RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quinta-feira, Abril 18, 2024

Neste dia… em 1984, Carlos Lopes Campeão Mundial de Corta Mato pela segunda vez

Getty Images

Oito anos depois de ter sido Campeão Mundial de Corta Mato em Chepstown no País de Gales e contando também já com duas Medalhas de Prata (1977 e 1983) nesta competição, Carlos Lopes aos 37 anos de idade voltou ao lugar mais alto do pódio do Mundial de Corta Mato.

A prova realizou-se no dia 25 de Março de 1984 no Meadowlands Sports Complex de East Rutherford em New Jersey nos Estados Unidos, com um percurso de 12000 metros.

Carlos Lopes começou a corrida de uma forma cautelosa, mas manteve-se sempre no grupo da frente, entre os principais favoritos que eram os americanos, os africanos e os britânicos, consciente de que a distância era longa e de que teria tempo para atacar.

Fazendo-se valer da sua experiência e sabendo que não era um atleta rápido na ponta final, Lopes deu o esticão decisivo por volta dos 10 quilómetros, isolando-se para uma vitória que no final considerou ter sido fácil, perante o espanto da imprensa internacional, à qual garantiu que para além de ser atleta trabalhava num Banco, numa altura em que já era praticamente um profissional do Atletismo.

Para além da vitória individual, Carlos Lopes foi decisivo na conquista da primeira Medalha de Bronze que Portugal ganhou nesta competição, com uma equipa formada também por Fernando Mamede (23º), António Leitão (25º), João Campos (26º), Ezequiel Canário (64º) e Joaquim Pinheiro (84º).

Na sequência desta vitória, Carlos Lopes recebeu o mais alto galardão atribuído pelo Governo aos desportistas, a Medalha de Honra e Mérito Desportivo, a Medalha de Honra da Cidade de Lisboa, que lhe foi oferecida pela Câmara Municipal e foi-lhe concedido pelo Presidente da Republica, o grau de Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Fonte:wikisporting.com

Data: 25/03/1984
Local: New Jersey nos Estados Unidos
Evento: Campeonato do Mundo de Corta Mato

Artigos relacionados

Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>