RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sábado, Novembro 27, 2021

Os “Notáveis”: A mentir aos Sportinguistas desde 1995

Ouve o artigo

Começo por dizer que de todos os humildes artigos que já escrevi para o Rugido Verde este é com toda a certeza aquele que tenho menos dificuldade em encontrar matéria com que possa partilhar com os Sportinguistas!

Para que as pessoas tenham uma melhor ideia e alguma memória do que tem sido as mentiras dos ditos “croquetes” ao longo destes 26 anos, será necessário enquadrar várias vertentes para melhor reavivar a memória, porque têm sido muitas as mentiras vindas desta gente ao longo de todos estes anos, e como é óbvio não me vou referir a todas, porque há muita matéria já esclarecida e outra ainda por esclarecer, mas que não deixam de ser mentiras óbvias.

Para que os Sportinguistas entendam melhor o que era o Sporting antes de 1995, o Sporting era o clube português que mais património tinha, provavelmente o clube com menos passivo, diria mesmo que era quase inexistente, legado deixado por João Rocha, que curiosamente também foi escorraçado do clube, tal como Bruno de Carvalho, por esta facção de sócios que teima em achar-se dona do Sporting Clube de Portugal.

Para concluir este raciocínio gostaria de fazer uma comparação com o passivo deixado e os títulos ganhos durante esta dinastia. De 1995 a 30 de junho de 2013 o Sporting Clube passou a ter um passivo de 377 milhões mais 152,7 milhões da Sporting SGPS, totalizando a bonita quantia de 529 milhões. Isto foi quanto custaram dois campeonatos de futebol.

MENTIRA 1 – OS PSEUDO SALVADORES DO CLUBE 

3 anos após chegarem ao clube, Dias da Cunha, Miguel Galvão Teles e Ernesto Ferreira da Silva liderados por José Roquete, criavam a Sporting SAD em 1998. Uma das primeiras declarações do então presidente José Roquette foi, “não contem comigo para vender património”, “vamos criar condições para não dependermos da bola que bate na barra”, “vamos devolver o clube aos sócios”.

Curiosamente tem sido precisamente o contrário, o Sporting cada vez mais depende da bola no poste e os sócios ao longo dos anos tem sido deliberadamente afastados. O património, esse, já deixou de existir e os sócios só são chamados e acarinhados quando efectivamente são necessários para os intentos deles.

Uns anitos mais tarde, José Roquette deu o dito por não dito, as dividas acumuladas e as mentiras foram uma clara demonstração que de gestão de um clube, esta gente entende zero, ou melhor, entende, no que toca a desviar, desfalcar e arruinar.

MENTIRA 2 – AS DERRAPAGENS NAS OBRAS DO ESTÁDIO E DA ACADEMIA 

A construção do estádio e da academia com uma derrapagem de cerca de 91 milhões de euros causou muita polémica e mau estar entre os membros dos órgãos sociais, onde cada um tentou empurrar a culpa para os outros, pelos vistos ninguém foi responsável pela derrapagem. À boa maneira da política portuguesa.

Mas a verdade é que no estádio foram cerca de 78 milhões e na Academia cerca de 13 milhões. Ou seja, mais uma vez os Sportinguistas terão alegadamente sido comidos de cebolada, ou não, perante estes senhores que se acham uns grandes gestores e os donos do Sporting.

MENTIRA 3 – AS VENDAS DE PATRIMÓNIO SEM AUTORIZAÇÃO DOS SÓCIOS

Pouco mais de um mês depois de ser eleito, Filipe Soares Franco propõe a venda de património e no dia 17 de março de 2006, numa Assembleia Geral com cerca de 900 sócios (número que para Varandas é apenas uma minoria e nada representativa do universo de sócios do clube) 64% dos mesmos aprovam a venda da Clínica Cuf, do Edifício Visconde de Alvalade, do Ginásio Holmes Place e do Centro Comercial Alvaláxia. Mas como eram necessários dois terços dos sócios a venda acabaria por ser reprovada o que fez com que o então presidente Soares Franco ameaçasse com a demissão.

Perante isto e com medo deste salvador da pátria abandonar a presidência, e numa jogada de mestre à “la croquete”, o então presidente da MAG delegou a decisão da venda do referido património ao Conselho Leonino. Imaginem quem era o presidente dessa MAG? O nosso amigo e bem conhecido Rogério Alves, isto depois dos sócios em assembleia terem reprovado a referida venda. 

Mais uma vez os donos disto tudo, que têm causado milhões de prejuízo ao Sporting durante estes anos todos, numa jogada de mestre, numa jogada traiçoeira a todos os sócios que tinham marcado presença na referida assembleia de 17 de março, viram os seus votos metidos no lixo, viram a sua importância valer zero, a não ser para pagar quotas.

MENTIRA 4 – SÓ NO SPORTING DE BRUNO DE CARVALHO SE CRITICAM JOGADORES DE FUTEBOL? 

Ainda existe uma mentalidade na fação croquete, por ignorância e malvadez, que os jogadores do Sporting terão rescindido unilateralmente com o clube em 2018, pelo facto do ex-presidente os ter criticado publicamente no Facebook, como se isso fosse motivo para os jogadores prejudicarem o clube em milhões, como se houvesse legitimidade para haver rescisões, ou como se os jogadores de futebol fossem imunes à crítica e como se já não tivesse acontecido em muitos outros clubes por essa Europa fora. 

Inclusivamente no próprio Sporting, como demonstram estas declarações de Soares Franco, que pelos vistos já deve ter problemas de memoria!

