RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Abril 26, 2024

Neste dia… em 1947, Cerimónia de Inauguração do velho Estádio do Lumiar remodelado, agora José de Alvalade

O corte simbólico da fita, feito pelo sr. Sub-Secretário das Obras Públicas

As novas instalações do campo do Sporting tiveram hoje a sua inauguração durante uma cerimónia simbólica

Conforme estava anunciado, efectuou-se hoje a inauguração simbólica das novas instalações do Sporting Clube de Portugal.

O velho estádio do Lumiar, já com o seu campo coberto de relva, novas pistas para atletismo e ciclismo, locais para lançamentos e saltos, lugares de peão, onde podem instalar-se milhares de pessoas, oferecia um aspecto magnífico aos olhos curiosos de quantos não o visitavam há um ano.

A cerimónia começou pelo hasteamento das bandeiras nacional, do Sporting e da cidade, actos que o público, bem numeroso, sublinhou com aplausos calorosos. Procedeu-se depois ao tradicional corte da fita que vedava a passagem das bancadas para as pistas, o qual foi feito pelo sr. subsecretário de Estado da Educação Nacional, prof. dr. Leite Pinto, que estava rodeado pelo sr. subsecretário das Obras Publicas, eng.º Luís Veiga da Cunha, director geral dos Desportos, coronel Sacramento Monteiro, prof. André Navarro, presidente da Federação de Futebol e que representava o Município de Lisboa, dr. Ciro Aranha, presidente do Clube de Regatas Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, capitão António Cardoso, toda a direcção do Sporting e outras entidades.

Após o acto inaugural, a equipa de ciclismo dos «leões», ontem chegada de Madrid, disputou uma prova de cinco voltas à pista. O vencedor, João Lourenço, entregou a seguir ao sr. subsecretário de Estado das Obras Publicas uma placa de prata com o emblema do Sporting.

Como segundo número do programa, disputaram-se provas de atletismo: lançamento do dardo, lançamento do disco, lançamento do peso, corrida de 50 metros barreiras, estafeta de 4×100 e salto em comprimento – as duas últimas por equipas mistas (senhoras e homens). Todas estas provas começaram ao mesmo tempo, o que demonstra a boa divisão das instalações atléticas do Sporting. Edit Sá, escolhida pelos seus companheiros, entregou também uma plaqueta ao sr. engenheiro André Navarro.

Como último numero das provas desportivas, fez-se a inauguração do novo relvado, sob a arbitragem do veterano Jorge Vieira, que recebeu uma formidável ovação ao surgir no campo. Jogaram as equipas do Sporting, campeão nacional de futebol, e dos juniores, vencedores da taça «Basílio de Oliveira». Claro: dois tempos, de… cinco minutos cada um… Os «velhos» ganharam por 2-0, pertencendo a Vasques a honra de marcar o primeiro tento no novo Estádio do Sporting. Peyroteo foi o autor do outro ponto.

O pontapé de saída foi dado pelo sr. prof. Leite Pinto, que recebeu das mãos de Álvaro Cardoso, como capitão da equipa de honra dos «leões», uma placa comemorativa desta inauguração.

Para fechar tão interessante festa, foram entregues ao Sporting as taças que os seus futebolistas conquistaram em competições oficiais da A. F. L e da F.P.F.A.

A equipa de futebol do Belenenses, tendo à frente Mariano Amaro, seu capitão, entregou também do Sporting a taça monumental de «O Século». A assistência, de pé, vitoriou os jogadores leoninos, especialmente Álvaro Cardoso, não sem esquecer a maneira desportiva como os rapazes de Belem saudaram os seus adversários.

E assim acabou esta admirável festa que coloca no mais plano da actividade desportiva nacional o velho clube findado pelo saudoso José Alvalade.

Fonte do texto: Jornal Diário de Lisboa
Imagens: Revista «Stadium» Nº241

Data: 13/07/1947
Local: Estádio do Sporting Clube de Portugal

Artigos relacionados

Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>