RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quinta-feira, Março 28, 2024

Entrevista a Menezes em 1978: «Gosto muito de Portugal e do Sporting»


Futebolista de processos sóbrios mas sempre positivos, Menezes é, no entanto, um brasileiro com «pinta» atlética. Lúcido, esclarecido e dotado daquela personalidade «antes quebrar que torcer», Menezes é aquele defesa viril (no bom sentido, claro!), que o futebol moderno necessita. Menezes, actualmente está de «pedra e cal» no «team» do prof. Rodrigues Dias. E, dia após dia, vem confirmando o seu valor. Razão tinha, Paulo Emílio, quando dizia que «Menezes é um defesa»! Agora, só resta esperar…

Ai está, o «brasileirão», a mostrar todo o seu valor. Desta feita, contactámos o defesa «leonino», para sabermos «coisas» da sua vida. E, Menezes, um «defesa» que passa a «explicar-se»…

– Posso-lhe dizer, que neste momento, já há acordo do meu actual clube (Sporting) e com o meu clube de origem (Vasco da Gama). Mas, comigo ainda nada está decidido. Fiz uma proposta à direcção, que ainda nada me disse a esse respeito. Espero, a todo o momento o «sim» do Sporting para assinar o respectivo contrato, que será válido por um ano.

Em tom vigoroso:

– Se não chegar a acordo com os «leões», continuarei em Portugal, porque há, neste momento clubes interessados no meu concurso.

Mudando de tema:

– Gostava que escrevesse na sua revista, que gosto muito de Portugal, e do meu actual clube. Estou no Sporting, tão bem como estava no Vasco da Gama. Tem excelente massa associativa, e todos me têm tratado bem. Aqui, também, quero deixar uma palavra de apreço aos meus colegas, porque foram incansáveis, para que a minha adaptação fosse o mais breve possível…

Uma pergunta:

– Menezes, de «pedra e cal» no «team» do Sporting?

– Quando cheguei a Portugal, contratado pelos «leões» sempre pensei que seria titular – estive cinco jogos na reserva, e depois disso o sr. Paulo Emílio, deu-me uma «chance», que agarrei com «unhas e dentes», como é usual dizer-se no Brasil.

O «craque» brasileiro a respeito do «mister» Paulo Emílio disse -nos:

– O mister» é um excelente treinador, e em 1976, levou O Vasco da Gama a campeão do Brasil. No entanto, penso que em Portugal teve azar, porque foi bom demais… e houve «gentes que não respeitou essa bondade…

Brasileiro que joga, também, tem opinião, sobre o futuro do time no «Nacional»…

– Neste momento, estamos em quarto, e temos muitas possibilidades de chegarmos ao terceiro, porque o calendário é mais fácil, do que os clubes que lutam (como nós) por um lugar na Europa. Mas, no entanto, aceito que vamos ser nós a conseguir o terceiro lugar…

O nosso entrevistado continuou a exprimir as suas ideias:

– Actualmente, já estou adaptado ao futebol português. No Brasil, como sabe, joga-se, mais na base da técnica, aqui em Portugal tem que se jogar mais com o físico, senão…

Depois:

– Quem será o Campeão Nacional? Para já, será difícil prever, mas analisando (bem) o comportamento das equipas do Nacional, podemos deduzir que, a mais completo» é o team» comandado por José Maria Pedroto. Têm uma equipa bem arrumadinha, e com excelentes valores individuais.

Para terminar, Menezes, deu-nos a sua biografia…

– Chamo-me Paulo Roberto MENEZES, sou natural do Rio de Janeiro, e nasci a quatro de Novembro de 1956. Iniciei-me nas «peladinhas» das areias escaldantes do «meu Rio». Depois, fui para o Vasco da Gama, onde estive de 1971 a 75. Na época de 75, transferi-me para o S. Luís de Maranhão, onde disputei o «brasileirão», e na época de 77, estive no Itabuma (Baía). E, desde Junho do ano transacto, estou ao serviço dos «leões».

Fonte: Revista «Golo»

Data: 26/04/1978
Local: Revista «Golo»
Evento: Entrevista a Menezes

Artigos relacionados

Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>