RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Março 29, 2024

Neste dia… em 1981 – Sporting bate Benfica por 24-22 e arrecada a sua 4ª Taça de Portugal em Andebol

O Sporting era tricampeão nacional de Andebol, mas a Taça de Portugal fugia desde 1975. Na época 1980/81, sob o comando do Prof. Ângelo Pintado, a Taça voltou para Alvalade.

A competição foi disputada em regime de eliminatórias a uma mão. Depois de eliminar com alguma facilidade o Vitória de Setúbal (33-22) e o Caselas (25-13), o Sporting derrotou o São Mamede nos 1/4 de Final por apenas um golo (27-28). A 1/2 Final também não foi fácil, com uma vitória por 4 golos sobre o Encarnação (21-25).

A Final foi contra o Benfica, realizada antes do início da Fase Final do Campeonato Nacional. Na época anterior, o Sporting tinha perdido a final contra o Porto por 2 golos, mas desta feita venceu, por 24-22.

O jogo foi disputado no Pavilhão do Restelo e decidiu-se após prolongamento. No final do tempo regulamentar registava-se a igualdade a 20 golos e ao intervalo os «encarnados» venciam por 11-10.

Sob arbitragem de José Ferreira e Jerónimo Ribeiro (Porto), alinharam e marcaram:

SPORTING: Carlos Silva (Pedro Miguel), José Manuel (5), Franco (7), Miranda (5), Vasco (2), Brito, Bernardo (1), Costa (2), Carlos Correia (1), Agostinho (1) e Carlos José.

BENFICA: José António (Orlando), João Gonçalves (1), Janeiro (5), Espadinha, Bernardino, Caldeira (3), Veríssimo (1),Branco Lopes (4), Rui Ferreira (5) e Banha (3).

Era a 4ª Taça de Portugal para o Andebol leonino. Um mês depois, o Sporting sagrou-se tetracampeão nacional, conquistando assim a sua 3ª dobradinha.

Fonte: wikisporting.com

Data: 05/04/1981
Local: Pavilhão do Restelo (Belenenses)
Evento: Final da Taça de Portugal em Andebol

Artigos relacionados

Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>