RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Terça-feira, Março 19, 2024

Os dias do fim

Os dias do fim de um enorme Conselho Directivo ou a Via Sacra de um grande clube.

Esta é a fita do tempo dos acontecimentos mais relevantes após a AG de 17 de Fevereiro. Aquela que muitos teimam em afirmar que mudou o comportamento da Direcção, numa tentativa de escamotear a verdade. A única coisa que sucedeu de “grave”, foram as “críticas” ao plantel, ou seja, o Conselho Directivo perde a confiança dos sócios, porque o seu Presidente se atreveu a criticar o plantel. Os interesses alinham-se a partir daqui.

No final de Fevereiro, no reino do Leão, em campo, tranquilamente, foi aberto o caminho para os quartos de Liga Europa. Internamente, apesar do tropeção no início do mês de Março nas Antas, uma conjugação de resultados permitia que o desafio no último dia do mês em Braga fosse decisivo para as aspirações ao título.

Fora do campo, descobre-se e vive-se o apogeu do e-toupeira e, internamente, tudo o que podia ser criticado e censurável era devidamente amplificado. Os dias da mudança seguem tranquilos .

O dia 9 de Abril seria uma boa forma de terminar esta cronologia dos dias que mudaram o Clube. Até porque foi um trabalho desnecessário, quase desinteressante, uma vez que já nada alterará os factos. Mas pelo menos servirá para refrescar a memória de tantos que continuam a afirmar que a AG de 1 de Fevereiro mudou Bruno de Carvalho e que a partir daí entrou em loucura, fritou, etc.

Espero que revejam o filme todo e pensem realmente quais os factos que justificaram a perda da confiança. O mal foi feito e tudo o que veio depois foram ondas de choque deste terramoto.

O exército que primou pela ausência em 3 de Fevereiro e se apresentou para o beijo em 17 de Fevereiro, quando mais era necessário, optou precisamente por se colocar na trincheira errada.

Percorrendo a cronologia da destituição anunciada

Considero o dia 9 de Abril, o epicentro que decidiu o rumo do clube. Os jogadores ganharam uma força que nunca deveriam ter. Marta Soares sentiu-se confortado pela manifestação de apoio das bancadas e da imprensa e o CD viu as dificuldades de gestão severamente agravadas. O Clube ficou irremediavelmente dividido entre o pavilhão e o estádio e a destituição seria uma questão de oportunidade. O estádio – leia-se futebol ou SAD – tinha e tem muita força.

Não tencionava fazer a fita do tempo após 10 de Abril, pois para mim ficou claro que a destituição seria uma questão de tempo e qualquer motivo serviria: se não houvesse Alcochete seria o Cashball ou o conflito com jogadores ou a falta de resultados no futebol ou o carácter conflituoso ou…

No entanto, há pormenores que adquirem outra relevância se vistos no contexto do filme, pelo que vale a pena alargar a timeline para já, até ao dia das facas longas (15 de Maio) e, mais tarde, até à noite de 24 de Maio, altura em que Marta Soares larga a «bomba atómica».

Apenas relato os acontecimentos com alguma relevância associativa, pois se enumerasse a devassa da vida privada estaria semanas para listar todos os eventos.

O próximo parágrafo, desculpem, mas tem mesmo de ser gritado, para que se perceba a importância do mesmo:

É IMPORTANTE RECORDAR QUE TODA ESTA SUCESSÃO DE ACONTECIMENTOS É ANTERIOR À INVASÃO DA ACADEMIA E À RABULA DOS ESTATUTOS, SENDO POSSÍVEL VERIFICAR O ALINHAMENTO DE INTERESSES E DAS PERSONAGENS QUE VÃO, UTILIZANDO UMA PALAVRA MEIGA, CONDICIONAR A ESCOLHA DOS SÓCIOS E O FUTURO DE UM GRANDE CLUBE.

O Caminho das Pedras inicia-se a 10 de Abril

A máquina, travada momentaneamente na AG de 17 de Fevereiro, mas que no dia seguinte reiniciou a marcha, ganhou força com o combustível das críticas aos jogadores e estava já nesta altura em velocidade máxima. Seria difícil pará-la e necessitava da força do exército que, apesar de convocado e alertado, não respondeu à chamada ou optou por se colocar na trincheira errada.

Quanto mais não seja por uma questão de justiça aos membros dos OS, que resistiam e corriam o país a tentar explicar o que estava em causa. Desdobravam-se em entrevistas e solicitavam ao PMAG uma AG para explicarem aos sócios a verdadeira dimensão do ataque que estava em curso. Queriam, também, impedir o revisionismo de figurinhas como por exemplo, Samuel Almeida que ainda aos microfones da TSF declarava “um CD barricado em Alvalade que recusou VÁRIAS AG’s, para dar a voz aos sócios”.

Para além de desmascarar o revisionismo, é interessante perceber que Varandas foi o primeiro a abandonar o barco, rescindindo/demitindo-se (24 de Maio), bem antes de qualquer jogador apresentar a rescisão. Patrício é o primeiro. Varandas apresenta a candidatura nessa manhã de 24 de Maio e, só no final do dia, Marta Soares anuncia a AG de destituição para 23 de Junho, com base em assinaturas que diz já ter na sua posse.

