusivamente muitas vezes nem clube têm e que se infiltram em manifestações e ajuntamentos públicos única e exclusivamente com o objectivo de lançar o caos e a confusão, em bom português, fazer merda.

Quem era o seu mentor? Sabe-se que Pedro Silveira era um conhecido membro desses grupos organizados. Pedro Silveira que fazia parte das listas de Frederico Varandas às eleições de 2018.

O resto desta teoria da conspiração, caro leitor, deixo à sua consideração…

Teoria da Conspiração nº 6

Terá Frederico Varandas aceite o famoso convite que foi feito a Bruno de Carvalho por Luís Filipe Vieira? De dividirem os campeonatos entre eles? É que não consigo mesmo compreender toda esta passividade do nosso corrupto rival da segunda circular, que em 2016 foi tão eficiente a não nos deixar ganhar o campeonato e esta época anda completamente adormecido.

Ou então, se calhar, todas estas teorias da conspiração não passam disso mesmo. Não existiu qualquer golpada no Sporting em 2018, os croquetes não querem vender a SAD coisa nenhuma, Luis Filipe Vieira e Jorge Mendes são uns anjos de pessoa e não há qualquer sombra de corrupção no futebol Português.

Relativamente a este último parágrafo acho muito honestamente que só sob o efeito de cocaína se pode achar que é mesmo assim. Cocaína daquele avião onde vinha o Loureiro, e agora a partir daqui poderia desenvolver uma interessante teoria da conspiração nº 7. Uma que definitivamente não consideraria o presidente do Benfica um anjo de pessoa. Talvez numa próxima oportunidade, que o melhor hoje é ficar por aqui.

Artigos relacionados

2 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
António Ribeiro

O contrato com a Nike a aparição da Mãe Dolores.
A dívida do clube à SAD…
As constantes intervenções dos nojaveis neste sentido.
A venda da SAD está feita…
As máquinas de lavar têm um terreno propício não que a eletricidade esteja barata😉

Manuel Guilhermino Correia

A teoria de que o acordo que o Vieira não fez com o Bruno, fez com o Varandas faz todo o sentido. A percentagem do Wolverhampton no Pedro Gonçalves é uma das imensas provas de corrupção e conflito de interesses que grassa no futebol português. Impressiona como as Instituições sabem de tudo isto e olham para o lado, ou então todos sabemos como isto se passa com conivência da Federação, Liga, Governo, Partidos políticos, comunicação social etc.. Isto nada tem a ver com democracia. A maioria dos sócios do Sporting que não se interessa por nada a não ser ver… Ler mais »