RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Terça-feira, Abril 23, 2024

Neste dia… em 1978 – Tetracampeonato em Hóquei em Patins

Pouca gente acreditaria que a jovem e inexperiente equipa do Sporting pudesse revalidar o título de campeão nacional de hóquei em patins.

Efectivamente jogar um campeonato sem Ramalhete, Júlio Rendeiro, Chana e Livramento, pouca gente iria acreditar que o restante «plantel» leonino fosse capaz de se superiorizar ao F. C. Porto, Benfica e Oeiras.

Picas (à direita) e Jorge (à esquerda) exprimem o contentamento pela obtenção de mais um tento. Em contraste natural, o desalento dos «azuis e brancos»

Pois residiu exactamente na juventude da sua equipa e na experiência e sabedoria do seu técnico, que o Sporting venceu.

Enquanto o F.C. Porto apresentou jogadores já de uma certa idade, Cristiano, Júlio e Chalupa; o Benfica, Casimiro e Garrancho e o Oeiras, Salema, no Sporting apenas Sobrinho é mais velho, o que ocasionou que o Sporting viesse a vencer jogos nos minutos finais, quando já ninguém acreditava nisso.

No último fim de semana, frente ao F. C. Porto a história repetiu-se, a três minutos do final do encontro o Sporting perdia por 2-4 e num ápice marcou três golos passando o resultado para 5-4.

Enquanto, alguns adeptos leoninos saúdam a obtenção de mais um golo, a criança (ainda inocente), olha atentamente para o recinto onde se encontram os jogadores.

Uma semana antes frente ao Benfica também Os «leões» estiveram a perder por 3-2 e 3-4, e acabaram vencedores pelos mesmo 5-4.

Aqui se refere que o ter apostado na juventude, foi preciso para que o clube de Alvalade ganhasse mais um título nacional.

O F. C. Porto acabou por ser a grande surpresa da competição principalmente pela goleada que aplicou ao Benfica na Luz, e porque esteve a três minutos do seu primeiro título nacional. Falhou-o, mas cumpriu. Na próxima temporada e pelas surpresas que se anunciam no campo das transferências o F. C. Porto vai ser outro.

Para a história, as linhas do emocionante Sporting-F. C. Porto da penúltima jornada, que decidiu o título:

ARBITRO: António Quintela (Porto)

SPORTING: Albino; Fernando Pereira, Sobrinho, Picas, Jorge e Carlos Alberto.

F. C. Porto: Beleza; David Reis, Vale, Cristiano, Chalupa, Rui Costa e Júlio.

Ao intervalo: 2-2

Marcadores: Jorge, aos 6,56; Picas, aos 23,04 m, 46,05 e 46,57; Sobrinho, aos 46,48 m, pelo Sporting; Chalupa, aos 12,49 m, Vale, os 23,22 e Cristiano, 32,44 e 41,20 m, pelo F. C. Porto.

OPINIÃO DOS TÉCNICOS

Torcato Ferreira (Sporting)

“Foi um jogo de nervos em que o Sporting foi superior na primeira Parte e deveria ter terminado em vencedor. Na 2.º parte jogamos uns 17 minutos com muita cabeça, durante os quais sofremos dois golos contra a corrente de jogo. Porém como temos uma equipa mais jovem e melhor fisicamente e como o F. C. Porto estava totalmente esgotado, acabamos por vencer. É certo que o Sporting foi feliz mas foi também quem mais procurou o triunfo».

Luís Sousa (F. C. Porto)

«Dou os meus parabéns ao Sporting, que soube ganhar bem este jogo. Tivemos o jogo na mão, mas quebramos fisicamente. Por outro lado houve uma certa perturbação nos meus jogadores, com a perspectiva do título».

Fonte: Revista Golo

Data: 06/08/1978
Local: Pavilhão N1 de Alvalade
Evento: Tetracampeonato de Hóquei em Patins

Artigos relacionados

Comments

  1. Leão com memória

    E tão bom estas memórias de verdadeiro Sportinguismo nos tempos que correm.
    Parabéns.

  2. Peyroteo

    Tão bom recordar estes tempos em que o hóquei em patins tinha uma projecção brutal no nosso país. Os jogos eram acompanhados pela rádio, uns com relato integral e outros com acompanhamento de tempo e resultado.
    SAUDADES.

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>