RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sábado, Abril 20, 2024

Neste dia… em 1978 – O Sporting abriu a sua «oficina» de trabalho

Eram cerca das 17.00 horas da passada quarta-feira, quando começaram a entrar pela porta 10-A os primeiros jogadores para as respectivas inspecções de rotina.

Botelho, Inácio, Ailton, Cerdeira e Jordão.

De notar, a ausência do «mister» Pavic e do maliano Keita, que ficaram retidos em Paris. De resto «todo o mundo» foi observado pelo dr. Branco do Amaral, auxiliado pelo dr. Joaquim Silva Sérgio e do não menos imprescindível Manuel Marques.

O Sporting, arrancará para a nova época na Alemanha, onde vai permanecer cerca de dez dias, onde procurará arranjar «caixa» para a época que iniciar-se-á dentro de breves dias. Além do estágio, o clube de Alvalade, aproveitará a sua estada na Alemanha para fazer três ou quatro jogos, que servirá para Pavic tirar as suas conclusões.

Depois de três anos no futebol espanhol, Bastos regressou ao «seu» Sporting. E, com tal «Golo» registou as suas (primeiras) opiniões:

– Para mim é uma grande alegria voltar de novo a Alvalade. O Sporting apresentou-me condições que aceitei e cá estou para dar o meu melhor. Como sabe, assinei um contrato válido por três anos.

Bastos é atendido por Manuel Marques enquanto Zezinho aguarda.

Sobre o actual «plantel» eis a opinião do «espanhol» Bastos:

– Pelo que me foi dado ver, O Sporting, este ano, vai ter um «team» muito superior ao do ano transacto. Todos os jogadores que estão no plantel do Sporting são bons… E como sabe, o Sporting luta, sempre por três frentes: Campeonato Nacional, Taça e provas europeias.

Em jeito de antevisão:

– Penso, que o Sporting tem valor suficiente para fazer uma excelente época e, Deus queira que assim aconteça… Oxalá que não apareçam problemas, lesões, etc.

Depois de registarmos as palavras de Bastos, ouvimos outro «recruta»: Marinho. O louro macaense, deu-nos conta da sua ambição neste início de época…

– Tenho esperança em conquistar um lugar de titular, nesta equipa de Pavic. Sei que vai ser difícil, mas estou disposto a trabalhar, para conseguir este meu objectivo, só espero que a sorte não me volte as costas.

– Sporting favorito para o «Nacional»?

– Penso que o meu actual clube, é sem dúvida nenhuma, conjuntamente como o Benfica e o Porto, um dos mais sérios candidatos ao título nacional.

– Sobre a lesão que o apoquentou quase toda a época quando ao serviço do Braga…

– Actualmente estou curado da lesão, que não me deixou jogar parte da época passada. Apenas, fiz meia dúzia de jogos. Portanto, nada a recear, porque estou clinicamente curado…

Jogadores aguardam a sua vez pelos testes médicos

Para terminar a nossa breve troca de impressões em Alvalade contactámos o «velho» João Laranjeira, que acabado de chegar à pouco da América, onde passara férias com a família.

O ex-capitão leonino disse-nos:

– Espero que esta época seja bem melhor do que aquela que agora terminou. O Sporting tem um extraordinário plantel, capaz de «botar» figura tanto a nível nacional, como a nível internacional.

Sobre a preparação de inicio da época:

– Acho que esta preparação de início é a base de todo um trabalho que vamos realizar ao longo da época. Sem esta base, penso eu, o jogador não conseguirá atingir o apogeu… e o «problema» suficiente para aguentar as agruras do «Nacional».

Como remate final:

– Foi com grande alegria que vim encontrar o Bastos e o Zezinho. Nunca esperei, pelo menos o primeiro tê-lo de regresso a casa… Alvalade, foi e será a sua segunda casa.

In Revista Golo, 08 de Agosto de 1978

Data: 02/08/1978
Local: Lisboa
Evento: Inspecções Médicas

Artigos relacionados

Comments

  1. Nogueira82

    Ainda eram bons tempos, tempos onde o $$ não falava mais alto, o gosto pela profissão, o orgulho e honra de poder jogar pelo clube do seu coração, ainda predominava.

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>