RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Neste dia… em 1993 – Sporting vence o Alverca, com exibição de gala de Balakov e apura-se para as meias finais da Taça de Portugal

O Sporting apresentou-se com algumas alterações em relação à equipa que perdeu no Domingo anterior em Alvalade, com o Salgueiros por 1-0, com o golo da vitória salgueirista a ser apontado por Sá Pinto nos últimos minutos.

Bobby Robson tirou Nelson, Cherbakov e Iordanov do onze titular e lançou Marinho, Filipe e Capucho.

O Sporting entrou a dominar e cedo se percebeu que mal surgisse o primeiro golo as coisas seriam mais fáceis para os leões. O Alverca ia mostrando as insuficiências normais de uma equipa da II Divisão B.

Aos 21 minutos o Sporting marcou seu primeiro golo, num cabeceamento de Cadete, na sequência de um livre apontado sobre a direita por Balakov. Um golo muito festejado pelos milhares de adeptos do clube de Alvalade, que se deslocaram até Alverca e que ajudaram a lotar por completo o campo local.

Aos 34 minutos, Balakov e depois Cadete, tiveram oportunidade de fazer o 2-0, mas nenhum dos avançados sportinguistas conseguiu “bater” o guarda-redes Jerónimo.

A quatro minutos do intervalo, o árbitro lisboeta António Marçal, expulsou Filipe por tentar agredir um adversário que o agarrara antes.

Apesar do reduzido a dez elementos, o Sporting continuou a dominar e já em período de descontos, Balakov fez mais um golo na marcação de um livre junto ao vértice da grande área, do lado direito do ataque dos leões. Um golo de bom recorte técnico, com o búlgaro a colocar muito bem a bola, fora do alcance do guarda-redes local, a explorar a ingenuidade da defesa do Alverca, que ficou à espera do cruzamento.

Na segunda parte os homens da casa tentaram chegar ao golo, mas nunca conseguiram criar uma oportunidade flagrante que pusesse em causa a baliza de Ivkovic.

O Sporting continuava a ser a melhor equipa, e Cadete aos 10 minutos desperdiçou de cabeça, uma excelente ocasião, depois de um passe de grande categoria de Balakov.

Cadete seria substituído aos 75 minutos por Iordanov. O búlgaro trouxe nova vivacidade ao ataque sportinguista e esteve mesmo na origem do terceiro golo. Antes ainda, teve um fora de jogo mal assinalado por António Marçal, quando se preparava para correr isolado para a baliza adversária.

Mas no minuto seguinte, Iordanov voltou a fugir, agora pela esquerda, e depois de tirar do caminho um adversário, atrasou a bola para o seu compatriota Balakov fazer o terceiro golo do Sporting. Balakov marcou à segunda tentativa, ludibriando um defesa do Alverca, depois de recuperar a bola vinda da defesa incompleta do guarda-redes ribatejano, ao seu primeiro remate.

Faltavam onze minutos para o termo do encontro, e estava dada a sentença quanto ao apuramento para as meias finais da Taça de Portugal.

O Sporting demonstrou grande superioridade sobre o adversário, com Balakov em grande destaque. Do lado do Alverca, quem mais se destacou foi o avançado Raul José, mas era impossível fazer melhor, pois esteve sempre muito desacompanhado.

O Sporting alinhou com: Ivkovic; Marinho, Peixe, Barny e Leal; Valckx, Luís Figo (Amaral 80′), Capucho e Filipe; Balakov e Jorge Cadete (Capitão) (Iordanov 75′).

Disciplina: Cartão vermelho para Filipe (42′) e cartão amarelo para Capucho (42′)

Golos: Cadete 21′ e Balakov 45′ e 79′ (Sporting)

Resumo do jogo.

Data: 03/02/1993
Local: Complexo Desportivo do FC Alverca
Evento: Alverca (0-3) Sporting, 1992/93 - 1/4 Final da Taça de Portugal

Artigos relacionados

Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>