RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sábado, Abril 20, 2024

Neste dia… entrevista de Inácio à revista «Golo» em 1978 – “Um leão de fibra”

Futebolista de processos sóbrios mas sempre positivos, Inácio é, no entanto, um jogador com quem, instintivamente, a equipa pode contar. Lúcido e esclarecido e dotado daquela personalidade «antes quebrar que torcer», Inácio é o defesa que cá de trás – sempre de cabeça levantada para colegas e adversários – não só difunde confiança aos que defendem, como transmite esclarecimento aos que têm que atacar.

O nosso «bate-papo» com Inácio, iniciou-se da seguinte maneira:

– É prematuro estar-se a dizer que o Sporting actual, é melhor ou pior do que o da época transacta. O que lhe posso acrescentar, é que o Sporting continua com lesões sob lesões. O mesmo aconteceu o ano passado, e agora continua na mesma. O interregno do «Nacional», foi sem dúvida nenhuma benéfico para recuperar um pouco mais as lesões de alguns jogadores. Oxalá que recuperem o mais breve possível, porque o Sporting, assim, fica mais forte, e concerteza dará mais alegrias aos seus adeptos.

E explica:

– A que se devem estas lesões? É muito discutível estar para aqui a dizer, que é por isto ou por aquilo. Penso, no entanto, que são imponderáveis do próprio futebol, onde têm sido mais afectados os jogadores da linha média e dianteira. Continuo a pensar que não há explicação possível…

E reconhece:

– Não acredito que o José Eduardo (Famalicão), tivesse feito aquilo ao Jordão por querer. Continuo a não acreditar, que um profissional de futebol, vá a uma jogada com a intenção de partir uma perna a um colega de profissão. No entanto, penso, que aquele movimento que o José Eduardo fez, podia ter sido evitado. Não sei! Mas, continuo a querer que J. Eduardo não fez aquilo com intenção.

O SPORTING TEM PLANTEL PARA DISCUTIR O TÍTULO…

Previsão registada. Prognóstico. É cauteloso. Reservado. Palpite discreto a denunciar hipóteses (grandes) do Sporting continuar a discutir o título do «Nacional», depois do insucesso na «Taça das Taças». O «Nacional» (agora e só…) continua a pedir o seu melhor…

– É verdade. Hoje, em dia, os jogadores de futebol têm a sorte de estar preparados para poderem corresponder com a mesma descontracção a qualquer desses tipos de solicitações. Profissional que se preza de ser, o futebolista não pode ir buscar neste ou naquele inêxito, razão ou razões para um segundo desaire. Tem de agir. De saber atirar para trás das costas qualquer desaire ou resultado menos afortunado. É humano e por isso mesmo natural que logo após da derrota numa competição europeia o jogador acuse psiquicamente o facto. Contudo, dessa afecção ele nunca poderá extrair a causa decisiva dum segundo fracasso. De maneira nenhuma.

Em tipo de conclusão:

– Assim, entendo que o ter sido eliminados da «Taça das Taças», não impede que continuemos a dar também, o nosso melhor no e pelo Campeonato. Uma coisa não invalida a outra da mesma maneira que qualquer mau resultado não pode (nem deve…) justificar um desfecho menos favorável na outra. Não, são coisas absolutamente, independentes. Melhor, que têm que ser independentes.

Depois de falar da eliminação do seu clube, Inácio falou-nos da segunda eliminatória da Taça U.E.F.A., em que participam o Benfica e o Sp. Braga.

Diz a propósito:

– O Benfica, tem uma mística muito especial, para estes jogos de competição europeia. Penso se tiver cuidado pode passar à eliminatória seguinte: No que diz respeito ao Sp. Braga, nada posso prognosticar, porque ainda não vi jogar o Sp. Braga, nem a equipa sua adversária. Espero, que as duas equipas passem, a eliminatória seguinte para bem do futebol português.

