RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Março 29, 2024

Primeiro começaram por fechar modalidades, mas como sócio não me importei…

Primeiro começaram por fechar modalidades (Basquetebol, Hóquei em Patins e Voleibol) e duplicaram o valor mensal da quota, o que provocou uma diminuição drástica no número de associados e a sua elitização; mas como sócio não me importei, pois “grandes sportinguistas” como Santana Lopes e José Roquette – o primeiro uma “notável” figura pública, e o segundo um alegado “grande empresário” com fama do BES e neto do fundador do Sporting Clube de Portugal – de certeza que saberiam o que era melhor para o Sporting e não deixariam prejudicar o Clube.

Em seguida apresentaram um projecto de Cidade Sporting com um Estádio Moderno, as pessoas ficaram cativadas com as maquetas, mas nem possuía uma pista de atletismo nem um pavilhão.

Mas como sócio não me importei, porque tínhamos acabado de ser campeões no Futebol sénior masculino após jejum de 18 anos, e o Prof. Moniz Pereira continuava na direcção como vice para as Modalidades e eu tinha a confiança de que ele iria defender o ecletismo.

Mais tarde foi finalmente inaugurado o novo Estádio com uma derrapagem financeira de 75%, sem pista de atletismo nem pavilhão.

Mas como sócio não me importei, pois se é normal acontecerem derrapagens em Portugal, porque não aconteceria num Sporting povoado por gente de bem da alta esfera social e empresarial? Além disso, ainda tínhamos os terrenos do antigo estádio para construir a ambicionada Cidade Sporting.

Mais tarde venderam o edifício Visconde Alvalade, o centro comercial Alvaláxia e a clínica CUF ao desbarato; mas como sócio não me importei, porque argumentavam que era necessário suportar o orçamento da equipa de Futebol na Champions League. “Estar entre os melhores tinha os seus custos”, diziam-nos.

Depois chegou a vez da venda dos terrenos do antigo estádio José Alvalade aos amigos a preço de saldos; mas como sócio não me importei, porque o Clube apresentava um défice grande e era preciso “Salvar o Sporting”.

Mais tarde destituíram e expulsaram um Presidente e uma direcção que tinham recuperado financeiramente o Clube da efectiva bancarrota, quando até os notáveis, após tanta exploração, diziam já não haver salvação; tinham atingido um número recorde de sócios; voltaram a apostar no ecletismo com um número recorde de modalidades (55) e colocando-as na rota dos títulos nacionais e europeus; SAD a dar lucro e passivo a diminuir; aumento do património pela primeira vez em muitos anos; Futebol a voltar a lutar pelo título e a ombrear na Europa contra os melhores; maior contrato de direitos televisivos, com a NOS (515 Milhões); inauguração da Sporting TV e a construção do muito ambicionado Pavilhão João Rocha.

Mas como sócio não me importei, pois incomodava-me muito o facto da comunicação social e os meus amigos adeptos de outros clubes rivais não gostarem nada do nosso Presidente. No universo sportinguista haveria decerto muitos mais que poderiam fazer igual ou melhor que ele.

Por fim, apresentaram um exercício da SAD com prejuízo de 33 Milhões, capitais próprios negativos (41,4 Milhões), equipa de futebol cheia de jogadores com passes partilhados, dívida brutal a fornecedores, e uma dívida do Clube à SAD que em 3 anos passou de um valor residual (poucos milhares) para 20 Milhões – dois pavilhões João Rocha; mas como sócio não me importei, pois tínhamos sido novamente campeões de Futebol sénior masculino após 19 anos, e agora todos gostavam deste “novo sporting”, desde comunicação social, empresários e comissionistas com destaque para Jorge Mendes, e todos os meus amigos benfiquistas. Os notáveis voltaram até a dançar.

Agora já é tarde, a gestão criminosa e negligente fez com que o Clube não conseguisse recomprar as VMOCs e como consequência a SAD passou para maioria privada, que executou a dívida e o Clube foi obrigado a passar o Pavilhão para a SAD.

Como não me importei, o Clube ficou sem nenhum Património e agora mesmo que queira fazer alguma coisa os Sócios já não mandam nada. Eram incómodos, e já não importam.

Autor: @SCPPopular

Artigos relacionados