RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Terça-feira, Abril 23, 2024

Em 1978 Histórica viagem à China

Após o encerramento da época 1977/78 em finais de Junho , época em que o Sporting conquistou a taça de Portugal após uma disputada finalíssima frente ao F. C. do Porto, o clube , então sob a presidência do carismático e empreendedor João Rocha, efectuou uma importante digressão à Republica Popular da China.

Sporting – Selecção da China A comitiva portuguesa e os anfitriões

Na verdade, o Sporting Clube de Portugal foi a primeira equipa portuguesa a jogar na China , tendo realizado quatro jogos particulares durante esta digressão. Entre esses jogos salta à vista o encontro disputado frente à própria selecção da China que nessa altura não se encontrava sequer inscrita na FIFA, à data o futebol chinês era totalmente amador, jogo esse disputado no dia 30/06/1978 e que acabou com o resultado de 2-0 favorável ao Sporting. Os outros jogos disputados durante a digressão foram frente à selecção de Pequim (0-0) no dia 2/07, frente à selecção de Kunn-ming (2-0) dia 5/ 07 e frente à selecção de Macau (5-1) dia 9/07.

Para além da vertente desportiva esta digressão serviu também para reforçar as relações entre Portugal e a China, como prova o facto de a comitiva ter sido recebida por individualidades de relevo no panorama politico e desportivo chinês, como por exemplo o vice primeiro ministro da China e governador militar da província de Pequim, porque para além da viagem ter sido também promovida pela associação democrática de amizade Portugal – China, surge no seguimento do restabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países e por esse motivo havia membros do governo português na comitiva. Foi de facto uma viagem de extrema importância devido ao facto de na altura a China ser um pais que se encontrava quase fechado ao mundo exterior por motivos políticos.

Torna-se imperativo mais uma vez salientar o papel do Sporting Clube de Portugal no restabelecimento e desenvolvimento dessa relação tanto no plano desportivo como cultural.

A presença da equipa profissional de futebol do Sporting clube de Portugal despertou enorme curiosidade e expectativa perante o povo chinês como o prova o facto de os jogos terem sido disputados perante numerosa assistência.

Sporting – Selecção de kunn-ming As bancadas repletas de publico apesar da chuva

A comitiva foi chefiada pelo presidente João Rocha e dela faziam parte mais alguns membros da direcção como era o caso do vice-presidente Nunes dos Santos.

O plantel comandado pelo recem contratado treinador jugoslavo Milorad Pavic contava com a presença dos jogadores: Botelho, Valter Onofre, Artur Correia, Laranjeira, Meneses, Inácio, Murça, Cerdeira, Barão, Mota, Ademar, Vítor Gomes, Ailton, Vitor Manuel, Manuel Fernandes, Manoel, Isaias e Freire.

Sporting-Selecção de Macau

Local: China
Evento: Digressão do Sporting Clube de Portugal à China

Artigos relacionados

Comments

  1. One_o_six

    Pena que a finalíssima da taça, que condicionou a viagem, tenha sido ensombrada pela suspeição.

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>