PENSO QUE TENHO LUGAR NA SELECÇÃO…

Inácio, encaminhou a nossa conversa para outro tema: Selecção Nacional. Um assunto actual que interessa a todos os portugueses, em especial aos jogadores, que vêem assim, a sua possibilidade de vestir a camisola das «quinas». Sobre a sua não convocação, adiantou-nos:

– Acho, que os críticos é que devem comentar, se a minha não convocação está certa ou errada. Como sabe, fui convocado para a Selecção, que defrontou os americanos em jogo particular, em Setúbal, era lógico que eu tivesse esperanças de ser novamente chamado, para a «operação Bélgica». Quando cheguei da Checoslováquia é que soube do meu veto à Selecção. Fiquei um pouco triste… porque esperava a convocatória. Isso não aconteceu… vou continuar a trabalhar e esperar por nova chamada.

E recorda:

– …Eu sou jogador do Sporting, e não pela Selecção! A Selecção, ao fim e ao cabo, é um complemento da minha actividade. O que tenho, é que dar todo o meu esforço, ao clube que me está a pagar neste momento!… Ora, a Selecção… é como sabe, uma grande honra vestir a camisola das «quinas». Penso, que ainda poderei ser convocado para jogos futuros.

E a concluir o seu pensamento:

– …Em minha opinião, penso, que tinha lugar no lote dos dezasseis jogadores convocados.

Mesmo a jogar por fora, Inácio tem a sua opinião sobre as hipóteses da nossa Selecção neste Campeonato da Europa. Qual é?

– Portugal está incluído num grupo muito difícil, em que a Áustria, talvez seja a principal candidata da série. No entanto, tudo depende dos resultados que conseguirmos em «casa». Se Portugal conseguir ganhar o jogo com a Bélgica, concerteza, que será um bom «handicap» para os encontros seguintes.

O SINDICATO… PARECE-ME QUE NÃO TEM FORÇA!…

Nova mudança de tema. Agora, o nosso interlocutor, falou-nos do Sindicato dos Jogadores de Futebol. Um Sindicato que tem andado um pouco «afastado» de certos problemas da classe, etc…

Tudo isto, temos ouvido, diz Inácio.

– Que pensa o Inácio de tudo isto?

– Para lhe ser sincero, tenho andado um pouco afastado de tudo o que se relaciona com os problemas do «meu» Sindicato. Mas pelo que me tem dado observar, a classe não liga «nada» ao Sindicato. O Sindicato, parece-me que não tem força nenhuma, nem sei porquê… O que sei é que nós descontamos para os clubes, e os clubes por vezes, não mandam o dinheiro para o Sindicato, o que prejudica imenso o andamento do mesmo, por falta de verbas.

AO FUTEBOL PORTUGUÊS FALTA-LHE DIÁLOGO…

Mudando novamente de tema:

– O que falta ao futebol português, para voltar ao galarim europeu e mundial?

– O que falta ao futebol nacional, talvez seja um problema de organização mais perfeita e um diálogo entre Federação-Clubes em que haja espaço, tempo para que esses elementos possam trabalhar pela Selecção. Posso-lhe adiantar, também, que nos falta um ou dois «craques» iguais aquele que tivémos no «Mundial-66».

De há uns tempos a esta parte tal não tem acontecido, e talvez a grande culpada de tudo isto tenha sido a organização federativa, porque não tem colaborado para o diálogo F.P.F.-Clubes, esteja a ser tão perfeito como era desejo de todos nós!

A MASSA ASSOCIATIVA LEONINA É A MAIOR!

Novo tema do nosso diálogo. Um tema sempre actual, que é o problema das massas associativas apoiarem ou não os seus atletas. A este respeito, Inácio disse-nos:

– É como tudo. Quando os resultados não são bons, os sócios desmoralizam. No entanto, quero salientar, que quanto a mim, a massa associativa do Sporting é a maior! Todo o mundo, nos ajuda, mesmo depois de certas derrotas.

A terminar a nossa longa conversa:

– O meu contrato reterminará este ano mas, prolonguei por mais uma época. No entanto, quero frisar que não estou arrependido por aquilo que fiz… Antigamente costumava assinar com o coração… mas desta vez assinei com os pés bem assentes no chão, talvez, devido a ter um filho…

O contrato acaba em 1980. Não quero alarmar ninguém, para já, mas é possível que haja uma mudança de camisola. O «Nacional», ainda vai no início e eu já tive dois extraordinários convites e, muito superiores aos do Sporting. «Sou «leão» mas acima de tudo, sou profissional de futebol!

Data: 10/10/1978
Local: Estádio José Alvalade
Evento: Entrevista à Revista «Golo»

Artigos relacionados

Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>