RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Abril 26, 2024

Liderança Exige Transparência e Democracia

O Sporting é líder isolado do campeonato e está a fazer uma época muito acima das expectativas. Eu próprio nunca pensei, no início de época, que a equipa liderada por Amorim estivesse numa campanha tão brilhante no campeonato! Nem tudo são rosas, para isso basta ver as eliminações precoces das competições europeias com um modesto LASK Linz e na Taça de Portugal com o Marítimo. Somente a conquista da Taça da Liga para contrabalançar estes deslizes que roçam a vergonha.

Paralelamente temos também o Relatório de Contas do primeiro semestre foi publicado, algo que deve preocupar todos os sportinguistas. Não, não é só a bola a rolar no campo, interessa saber como o nosso Clube está a ser gerido. Não me vou estender muito sobre este tema, (aqui no Rugido Verde haverá quem o fará aprofundadamente) vou somente referir que há muita informação para qualquer sócio se sentir preocupado com o rumo do Clube. Sim, do Clube, visto que a dívida do Clube à SAD continua a disparar desde que Varandas e os seus pares tomaram conta do Clube.

Alguns números sobre a danosa gestão que vigora no Sporting.

Nem vou aqui falar no rumo das modalidades, as dispensas de atletas com créditos formados em todas as modalidades e até olímpicas é público. Não vou aqui também falar nos milhões que se pagam em comissões a empresários, nem da dívida a estes cada vez ser mais alta (já ultrapassa os 70 milhões de euros). Ou de receitas futuras serem antecipadas. Muito há a falar sobre as contas.

Volto também a lembrar que na última AG os sócios reprovaram o Orçamento e o Relatório e Contas por mais de 69% dos votos e quase 75% dos votantes. Andamos em duodécimos e a questão estatutária não interessa para nada. Volto a lembrar que, segundo os estatutos, se 2/3 dos votos reprovam o Orçamento e o R&C os Órgãos Sociais têm de se demitir e não se podem candidatar por 7 anos.

Mas não foi isso que motivou este texto. Foi tornado público que o Ministério Público (MP) abriu uma nova investigação sobre o ataque à Academia de Alcochete, denúncia feita por Bruno de Carvalho.

Há que ter em consideração que o facto de o MP abrir uma nova investigação significa que existem elementos palpáveis para esta nova investigação. Claro que se pode dizer que a anterior procuradora não quis investigar tudo deste processo, basta analisar como tudo foi conduzido desde o princípio.

Ao que se sabe, esta denúncia recai sobretudo sobre os amigos de Varandas, mais concretamente, Pedro Silveira (Barbini) e Diogo Amaral (Tusta). É público que Barbini até estava na lista eleitoral de Varandas, não fosse um áudio compremetedor ser vazado publicamente. Peço às autoridades para ouvirem o mesmo e se questionarem sobre o que é dito no mesmo. Bem como Tusta, visto em AGs e noutros locais juntamente com Varandas.

Ambos estavam nos grupos de Whatsapp dos invasores da Academia e tiveram participação activa nos mesmos chats. Ora desejavam boa sorte à invasão, como diziam para os invasores saírem da academia após a GNR ser chamada.

Há outras questões a considerar. Será que Varandas soube do ataque? Porque Varandas desmarcou as consultas que tinha para esse dia? Porque Ricardo Gonçalves, segurança da Academia na data da invasão, só avisou as autoridades muito depois de ser avisado? Porque desligaram as câmaras de vigilância? Porque foi promovido Ricardo Gonçalves? Porque mentiu Varandas em tribunal? Porque ficou William Carvalho a falar com um dos invasores numa casa de banho durante a invasão e ligou para o mesmo após o ataque? Porque foi avisado Gelson? Porque foi identificado, cumprimentado e saudado Rafael Leão por parte de invasores (sem falar que o próprio Varandas foi sua testemunha no TAD contra o Sporting, no caso da rescisão)? Porque saiu o caso Cashball neste mesmo dia, no Correio da Manhã? Porque tinha a CMTV câmaras apontadas para onde vinham os invasores? Será que já sabiam? Serão cúmplices?

Investiguem e clarifiquem a nação sportinguista!

Queremos saber quem foi o mandante! Sim, já sabemos quem não foi. Acho é muito curioso agora este tema ser incomodativo para alguns. Até para grande parte da imprensa.

Porque é que o Sporting não processa o denunciante do Cashball e o próprio CM por lesarem e caluniarem o Clube?

Sabemos, passado este tempo, que Bruno de Carvalho nada teve a ver com estes dois casos, tanto o Cashball, como o ataque à Academia. Como também sabemos que a sua gestão foi exemplar. Gerou lucros, aumento de património e até tinha uma reestruturação financeira a caminho (seria concluída em 2019, em que o Clube de 66% passaria a deter 89% da SAD). Até faço a questão, será que foi esta reestruturação financeira fez soar os alarmes?

Sim, exige-se democracia! Bruno de Carvalho, Alexandre Godinho, bem como todos os que foram expulsos e suspensos terão de ser restituídos de sócios como seriam antes daquelas AGs de expulsão ou suspensão. Ao não o fazerem, só fazem aumentar ainda mais as suspeitas que são parte beneficiada com o golpe que foi feito em Alvalade.

Artigos relacionados