RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quarta-feira, Maio 12, 2021

Foi há 20 anos a estreia de Peter Schmeichel no Sporting

O Grand Danois que veio acabar com as graçolas

Peter Schmeichel estreou-se em 1999 pelo Sporting e guiou a equipa ao campeonato que fugia desde 1982.

Equipa que iniciou o jogo frente ao Santa Clara.

“Já tens as mãos vermelhas? É de esfregar e dizer: para o ano é que é.” Entre familiares, amigos ou companheiros de trabalho, ser sportinguista era sinónimo de gozo. A partir de Dezembro, a cadência era quase diária. Até que chegou a Alvalade um Grand Danois para acabar de vez com as graçolas da ordem: chamava-se Peter Schmeichel e fez a estreia pelos leões há dez anos.

“Tínhamos grande respeito por ele, pelo currículo. Mas os adversários ainda tinham mais”, recorda Rui Jorge ao i. Gamboa, avançado do Santa Clara, foi uma das excepções: bisou no primeiro jogo do dinamarquês e os leões empataram nos Açores (2-2).

Nessa altura, ainda havia algumas piadinhas sobre o gigante de 1,93 metros e 95 quilos. Tinha acabado de se sagrar campeão europeu pelo Manchester United – outro clube onde conseguiu quebrar o jejum de campeonatos, neste caso de 26 anos – mas, de forma frontal, assumiu que estava cansado de jogar de três em três dias. “Ah, agora também pagam férias a reformados, boa…”, dizia-se. Em Maio, as piadinhas acabaram – com 37 anos, Schmeichel soube aproveitar o sol, a praia e o peixe mas retribuiu com a vitória no campeonato, que fugia há 18 anos.

“Tinha aquela imagem agressiva por gritar muito nos jogos com os defesas, mas era como todos os outros. Lembro-me que, ao contrário do que era normal, preferia ter jogadores no segundo poste a defender nos cantos, quando o normal era estarem no primeiro”, frisa Rui Jorge.

Em 2001, decidiu regressar a Inglaterra, cansado dos longos estágios e da desorganização no clube. Hoje, confessa-se adepto dos leões e, quando vem a Lisboa, telefona a Pedro Barbosa e vão jantar. Mas a sua vida mudou: agora faz o programa “Dirty Jobs”, do Discovery Channel, onde já tratou de porcos, andou por esgotos, nadou entre enguias, varreu ruas e foi taxidermista.

Fonte: Jornal i

20-08-1999 – Campeonato Nacional, 1ªjornada

Schmeichel; Quim Berto (Hanuch 61′), Beto, Quiroga e Rui Jorge; Pedro Barbosa (cap.), Vidigal, Duscher e Toñito (Saber 45′); Acosta e Edmilson (Krpan 80′)
Golos do Sporting: (Edmilson 53′ e Acosta 64′)

Resumo do jogo. Santa Clara (2-2) Sporting.

Data: 20/08/1999
Local: Estádio São Miguel (Açores)
Evento: Santa Clara (2-2) Sporting, CN 1ª Jornada

Artigos relacionados

Subscreva
Notify of
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Partilhe a sua opinião!x
()
x