RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Terça-feira, Abril 16, 2024

Neste dia… em 1963, o chefe da redacção do jornal de Nicósia ao ser informado do resultado (16-1) dispensou o relato do jogo.

A pesada derrota imposta pela C.U.F., a invernia, a série de más exibições «leoninas» e as oito substituições apresentadas, tiveram o condão de afastar muita gente do Estádio José Alvalade.

Cerca de 6000 pessoas dispersas pelas bancadas encharcadas do Estádio «José Alvalade», agrupando-se em montículos mais ou menos densos, que procuravam abrigar-se da chuva fina e constante, que caía, sem cessar. O único «aquecimento» que tinham eram os golos que em catadupa começaram a entrar pela baliza cipriota.

Aqueles escassos milhares de espectadores, no entanto, pagaram 100 contos, aproximadamente, quantia que é uma gota de água no oceano das despesas da organização, calculadas em 370 contos. A avalancha dos golos animou, por isso, os adeptos do Sporting, um dos quais passeou, ao intervalo, pelas bancadas ostentando um barrete de papel onde tinha escrito: «Sou a síntese da massa associativa». Mais tarde, satisfeito com o volume de golos e com o ardor com que os «reservistas» procuravam a baliza contrária, guardou e «barrete»…

No final do encontro, um jogador suplente do Apoel, Mário Papoulos, que assistia ao jogo na cabina da Imprensa, fez uma ligação para Nicósia, a fim de dar o resultado. Atenderam-no, e ele informou que falava de Lisboa, do estádio do Sporting. Dada esta informação, disse algo ao telefone que soou como… «um». Voltou a repetir a frase, e depois desligou. Intrigados perguntámos:

– Já fez o relato? Tão depressa? O futebolista cipriota, rindo-se, esclareceu:

– Não acreditavam em Nicósia no 16-1. Tive de dizer duas vezes o resultado, e depois o chefe da redacção desligou, dizendo que não era preciso mais nada.

Papoulos voltou a rir. E nós também…

As equipas:

SPORTING – Carvalho; Lino e Pedro Gomes; Perides, Alfredo e F. Mendes; Figueiredo, Ferreira Pinto, Mascarenhas, Augusto e Louro.

APOEL – Antonis Mavroudis; Dimitris Chiotis, Savvas Partakis, Antros Antoniadis, Assiotis Nathanael, Nikos Kantzilieris, Solis Andreou, Stelios Charitakis, Nikos Agathokleous, Andreas Tassouris e Andreas Stylianou.

Árbitro: James Finney

Marcadores dos golos: Mascarenhas (8, 18, 26, 56, 82 e 87 m.), Figueiredo (8, 66, 70 e 75 m.), Agathokleous (24 m.), Lino (34 m.), Louro (35 m), Perides (47 m), Augusto (62 e 80 m) e F. Pinto (65 m).

Fonte: Jornal Diário de Lisboa


Resumo do jogo.

Data: 13/11/1963
Local: Estádio José Alvalade
Evento: Sporting (16-1) Apoel Nicósia, Taça das Taças 1/8 Final

Artigos relacionados

Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>