RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sábado, Abril 20, 2024

Que Expectativas Tens Para o Futuro das Modalidades?

Numa altura em que se verifica uma quase total ausência de actualidade desportiva, fruto da pandemia de covid-19, o Rugido Verde avança com uma iniciativa diferente e original, colocar questões aos nossos diversos autores, as quais serão respondidas com as suas opiniões, sem filtro.

Posteriormente a iniciativa será alargada ao nosso público pelo que podem desde já deixar as vossas respostas no solta um rugido.

Hulk Verde

Neste momento, as Modalidades estão bem servidas de jogadores e treinadores, até o Basket que se estreou esta época tem dado o exemplo. O que significa que pelo menos há qualidade, e muita, em todos os departamentos que competem no Pavilhão, principalmente nos intérpretes do jogo. No Judo mantém-se o núcleo duro, assim como no Atletismo.

Há coisas a melhorar, nalgumas equipas mais que noutras, mas o nível geral é muito bom. O futebol feminino não tem estado ao nível de outrora, mas o mais problemático continua a ser o futebol sénior masculino.

Sagui Leão

Não são optimistas. O afastamento dos associados que estes OS têm patrocinado só podem ser más notícias para as mesmas.

SiberianWyvern

As mesmas do tempo de Soares Franco. É evidente um contágio transversal da incompetência na gestão do clube. Só quem não percebe o funcionamento de um clube como o SCP poderia pensar de outra forma.

O PJR está mais vazio. Os títulos nacionais das principais modalidades de pavilhão foram perdidos. As conquistas Europeias foram resquícios do trabalho realizado anteriormente (vide as eliminações na presente época desportiva).


Prevejo por isso o fecho de um par de modalidades, uma perda de competitividade em várias e reduções de orçamento. O discurso do “é inevitável” e “o que importa é o futebol, no qual somos experts”. No fundo, um regresso ao passado, provavelmente não a um ritmo vertiginoso até pela evolução e domínio alcançado, mas ininterrupto. Isto nada tem a ver com pessimismo: era e é mais do que previsível; avisou-se, mas demasiados não quiseram ouvir.

Cristóvão Braz Janela

Nenhumas. As Modalidades devem ser progressivamente encerradas, pois só dão despesa. O Pavilhão João Rocha deve ser convertido num salão de festas e em espaço cultural para exibições de arte moderna.

LCustodio

Com esta Direção, nenhumas.

Peyroteo

Espero desinvestimento. Já se vinha a verificar e com a conjuntura actual não vejo que vá mudar o paradigma

5k1walker

Negras (aparte do Futsal e Andebol).

Green Arrow

A meu ver, testemunharemos um desinvestimento selectivo. A Direção, por incompetente que seja, saberá que não pode, simplesmente, cortar em todas as Modalidades abruptamente, sob pena de os sócios se insurgirem em massa em relação a (mais) um aspeto da gestão danosa do Clube.

O que penso que vai acontecer é que as Modalidades periféricas (menos mediáticas) vão sofrer cortes até deixarem de ser competitivas. A isto, vão-se seguir cortes drásticos na competitividade do Voleibol, que temo que venha a desaparecer. O Andebol não tem o caso bem parado, basta observar a realidade e movimentações dos rivais e a nossa inércia e caos interno para perceber que algo não está a ir no sentido de consolidar um projeto que nos tem dado tantas alegrias ao longo dos anos. O Futsal e o Hóquei em Patins, não serão deixados cair em desgraça, tal como o Basquetebol – o grande investimento (em mau timing, na minha opinião) desta Direção.


Vejo muito pouco apoio às Modalidades Femininas. Creio que deixaremos de “contar para o Totobola”. Até no Ténis de Mesa já há sinais de desinvestimento. Prevejo também que Judo e Atletismo serão mantidas à tona, pois também seriam focos de descontentamento da massa adepta, caso fossem desprezados.


Relembrar que isto são só previsões e não, de todo, desejos. O Sporting que idealizo é ecléctico e vencedor!

Green Floyd

Temo que esta gente acabe com elas. O desinvestimento tem sido notório e acredito que estejam mesmo só à espera de desculpas para começar a fechar portas. A pandemia de Covid-19 veio mesmo a calhar. Espero estar enganado.

Leão Africano

É uma expectativa não muito boa, tendo em consideração o que se estava a investir em termos de dotar as Modalidades de competência, dinamismo e competitividade e como em 2 anos isso se tem vindo a perder. Quando Varandas entrou, vinha-se de uma época onde se ganhou tudo. Varandas ainda apanhou o seguimento disso e ganhou títulos internacionais por conta dessas últimas épocas, apesar de fazer gala de o mérito ser seu.

Agora, com épocas planeadas por si e pela sua equipa tem decrescido e, no último ano, não se foi campeão em nenhuma Modalidade. Portanto antevejo um futuro negro e de desinvestimento.

Albano

Parafraseando o “fivelas”: Negro, muito negro! Não é cinzento, é negro!

Greenfly

Se o número de associados com quotas em dia continuar a diminuir, antevejo uma brutal perda de competitividade ou o fecho de algumas modalidade que não sejam auto-sustentáveis.

Riskos1906

Ainda bem que fazem esta pergunta, pois já não tenho mais palavras para exprimir o que sinto e as duvidas que tenho quanto ao futuro do clube, ou seja das modalidades, e por isso faço o convite para que leiam o que já escrevi sobre o assunto: https://www.rugidoverde.com/2019/12/18/sustentabilidade-e-ecletismo-em-risco-de-extincao/

Leão Comuna

Não acompanho constantemente as modalidades, mas do que constato é que a exigência da conquista acabou. Ora fruto de desinvestimento, ora da incapacidade da actual estrutura em gerir desportivamente todas modalidades.  

Artigos relacionados

Comments

  1. HULK VERDE

    Não foi referida, mas a recente reformulação do departamento de Kick-Boxing, com a saída do Mestre Fernando Fernandes e alguns outros responsáveis, merece menção. Pode ser considerada como um caso isolado, ou sinalizar um sintoma de um problema que poderá ser mais abrangente e afectar outras modalidades, nomeadamente as que têm a componente dos praticantes amadores, para além da vertente de competição.