RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Abril 26, 2024

Neste dia… em 1976, o Sporting faz a dobradinha em Basquetebol

O Sporting juntou a «Taça de Portugal» ao título de campeão nacional e fechou uma época de forma brilhante onde conquistou todos os títulos em disputa.

No último jogo que faltava para acabar uma época gloriosa, o Sporting partiu como favorito, e cedo confirmou esse estatuto, com um jogo deslumbrante onde os magníficos foram tão gigantes na qualidade de jogo como no tamanho. O Porto marcou o primeiro cesto, mas os campeões nacionais responderam com seis pontos consecutivos, e não mais deixaram o comando. O Porto tentou lutar, mas inevitavelmente teve que recorrer a faltas sucessivas, e acabou com quatro jogadores desclassificados. O Sporting mostrou toda a sua superioridade, com Quim Neves a constituir um perigo na tabela ofensiva, e Rui Pinheiro exímio na meia distância. Chegou-se ao intervalo com 51-38 para o Sporting. Na segunda parte a equipa leonina continuou o espectáculo de basquetebol, chegando ao 65-45 de forma que parecia fácil, de tão espontânea. Todo o banco participou, e o resultado final foi uma vitória por 40 pontos de diferença, 104-64. Foi assim conquistada a primeira dobradinha do basquetebol do Sporting.

Em 31 de Julho de 1976, em Coimbra, as equipas alinharam desta forma:

SPORTING: Nélson Serra (4), Roque (4), Quim Neves (14), C. Sousa (6), Tó Mané, Sobreiro (3), Rui Pinheiro (21), M. Albuquerque (23), Zé Carlos (27) e Ventura.

F.C.PORTO: Leite (6), Cabral (2), Babo (8), Carneiro (2), Romero (9), Pinto Assunção (4), Gomes (17) M. Costa (2) e Catarino (14).

Nesta época o Sporting arrecadou o 5º título de Campeão Nacional, a 3ª Taça de Portugal e o 12º Campeonato de Lisboa.

Data: 31/07/1976
Local: Coimbra
Evento: Sporting (104-64) FC Porto, Final da Taça de Portugal

Artigos relacionados

Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>