RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Neste dia… Em 1984, Jordão bisou na vitória em casa por 2-0, contra o V. Guimarães

Em Alvalade o pior foi o árbitro

por Neves de Sousa

Alvalade assistiu a uma péssima actuação do árbitro portuense Joaquim Gonçalves, que prejudicou as duas equipas, escamoteando grandes penalidades mais que flagrantes. Carga ilegal de Gregório Freixo sobre Lito (que obrigou o sportinguista a sair em maca, com rotura na região posterior da coxa direita) e o jogador vimaranense com o desplante, de, na RTP, garantir que não tinha entrado em falta. Depois, foi o empurrão de Venâncio a Eldon, igualmente dentro da área de rigor e circunstâncias que até um leigo constatava merecedor do castigo máximo. Pois o juiz Joaquim Gonçalves que ia somando erros sobre falhas, em torrente (aquele pontapé de Gabriel em Eldon…) acabou por ser salvo pela eficácia de Jordão, na concretização da única grande penalidade que o nortenho resolveu assinalar e depois no «tiro» que culminou o passe de Kostov.

Momento após Nivaldo ter dominado a bola com o braço dentro da área. Penalty assinalado contra o V.Guimarães

Mas, para além da lamentável (e triste) actuação de Joaquim Gonçalves, verbere-se o mau humor do técnico vimaranense Stessl para com alguns colegas da informação, gritando-lhes como nem um patrão se atreveria antes do 25 de Abril, quanto mais em pátria estranha. Um caso que, infelizmente, vai ficar no tinteiro porque (pelo passado recente) nem o Sindicato da gente nem o nosso CNID tem qualquer posição no continuo achincalhar dos jornalistas por aqueles que mais necessitam de se tornar noticia à custa da rapaziada da escrita.

Mudemos a agulha para recordar como a entrada de Futre retalhou completamente Gregório Freixo e seus pares, dando ao Sporting o balanço para uma vitória que nunca esteve em dúvida face a vimaranenses apenas dispostos a não reeditarem a «goleada» sofrida na Luz.

Aliás a turma verdebranca deu total tranquilidade a Alvalade: Zézinho e Katzirz, Gabriel e Venâncio, Mário Jorge e Romeu, Jordão e (claro) Futre chegaram e sobraram para as encomendas, mesmo tendo em conta as boas actuações de Laureta e do espectacular Nivaldo, as grandes «estrelas» de Guimarães.

Colegas festejam com Jordão, após a obtenção do golo.

Joaquim Gonçalves (e os seus auxiliares: Soares Dias e Silva Pinto) retiram para o Porto sem qualquer prestígio para a arbitragem.

Sporting: Katzirz: Gabriel, Venâncio, Zézinho e Mário Jorge; Lito (Futre aos 22 m), Kostov, Virgílio (Carlos Xavier, 61) e Romeu; Manuel Fernandes e Jordão.

Guimarães: Jesus (Silvino, aos 84 minutos, por lesão do colega); Gregório Freixo, Tozé, Murça l e Laureta; Paquito, Nivaldo, Barrinha e Dimas (Júlio, 66); Paulo Ricardo e Eldon.

Golos por Jordão: 55 m (grande penalidade) e 63.

Cartão amarelo para Tozé e Venâncio.

Fonte: Jornal Diário de Lisboa

 

Resumo do jogo.

Data: 10/03/1984
Local: Estádio José Alvalade
Evento: Sporting (2-0) V. Guimarães, CN - 21ªJornada 1983/84

Artigos relacionados

Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>