RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Março 29, 2024

Modalidades: Ponto de Situação

No passado fim-de-semana, os Leões do voleibol conquistaram a Taça de Portugal, num grande jogo frente ao rival benfica. 26 anos depois, voltámos a conquistar o troféu, o primeiro relativo à época 2020/2021 para as nossas modalidades (além do futebol masculino).

Achei, então, pertinente fazer um ponto de situação. Uma espécie de resumo sobre o percurso das várias modalidades do Sporting Clube de Portugal até aqui, e o que se poderá seguir para elas. Será a Taça de Portugal de Voleibol a primeira de muitas conquistas, ou teremos dificuldade em almejar uma época recheada de troféus?


Futebol Feminino:

As Leoas do futebol feminino ainda estão presentes, e na disputa pelos troféus nas três competições nacionais: Campeonato, Taça de Portugal e Taça da Liga.

A equipa do Sporting é a única que ainda não sofreu qualquer derrota nas duas fases do Campeonato, e está atualmente em 3º na Fase de Apuramento do Campeão, a dois pontos do benfica. Este fim-de-semana (dia 13), irá ter lugar um dérbi que, a meu ver, será decisivo. Visitamos o benfica, e em caso de derrota penso que os cinco pontos de distância serão difíceis de recuperar. No entanto, não perder esse jogo, deixar-nos-á dependentes apenas de nós próprios para reconquistar o título.

A Taça de Portugal ainda vai numa fase muito precoce. As nossas Leoas vão entrar na competição na 3ª Eliminatória, numa visita ao Lusitânia de Lourosa. Naturalmente, iremos seguir em frente, e a não ser que defrontemos Braga e/ou benfica numa fase precoce da prova, iremos estar, com 100% de certeza, na fase das decisões.

Na Taça da Liga, teremos a missão de “roubar” o título… novamente ao benfica. Depois de eliminar o Braga em casa (2-1), as Leoas vão disputar o dérbi na Final, num verdadeiro “jogo de tripla”.

À caça destes três troféus, é legítimo dizer que a época do Sporting no Futebol Feminino tanto pode acabar em “triplete”, como num prolongamento da seca de títulos, que já vem desde 2017/2018.


Futsal Masculino:

É conhecido de qualquer acompanhante da modalidade o binómio dominante do Futsal português. A última equipa além de Sporting e benfica a sagrar-se campeã nacional de futsal masculino foi o Freixieiro em 2001/2002 (uma época boa para pôr em perspetiva, já que os adeptos leoninos sabem bem o que uma espera desde então).

Desde então, o Sporting conquistou nove dos campeonatos, e o benfica conquistou oito. Este ano não será exceção, com os Leões a levar uma ligeira vantagem na Fase Regular: dois pontos. Cabe ao Sporting preservar esta valiosa vantagem ao não perder na deslocação (daqui a duas jornadas) ao pavilhão do rival. O primeiro lugar da Fase Regular vale uma vantagem caseira na eventual Final, e pode ser determinante (que bom seria a Final do Campeonato já contar com adeptos).

Ainda não entrámos em competição na Taça de Portugal, nem na Taça da Liga. No entanto, já temos encontro marcado nos Quartos-de-Final da Taça da Liga, frente ao Portimonense. Se tudo correr dentro dos conformes (e como está programado para acontecer em todas as competições nacionais, diga-se…) a Final da competição será mais um dérbi.

A nível europeu, e num formato diferente do habitual, o Sporting está a tentar redimir o fracasso que foi a prestação da época passada. Estamos nos Quartos-de-Final da UEFA Futsal Champions League, onde vamos jogar com os russos do KPFR Moskva – duelo que não se avizinha fácil, numa competição em que o nível dos adversários só terá por onde aumentar, a partir daqui. Não vai ser nada fácil, principalmente com a ausência prolongada de Fernando Cardinal, mas se há secção que já nos habituou à superação e grandeza é esta.


Futsal Feminino:

Talvez a secção que apresenta mais fragilidades, o Futsal Feminino do Sporting não conseguiu sequer marcar presença na Fase de Apuramento do Campeão desta época. Estamos, atualmente, a jogar na Fase de Manutenção (que lideramos), o que é algo embaraçoso para uma instituição desportiva da grandeza do Sporting.

Resta a esta secção um brilharete na Taça de Portugal, quando entrar em competição, para tentar conquistar algo esta época.

Pessoalmente, duvido que aconteça.


Hóquei em Patins Masculino:

Os nossos homens dos patins já tiveram a oportunidade de trazer um troféu para o Museu do Sporting, esta época. A primeira edição da Taça 1947 escapou para o benfica nos penaltis, depois de um empate por 3-3.

Ainda assim, o Sporting está na luta por dois títulos: Campeonato e Liga Europeia. A edição desta época da Taça de Portugal foi cancelada.

