RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quinta-feira, Março 28, 2024

TUDOLOGISMOS

No mundo da Física existe uma corrente que procura unificar as várias leis teorizadas e validadas por séculos de ciência, sumariando-a numa Teoria de Tudo. Esta procura algo quimérica visa a compreensão global dos mecanismos que governam a Física, traduzindo a sua universalidade para uma realidade mais prática para o comum mortal.

Já uma característica inata do português comum é o poder de tudologar, isto é, de ter uma opinião que o próprio julga bem formada, claro está, sobre tudo. Os séculos de lusitanidade não trouxeram propriamente mais sumo, mais conteúdo, mas antes trouxeram um aprimoramento subtil da capacidade de opinar sobre tudo e mais alguma coisa, ao mesmo tempo que se pasmam as populações alheias pela genialidade que é falar sobre algo que provavelmente nunca se tinha ouvido falar.

Actualmente, temos tudólogos de todos os quadrantes políticos, clubísticos, artísticos, etc. Temos tudólogos que nunca venceram uma eleição na vida, mas que percebem de política como ninguém! Temos tudólogos que nunca estudaram biotecnologia, mas percebem de vacinas como um doutorado da área! Temos tudólogos que nunca jogaram uma partida de futebol de rua,
mas estão embebidos do espírito da redondinha em todas as camadas do seu ser.

Um dos mais brilhantes tudólogos da contemporaneidade é aquele senhor que percebe das rendas energéticas; de Direito criminal; de tudo o que não tenha relação com o Sporting; e, last but not least, percebe fundamentalmente de como marimbar-se para os sócios do clube que
diz defender quando não está ocupado com a sua tudologia.

Esta personagem sabichona, fruto dos seus mais maturados genes portugueses, está há semanas a fio a aparecer nos canais televisivos com as suas “doutas” opiniões, ao mesmo tempo que faz o pleno em semanas a fio sem responder frontalmente às pretensões de um respeitável número de sócios.

E como se lida com alguém que percebe de tudo? Que tem sempre solução, caminho ou ideia prontas para avançar sempre que os obstáculos surgem? Pois naturalmente o melhor seria acatar toda a instrução que emane dessa mente iluminada. Contudo, tal pretensão de erudição não passa disso mesmo, visto que as palavras de ordem não passam de disparates por parte de quem vive há demasiado tempo de forma folgada e sem qualquer observação real do mundo em que está inserida.

Pessoalmente, e baseando-me na minha capacidade tudóloga, julgo que o melhor a fazer será deixar que tamanha mente prodigiosa colapse sob a pressão de ter que opinar sobre tudo e mais qualquer coisa, menos sobre aquilo que interessa. Havendo uma dispersão tal da sua tudologia, mais pontos fracos surgirão na sua argumentação (ou falta dela), permitindo que o tudólogo do avental possa ser cilindrado por quem realmente conhece e gosta de aprofundar o que sabe sobre o Sporting Clube de Portugal.

P.S. Felizmente o mister Amorim parece ser daqueles que quanto mais sabe menos opina, guardando a sua tudologia para o que interessa – conquistar mais três pontos semana após semana.

Artigos relacionados