RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Abril 26, 2024

Que alterações farias no plantel para 2020/2021?

Numa altura em que se verifica uma quase total ausência de actualidade desportiva fruto da pandemia de covid-19 o rugido avança com uma iniciativa diferente e original, colocar questões aos nossos diversos autores, as quais serão respondidas com as suas opiniões, sem filtro.

Posteriormente a iniciativa será alargada ao nosso público pelo que podem desde já deixar as vossas respostas no solta um rugido.

Hulk Verde

As alterações a fazer dependeriam sempre dos recursos humanos disponíveis. Fala-se muito nos valores da formação que o actual treinador/analista de dados científicos tem debaixo de olho para lançar, e claro que alguns deles, e até outros que não incluíam essa espécie de elite, poderiam ser testados e até demonstrarem arcabouço para integrar o plantel. Depois, manteria a dupla de centrais estrangeiros e Neto, trocando Ilori por outro central mais novo e com maior potencial, capaz de trazer velocidade e intensidade. O meio campo precisa de mais alternativas, assim como a frente de ataque. As laterais também podem ser reforçadas, e parece-me que um guarda-redes experiente de qualidade é mais necessário. Fazer listas de contratações ou onzes tipo com os actuais é um exercício de adivinhação, mandar palpites e manifestar preferências subjectivas.

Sagui Leão

Qualidade é o que é preciso. Infelizmente, os últimos dois anos foram férteis no decréscimo da mesma e quem veio pouco ou nada acrescentou.

SiberianWyvern

É uma pergunta terrível, detesto exercícios virtuais face à realidade e seus elementos definidores. Teria de mudar aproximadamente meio plantel. Alguns jogadores jovens teriam de regressar e ser apostas: aqueles que não foram já alienados pela pseudo-administração. O trabalho feito na construção do mesmo é absolutamente desastroso (o ritmo de decréscimo competitivo é assombroso), transversal a quase todos os sectores do campo. Não vale a pena falar em nomes de possíveis reforços como há 2-3-4 anos atrás, pois a prioridade vai para Mendes (de forma directa ou indirecta, o que alguns não percebem por não conhecerem o modus operandi), e para elevadas comissões.
Para não particularizar – alguns jogadores não têm culpa, não se impuseram –  gostaria que 80/90% dos jogadores contratados pelo médico-militar da junta de Odivelas desde 9/2018 fossem embora, e que ele fosse colocado numa região do planeta que não permitisse acesso, nem remoto, a qualquer matéria relacionada com futebol. Isso inclui um mero simulador. Sugiro o Ártico central e o scouting de pensos e zaragatoas para a construção de um iglo. 

Cristóvão Braz Janela

Vendia os melhores jogadores para poupar dinheiro. Depois investia em atletas pouco propensos a lesões, para poupar nos tratamentos. Por último investia 7 milhões de Euros e trazia o roupeiro do Liverpool, para sermos o clube top da elegância e bem vestir.

LCustodio

Nenhumas, primeiro retirar do poder todos os órgãos sociais do clube.

Peyroteo

Alterações de modo a formar um plantel para ser campeão. Quem investe 15 milhões de euros num treinador nem pode pensar de outra forma. 

5k1walker

Apostava na formação, mal por mal, pelo menos não se gastava euros à sorte.