Num Campeonato que vai ser disputado num formato diferente (iremos ter playoffs), o Sporting não tem deslumbrado. Grande parte da culpa disso é a ineficiência que temos revelado nas bolas paradas (somos a equipa com menos taxa de acerto neste parâmetro), o que nos tem vindo a custar pontos. Seguimos em 5º lugar, mas é importante notar que temos (muito) menos jogos que as equipas que vão na liderança. Há que lutar pela melhor classificação possível na Fase Regular – se acabasse como está, o emparelhamento seria péssimo.

A nível europeu, houve uma reformulação da Liga Europeia. O Sporting vai jogar no Grupo B com U.D. Oliveirense e Reus Deportiu. O primeiro lugar daria acesso às Meias-Finais, mas o segundo (caso seja o melhor dos três grupos) também o pode dar.


Hóquei em Patins Feminino:

Ainda no hóquei, mas na secção feminina, as Leoas dos patins estão nas Meias-Finais da Taça de Portugal que, ao contrário da edição masculina, não foi cancelada. Juntamente com o Sporting, nessa fase da competição, irão estar benfica, Clube Infante de Sagres e o vencedor do C.A. Campo de Ourique – Vilafranquense.

No Campeonato, o Sporting é líder do Grupo 1 da 2ª Fase, sendo que passam ao Playoff de Campeão os quatro primeiros.

As Leoas seguem em busca de uma dobradinha.


Andebol:

O andebol tem sido uma das secções que mais transtorno causa aos Sportinguistas. O nível da equipa tem decrescido época após época, e este ano não se perspetivam conquistas para o Museu.

No Campeonato, o F.C. Porto tem mostrado estar alguns níveis acima da concorrência. Mesmo com um plantel abalado pela trágica morte de Alfredo Quintana, penso que ninguém realmente acredita que o Sporting chegue ao título.

Sobram Taça de Portugal e EHF European League. Na primeira, o Sporting está nos Quartos-de-Final, e só uma desgraça impedirá os Leões de chegarem às Meias-Finais. A nível europeu, depois de uma Fase de Grupos em que com um pouco mais de qualidade (e de vontade…) se podia ter alcançado uma posição melhor, o Sporting vai jogar com os polacos do Wisla Plock e não é provável que consigam fazer frente ao adversário.


Basquetebol:

O basquetebol do Sporting começou a época com imenso fulgor, só perdendo à 17ª jornada, frente ao Imortal. A presença na FIBA Europe Cup e as mexidas no plantel a meio da temporada têm-se revelado fatais para os resultados que a equipa tem alcançado desde então.

Basquetebol, uma das modalidades que começou melhor, tem estado a perder gás.

Depois de perder os três jogos na presença europeia, a equipa averbou a primeira derrota no campeonato (a tal frente ao Imortal), mas não antes de perder na Final da Taça Hugo dos Santos frente ao F.C. Porto. Entretanto, também com os rivais nortenhos, o Sporting voltou a perder para o Campeonato, passando para o 2º lugar.

Apesar do baixo momento de forma, há um notório equilíbrio entre os candidatos ao título, pelo que não é fácil fazer grandes previsões.

Na Taça de Portugal, os Leões vão disputar os Quartos-de-Final com o Vitória S.C. pelo que é de esperar que avancem para a penúltima fase da competição.


Voleibol Masculino:

Chegamos ao voleibol, que, como mencionado na introdução, nos deu a primeira conquista das modalidades. Depois da conquista da Taça de Portugal, e de ter sido eliminada precocemente na CEV Challenge Cup, a equipa leonina aponta agora para a reconquista do Campeonato.

Esta época não irá haver dérbi na Final, já que o Sporting vai defrontar o benfica já nas Meias-Finais. O saldo recente dos dérbis não joga a favor dos Leões, mas a vitória na Taça pode servir como motivação e impulsionar o Sporting para uma vitória no 1º jogo, no Pavilhão João Rocha. A partir daí… temos direito a sonhar.


Voleibol Feminino:

Por fim, as Leoas do voleibol, que estão nas Meias-Finais da Taça de Portugal, e do Campeonato. Para a Taça, iremos defrontar o AJM F.C. Porto, e para o Campeonato o adversário é o Leixões.

É mais uma modalidade em que a época tanto pode acabar em dobradinha, como em mãos vazias. Diga-se, no entanto, que esta equipa não merece a segunda opção pelo nível e entrega que tem vindo a apresentar.


Sem grandes apreciações táticas, ou comentários profundos sobre os plantéis, é este o ponto de situação das principais modalidades do Sporting Clube de Portugal.

Numa altura em que tem vindo a haver desinvestimento em várias frentes, é importante perceber que as coisas até podem correr bem em alguns casos, mas é improvável que a sorte bata à porta de todas as modalidades. A “estrelinha” do futebol pode não se alastrar às demais secções do Clube.

Cá estaremos a torcer pelas nossas modalidades, enquanto entramos nos derradeiros meses da temporada. Que a Taça de Portugal do voleibol dê o mote para uma época cheia de conquistas!

Artigos relacionados

Comments

  1. Fernando Bau

    o voleibol já somou … agora venham mais.