RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Abril 19, 2024

A herança não é pesada, é pesadíssima!

No passado dia três de Maio o Sporting fez história ao conquistar pela segunda vez no seu historial a Liga dos Campeões de Futsal, isto após eliminar o campeão russo, o campeão espanhol e na final derrotar o campeão Europeu em título. Bem que se pode dizer que foi um trajecto brilhante! O timoneiro Nuno Dias é sem dúvida o grande obreiro deste enorme feito.

Nuno Dias chegou ao Sporting em 2013 ainda no tempo de Godinho Lopes. Provavelmente o seu melhor acto de gestão. Conquistou cinco campeonatos de Portugal, cinco Taças de Portugal, cinco Supertaças de Portugal, três Taças da Liga e agora duas Ligas dos Campeões da UEFA. É sem dúvida um trajecto brilhante! Nunca me vou esquecer o que Nuno Dias disse logo na sua primeira época no Sporting: “os nossos adversários quando jogarem connosco têm de habituar a sofrer muitos golos e pensar que marcar um golo já é muito bom”. A citação não é bem esta mas a ideia sim.

Quem tem memória, lembra-se que Bruno de Carvalho foi aumentando os orçamentos para as modalidades e com isso a qualidade dos planteis foi melhorando progressivamente. Se formos a ver bem, do plantel principal, somente um jogador foi contratado desde que BdC saiu do Sporting. Temos visto ao longo do tempo saídas relevantes e por consequência o orçamento tem vindo a baixar. Vemos já as saídas anunciadas de Guitta, Taynan e Rocha. Felizmente a formação tem dado um excelente contributo ao plantel principal e aqui Nuno Dias tem sem dúvida papel central na adaptação ao novo escalão e na aprendizagem dos novos talentos.

A 16 de Maio o Sporting celebrou uma nova conquista europeia, a terceira vitória de sempre na Liga Europeia de Hóquei em Patins, a segunda consecutiva após 2019! (a época passada não houve competição devido à pandemia de Covid-19).

Ainda me lembro de me falarem dos tempos lendários de Ramalhete, Livramento e companhia, hoje o Sporting conquistou mais duas Ligas Europeias e isto muito se deve ao épico trabalho de Bruno de Carvalho! O próprio Girão na flash enterview referiu que esta conquista muito se devia ao investimento feito nos últimos anos. Obviamente que aqui sabemos muito bem a quem se deve. Negá-lo é ser no mínimo hipócrita.

Bruno de Carvalho foi o responsável por tornar o Hóquei em Patins como modalidade Oficial do Clube na época 2013/14 e logo nessa temporada o Sporting conquistou a Taça CERS. Depois desta conquista o Sporting venceu a Supertaça em 2015/16 e a Elite Cup (Taça da Liga de Hóquei) em 2016/17. No campeonato, com um investimento cada vez mais robusto, foi melhorando a classificação, época após época, que culmina com a conquista do Campeonato de Portugal em 2017/18, onde conquista este troféu 30 anos depois. Nada disto veio do acaso.

Paulo Freitas está no Clube desde 2016/17 e naturalmente que é o timoneiro que ficará na história com estas conquistas brilhantes! Vê-lo a chorar e sem palavras após a conquista ficará sem dúvida na memória.

Varandas não esteve presente na conquista da Liga dos Campeões de Futsal mas na conquista da Liga Europeia de Hóquei em Patins sim. Curiosamente não quis falar após esta a conquista, estava lá na bancada impávido e sereno a abanar a cabeça. Nem uma palavra aos sportinguistas, aos atletas  ou equipa técnica deu. A meu ver é simples, estas conquistas não estavam no plano visto que será mais difícil argumentar a descida progressiva dos orçamentos para as modalidades.

De notar que de 2000 a 2015 o Sporting conquistou 1 título internacional. Entre 2015 e hoje o Sporting vai em 16 conquistas internacionais. Nada disto foi à toa, Bruno de Carvalho colocou um Sporting pujante a nível nacional e internacional. Negar isso é… enfim, não me vou repetir…

Não estar grato a alguém que tanto fez pelo nosso clube é lamentável. Sem esqueçer a atrocidade que foi feita na expulsão de sócio no pavilhão que ele proprio construiu. Pela gratidão, justiça e democracia Bruno de Carvalho terá de ser reposto como sócio.

Artigos relacionados

Comments

  1. Leão Comuna

    Recordar é viver.

    Uma breve frase de um escritor espanhol, que cabe que nem uma luva ao comum adepto sportinguista:

    “É impossível estabelecer um diálogo racional com alguém a respeito de crenças e conceitos que não foram adquiridos por meio da razão”.
    Carlos Ruiz Záfon (escritor)

  2. Rui Barbosa

    Os espantalhos sem cérebro (Feiticeiro de OZ), sabem a verdade, mas preferem a mentira que mais lhes agrada. Pesada, não. Pesadíssima.