Felizmente nessa altura ninguém andou a incentivar os jogadores a rescindir. É um homem cheio de sorte Filipe Soares Franco. Vendeu  património do clube sem autorização dos sócios do Sporting e aumentou o passivo em cerca de 50 milhões, mas ainda hoje é adorado por muitos em Alvalade… 

Muito eu gostaria de saber as razões pelas quais este tipo de dirigentes ainda tem tanta credibilidade em Alvalade. Deve ter sido porque só dedicava uma hora por dia ao Sporting…


  MENTIRA 5 – OS SPORTINGUISTAS VERDADEIROS SENTEM VERGONHA DESTE TIPO DE DIRIGENTES

Há que dizer isto sem medo das palavras. Bruno de Carvalho foi o único presidente do Sporting que me lembro de ver demonstrar dignidade e respeito pelos seus sócios e pelos seus atletas. Que tratou com carinho quem ajudou a construir a história deste grande clube, exemplos não faltam, ao contrário deste tipo de gente que actualmente ainda vagueia pelo Sporting .

Aconselho a ler este artigo em baixo sobre os heróis de Antuérpia, mais palavras para quê? Leiam, corem de vergonha e chorem se tiverem que chorar .

MENTIRA 6 – ELEIÇÕES  NO DIA 27 MARÇO DE 2011

Como Sportinguista que sempre fui, este foi mais um dia de profunda tristeza para o Sporting Clube de Portugal e para todos nós sócios e adeptos. Bruno de Carvalho foi anunciado pelo então presidente da MAG, na altura Rogério Alves (sempre ele), como tendo ganho as eleições e, mais tarde, já a altas horas da noite um outro dirigente do Sporting veio dar o dito por não dito, anunciando que tiveram de ser feitas umas afinações e Godinho Lopes era afinal o novo presidente do Sporting, numa clara demonstração de batota como só esta seita de notáveis “croquetes” sabe fazer, relembro, desde 1995.

MENTIRA 7 – ALCOCHETE E A INVASÃO AO PODER QUE VALEU TUDO E MUITOS MILHÕES EM PRÉMIOS

Alcochete foi a prova provada que uma grande parte dos Sportinguistas deixam muito a desejar em termos humanos, recuso-me a ser do mesmo clube que eles.

  MENTIRA 8 – A VENDA DA SAD EM EQUAÇÃO

Como é do conhecimento da generalidade dos sócios do Sporting, há na cabeça dos notáveis a vontade da entrega da SAD do clube a um investidor estrangeiro, foram já vários os notáveis que demonstraram ser a favor desse caminho, todos sabem quem são e quais as razões. Como é óbvio essa meta está também na mente desta direção. 

O facto do presidente da MAG querer convocar uma nova Assembleia Geral para aprovar uma segunda volta nas eleições, o i-voting e a possibilidade de assembleias delegadas é bem claro e não deixa dúvidas

Ora não são segundas voltas que vão dar credibilidade a nenhum presidente se estes não tiverem aptidões para a gestão dum clube. Sobretudo se essa pessoa tiver capacidades idênticas a Frederico Varandas.

Portanto, a possível convocação dessa referida Assembleia na tentativa de implementar segundas voltas nas eleições e sabe-se lá mais o quê, é só mais uma mentira destes órgãos sociais.

O intuito desta assembleia com toda a certeza não passa de um isco para os sócios, porque o principal tema da ordem do dia será certamente impor o tal i-voting, algo que será a machadada final nas aspirações do Sporting Clube de Portugal como clube.

MENTIRA 9 – A ASSEMBLEIA DE 23 DE OUTUBRO 2018 FOI UMA MENTIRA E UMA ILEGALIDADE

E para terminar, a última Assembleia, que teve lugar no sábado 23 de outubro, não passou de mais uma manobra de diversão desta direção e da MAG, numa total falta de respeito pelos sócios que já tinham rejeitado aquelas mesmas contas e aqueles mesmos orçamentos duas vezes.

Foi uma clara demonstração de falta de respeito pelos sócios, especialmente a todos aqueles que não sendo de Lisboa se deslocaram dos vários pontos do país, que fizeram centenas de quilómetros, alguns até do estrangeiro. Apenas para verem que o seu voto não teve efeitos práticos porque estes órgãos sociais actuam como criancinhas mimadas e mais uma vez demonstraram que não sabem viver em democracia. 

      MENTIRA 10 – AS TROCAS DE JOGADORES PARA MARTELAR AS CONTAS

A recente troca de jogadores com um clube liderado por um bandido (palavras de Varandas, não minhas) é só mais uma demonstração da forma de liderar desta direção, claramente com intuito de empurrar e esconder a gestão danosa praticada e empurrar as dívidas com a barriga. E quem vier a seguir que salve o clube ou feche a porta!

Parabéns aos sócios que aprovaram aquelas contas, parabéns por terem contribuído para a insolvência da SAD a muito curto prazo com o consequente fim do Sporting Clube de Portugal. Será que eles tinham conhecimento do que realmente acabaram de aprovar? Iremos ter essa resposta a muito curto prazo.

Saudações leoninas.

Artigos relacionados

Subscreva
Notify of
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

1 Comentário
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Leão Comuna

Muito bom. Concordo com tudo, pois as situações apontadas são factos e não invenções e mentiras, esse modus operandi que, essa bandidagem croquettiana tanto utiliza.
E já agora aproveito para referir que, os sócios e adeptos do Sporting são iguaizinhos aos lampiões. Cambada de cornos mansos…
Sporting SEMPRE.
Nojo eterno aos lambuças, golpistas e cataventos.

1
0
Partilhe a sua opinião!x
()
x