Não são os sócios que atualmente defendem Varandas, alegando que recebeu o clube em más condições, que me incomodam ou indignam. Os sócios que sabiam como estava o clube em 2013, sabiam como estava em 2018 e sabem que atualmente o rumo é para o abismo. Sabem, também, que contribuíram para o retrocesso e não foram enganados, até porque a Comissão de Geriátricos estava nomeada.

Agora, não assumem a sua responsabilidade e fingem que nada tiveram a ver com o assunto e tentam reescrever a história. Esses sim, incomodam, indignam e causam uma repulsa e um nojo enorme.

2018
Fevereiro 17
Fevereiro 18

Daniel Oliveira abre as hostilidades/CNID condena declarações de BdC

Daniel Oliveira abre as hostilidades/CNID condena declarações de BdC

Daniel Oliveira não volta a apoiar Bruno de Carvalho. “Não quero ter à frente do meu clube um Pinto da Costa”

https://tribunaexpresso.pt/sporting/2018-02-18-Daniel-Oliveira-nao-volta-a-apoiar-Bruno-de-Carvalho.-Nao-quero-ter-a-frente-do-meu-clube-um-Pinto-da-Costa

“Fazer dos jornalistas o bode expiatório é uma velha estratégia já muito gasta e ultrapassada”, considera a Associação dos Jornalistas de Desporto

https://www.dn.pt/desporto/cnid-condena-declaracoes-de-bruno-de-carvalho-9127691.html

Fevereiro 19

O cerco de Moita Flores

O cerco de Moita Flores

Em vários órgãos de comunicação social, Moita Flores, entre outros mimos, chama ditador a BdC.

https://www.dn.pt/desporto/sporting/moita-flores-diz-que-bruno-de-carvalho-imagina-ser-um-ditadorzeco-9130319.html

Fevereiro 20
Fevereiro 21

José Roquette, Rogério Alves e Grupo Stromp

José Roquette, Rogério Alves e Grupo Stromp

José Roquette diz que BdC é mentiroso mas que não vai apresentar queixa-crime

https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/roquette-nao-vai-apresentar-queixa-contra-bruno-de-carvalho-mas-fala-em-falsidades

Reunião do Grupo Stromp junta, entre outros, Ricciardi, Rogério Alves, Benedito e Abrantes Mendes. À saída Rogério Alves afirma que é preciso saber separar o Presidente do Clube.

https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/rogerio-alves-nao-estou-a-planear-uma-candidatura

Fevereiro 22

Fernando Mendes e as «ameaças» e a denúncia de Pereira Cristóvão

Fernando Mendes e as «ameaças» e a denúncia de Pereira Cristóvão

Fernando Mendes critica BdC e diz-se alvo de ameaças de arruaceiros conotados com o Presidente

https://tribunaexpresso.pt/revista-de-imprensa/2018-02-21-Boicote.-Fernando-Mendes-foi-chamado-traidor-e-ameacado-BdC-disse-que-nao-se-acreditava-que-havia-pessoas-que-fizessem-isso

SCP confirma que as contas do Clube e do seu Presidente foram passadas a pente fino pela PJ na sequência de uma denuncia de Paulo Pereira Cristóvão

https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/pj-faz-radiografia-a-toda-a-vida-financeira-de-bruno-de-carvalho

Artigos relacionados

Comments

  1. ACpereira

    Deixo a sugestão, ser feito um peditório a nível nacional, para todos aqueles que quisessem, darem os seus contributos. Possibilitaria o envio de informação com interesse que depois de selecionada, pudesse enriquecer o vosso trabalho, a investigação e elaboração de um relatório final. Seria uma ótima forma de completar a cronologia, não só dos acontecimentos, no período de tempo em referencia, mas estou em crer que seriam colocadas várias evidências sobre muitos dos motivos pelos quais o clube nas ultimas décadas tem adiado a sua ascensão.

  2. Foi um espectáculo miserável que a CS nos ofereceu no Verão de 2018 com o único objectivo de deitar abaixo a direcção do dr. BDC e colocar o pateta Varandas como presidente além de aturarmos os habituais imbecis : Brás , Cristóvão , Otário Machado e companhia até o porco do Carneiro Jacinto tivemos que aturar para deleite da croquetada. Resultado 2 anos depois , andamos a lutar com o “gigante” Famalicão pelo 3º lugar indo acabar com sorte a liga em 4º a mais de 30 pontos de Carnide e Porto , nas modalidades a nível interno é zero em tudo a excepção do ténis de mesa , e at. feminino . Resta-nos o consolo de termos a maravilhosa CS a lamber o c… ao Varandas e elogiar o trabalho miserável desta corja que ocupa o CD do SCP que caminha a passos largos para a segunda divisão a curto /médio prazo .

  3. ZédasCouves

    provavelmente o melhor artigo que tive o prazer de ler aqui
    excelente!

  4. Green Marquis

    Muito bom resumo.
    Só pecou por dizer “irradiar” em vez de “erradicar”.

    Erro comum mas que significa exactamente o oposto: irradiar é espalhar e erradicar é cortar pela raiz.

  5. Leão com memória

    Fantástico trabalho.
    Os meus parabéns.

  6. psfilipe

    Sugiro que façam um .pdf disto e distribuam por todo o lado. Obrigado!

  7. Fredtalks

    Muito bom. Parabéns. Do melhor que vejo aqui desde há meses.