Green Arrow

A triste realidade é que, do atual plantel do Sporting, apenas três ou quatro jogadores têm qualidade para ser titulares de um Clube que ambicione ser campeão nacional e fazer boa figura nas outras competições. Tendo em conta que esses jogadores foram todos contratados pela anterior Direção, não vale a pena ter qualquer esperança na atual para ir buscar reforços de peso, como acontecia outrora.
De qualquer das maneiras, a minha visão é de que se deve apostar nos talentos que temos cá dentro, antes de olhar para fora. Claro que quanto tínhamos, por exemplo, Bruno Fernandes no plantel, não havia espaço para essa vaga ser ocupada por um Francisco Geraldes ou um Daniel Bragança. No entanto, atualmente, faz mais sentido apostar nesses jogadores do que andar a comprar atletas como Eduardo Henrique. O mesmo se aplica a outros sectores. Eduardo Quaresma não tem capacidade para assumir a titularidade, como é óbvio, mas seria mais proveitoso, tanto da perspectiva desportiva, como económica, apostar num jogador como ele do que comprar Tiago Ilori.
Isto para dizer que a política de transferências não pode ser baseada em pagamento de favores e recrutamento aos amigos, sob pena de termos um plantel miserável como o que temos agora, em que se vendem jogadores de qualidade ao desbarato, para comprar jogadores piores pelo mesmo preço, ou mais caro. O plantel precisa de ser revisto de alto a baixo, mas é por pessoas que saibam o que estão a fazer, e não por amadores arrogantes, como é o caso.

Green Floyd

Basicamente todas. Um plantel novo. Se calhar nem meia dúzia de jogadores do actual plantel se aproveitam para um Sporting verdadeiramente competitivo e vencedor.
Na baliza Maximiano tem valor mas é ainda muito inexperiente.
Na defesa Coates é demasiado irregular nas suas exibições, capaz do melhor e do pior, Mathieu tem a idade que tem que já começa a pesar. Ristovski cumpre mas é preciso mais e Acuna é curto.
No meio campo médio defensivo não há. Doumbia mete medo ao susto e o rescisor Battaglia é para ir embora.
Wendel tem qualidade mas é demasiado irregular, o seu nível de atitude, compromisso e profissionalismo deixa muito a desejar.
Nos extremos Plata, Camacho ou Jovane são jovens com valor, mas ainda com um longo caminho a percorrer até se revelarem como opções consistentes e regulares para o onze.
Na frente de ataque Luiz Phellype e Sporar não têm qualidade para desempenhar o papel de goleador duma equipa verdadeiramente candidata ao título.

Leão Africano

Tirando quatro ou cinco jogadores os outros por mim sairiam todos se fosse possível.
O problema é que pela sua falta de qualidade ninguém os quer e os que estão na porta de saída são os quatro ou cinco que deviam ficar no plantel. Há muita falta de qualidade no mesmo e esta paragem no campeonato acabou por ser benéfica. Tenho para mim que se o campeonato retomar o Sporting vai repetir o sétimo lugar de 2013 ou ainda pior.
Não é uma questão de pessimismo ou sequer de desejo, é uma realidade que afiguro como muito possível devido à falta de qualidade, desequilíbrios vários e mau planeamento de toda a época.
Nunca percebi a saída de Nani, Bas Dost, Raphinha, etc quando se vai buscar um treinador por mais de dez Milhões. Durante muito tempo Bruno Fernandes carregou a equipa às costas e agora?
Prevejo um futuro negro para o clube. Espero estar enganado.
É difícil planificar uma próxima época, quando não se sabe muito bem se há dinheiro ou não. Às vezes dizem que sim outras vezes vem a “pesada herança”, é conforme dá jeito. Com a venda de Bruno Fernandes parece haver maior disponibilidade financeira, mas já se foi buscar um treinador por mais de dez milhões. Fala-se em vender alguns dos jovens de maior potencial. Assim é impossível planificar uma época.
Começava por dois laterais, um para cada lado, mais um central para substituir Mathieu, um médio de transporte e que saiba distribuir jogo e um ponta de lança pelo menos.
Quase uma equipa completa.

Albano

Temos de facto um dos piores planteis de sempre da história do Sporting Clube de Portugal, e como a formação desse plantel não é da responsabilidade dos jogadores, para propor alterações teria de fazer primeiro uma limpeza a todos órgãos sociais.

Artigos relacionados

Comments

  1. Necamposls

    1* RUA COM O VARANDAS Zenha , treinador fraco jogadores fracos