RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Notas Soltas: Democracia em Risco

1 – SPORTING Os dois últimos jogos do Sporting foram bastante diferentes. Mas ambos mostraram que a equipa parece estar a perder gás. Na minha opinião muito se deve ao excesso e sobrecarga de jogos por comparação com o ano passado. Os jogadores estão nitidamente mais cansados e ainda estamos no início da época.

Enquanto que no jogo de Dortmund mostrámos algumas coisas boas e podíamos ter trazido outro resultado, no jogo com o Arouca ganhámos mas foi um jogo muito fraquinho da nossa parte. Na Alemanha ficou a nítida sensação que podíamos ter arriscado mais e mostrado menos medo. Por outro lado este jogo mostrou-nos novamente que temos um problema no lado esquerdo, principalmente na defesa.

Em Arouca marcámos cedo, o que dá alguma tranquilidade, mas não soubemos deixar de sofrer contra uma equipa que veio este ano da divisão inferior. Estivemos melhor na primeira parte do que na segunda. E não podemos entregar o jogo como fizemos nos 20 minutos finais.

Jogámos só com um central de raiz, Bragança e Nuno Santos estiveram bem, mas continuamos com um problema no lado esquerdo da defesa. Já se viu que Matheus Reis não é jogador para o Sporting. O que se passa com Vinagre? De lembrar que custou 10M por 50% do passe.

Quanto a Paulinho já não vale a pena dizer mais nada. Mais uma vez falhou na finalização e mostrou-se muito perdulário. Tem um golo em 8 jogos do campeonato.

Gostei da exibição de Coates, Sarabia, Porro e Matheus Nunes. Já Palhinha parece vir a perder gás. Cansaço?

2- SPORTING AG Realizou-se mais uma Assembleia Geral no clube e mais uma vez de porta aberta. Sou completamente contra este tipo de Assembleia onde se pode votar ainda antes das pessoas começarem a falar e expor as suas dúvidas e os seus pontos de vista.

Mais uma vez os boletins numerados, que desta vez levaram a várias queixas, e que são obviamente ilegais. Mesmo com todas as desculpas do PMAG a dizer que não identificam as pessoas. Se só serve para controlar e duplicar boletins, como ele diz, porque não se faz em eleições legislativas que tem muito mais pessoas a votar? Obviamente porque é ilegal qualquer número que possa ser potencialmente identificativo da pessoa.

Os 3 primeiros pontos da AG foram chumbados pelos cerca de 750 sócios e o ponto 4 foi aprovado. Ficam os resultados.

Ponto 1 (Relatório e Contas 19/20)

VOTANTES (750)
Contra – 473 (63,07%)
A favor – 277 (36,93%)

VOTOS (3974)
Contra – 2354 (59,24%)
A favor – 1620 (40,76%)

Ponto 2 (Orçamento para 21/22)

VOTANTES (751)
Contra – 459 (61,12 %)
A favor – 292 (38,88%)

VOTOS (3986)
Contra – 2287 (57,38%)
A favor – 1699 (42,62%)

Ponto 3 (Relatório e Contas 20/21)

VOTANTES (751)
Contra – 465 (61,92%)
A favor – 286 (38,08%)

VOTOS (3980)
Contra – 2312 (58,09%)
A favor – 1668 (41,91%)

Ponto 4 (atribuição de nomes representativos do clube às portas do Estádio de Alvalade – Vítor Damas, Hilário, Stromp, Jordão, Cinco Violinos, Yazalde e Manuel Fernandes)

VOTANTES (743)
Contra – 331 (44,55%)
A favor – 412 (55,45%)

VOTOS (3909)
Contra – 1622 (41,49%)
A favor – 2287 (58,51%)

Depois disto assistimos mais uma vez à cartilha nos OCS de que eram poucos votantes, menos de 1%, como se as AGs de todos os clubes não tivessem sido sempre assim. Alguns OCS chegaram mesmo a dizer que foi 1% do total de sócios e por isso não era representativo.

Já há muito tempo que nos tentam fazer de burros mas as pessoas estão cada vez mais atentas a este tipo de cartilha. Veja-se que a recente AG do clube rival de Lisboa teve menos participantes e foi a uma sexta feira. Mas aí como as contas foram aprovadas já não tiveram “que levar” com o 1% de sócios.

Também no final se assistiu à já conhecida arrogância e petulância do Presidente do clube que voltou a tratar mal os sócios. O normal portanto.

Ficou a saber-se à posteriori que foi pedida pelo Concelho Diretivo uma nova AG para dia 23 de Outubro. Vamos ver se é marcada e aceite pela MAG e quais os pontos em discussão. Os mesmos e nos mesmos moldes não pode ser. Tem que ser rectificados alguns pontos para se levar novamente a discussão. Tenho também muitas dúvidas sobre a legalidade disto. Orçamentos e Contas chumbadas numa AG podem ser levados novamente a sufrágio sem serem rectificadas? Quantas vezes se pode levar as contas a votação? É até terem os resultados pretendidos?

Como exemplo fica aqui o Orçamento de 2018\19 já desta direcção. E como se pode ver foi aprovado por 234 sócios numa votação global de 505 sócios. Ou seja, por menos de 0,5% dos sócios. Lembrem-se de alguém ter falado que era um universo muito pequeno e pouco representativo? Lembram-se de vir em algum jornal a % de sócios votantes e a % de sócios que aprovou? Pois. Eu também não.

Muitas questões se levantam e ficam no ar.

3- CARTILHAS E CS Há uma enorme fatia da CS deste país que de jornalistas não tem nada, bem pelo contrário, continuam a envergonhar uma profissão que é das mais necessárias e importantes de uma sociedade.

Depois dos resultados chumbados na Assembleia Geral do Sporting, foi um desfile de estupidez e cartilha “pré paga”.

Voltámos ao tempo do: “foram as claques que chumbaram porque perderam privilégios” do “é o grupo dos saudosistas do ditador” e tantos outros epítetos com que fomos brindados.

Não deixa de ser absolutamente deliciosa a maneira como continuam a tentar fazer-nos de parvos. Então não são todos sócios do Sporting? Não podem votar? Não estavam legitimados para o fazer?

Outras perguntas que deixo: se nas manifestações antes da pandemia, onde estavam 3 ou 4 mil pessoas eles argumentavam que eram as claques e que estes nem sócios eram, porque agora dizem que foram as claques os votantes que chumbaram os Orçamentos e Contas?

Em que ficamos? São sócios ou não são? Uma vergonha aquilo em que o jornalismo se tornou. E se não forem os (ainda ) poucos bons jornalistas a fazerem alguma coisa pela sua classe e afastarem estes maus jornalistas, temo por uma das profissões mais essenciais a uma sociedade democrática.

P.S 1 Onde estão as tabelas de transferências com os seus custos e ganhos, as percentagens de passes e os valores pagos em comissões que todos os anos por esta altura já são conhecidas? Há alguma coisa a esconder?

P.S. 2 Tanto o cartão de adepto como o Secretário de Estado do Desporto continuam a ser (e a ter) o sucesso visível a todos. Parabéns a ambos.

Artigos relacionados