RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sábado, Abril 20, 2024

Ser Candidato ao Título ou não ser Candidato ao Título, eis a Questão

Todos nós consideramos sempre o Sporting como candidato ao título e eu não sou excepção a essa regra. O importante, no meu ver, é saber reconhecer esse erro e corrigi-lo.

Sempre foi a minha opinião que um clube Grande como o Sporting Clube de Portugal tem de ser sempre candidato ao título e o facto deste conselho directivo não o assumir era algo que me irritava. Mesmo não ganhando não podemos fugir ao nosso ADN.

Depois ouvi o discurso do Amorim sobre esse assunto e … mudei a minha opinião.

O que o Ruben Amorim disse, parafraseando-o, é que o Sporting está sempre na luta por títulos e que o campeonato não é uma excepção, mas que não faz parte dos favoritos à vitória final, esses são o campeão em título e o clube que investiu mais de 100 milhões para conquistar o titulo nacional. Nós somos candidatos, jornada após jornada, a ganhar os três pontos.

Na prática isso significa que vamos lutar mas não nos vamos expor às clássicas campanhas de desestabilização cada vez que um resultado negativo aparece.

Por exemplo, se a equipa de Amorim calha perder dois jogos seguidos, já irão aparecer as capas com «Sporting mais longe do titulo» ou «Crise no Sporting», para não falar nas falsas expectativas que vai criar na massa associativa e depois resulta numa pressão tremenda sobre a equipa.

Não assumir essa meta faz que com essas duas possíveis derrotas do Sporting continuem a deixá-lo bem encaminhado para conquistar um lugar na Champions League, continuando assim em linha com o objectivo traçado. Evita-se assim criar nervosismo e frustração numa equipa jovem e inexperiente.

O benfica investiu mais de 100 milhões e está a onze pontos do Grande… onde estão as manchetes sobre «fracasso», «benfica fora do titulo» ou «crise no benfica»?

Pois, todos sabemos que há uma equipa que será sempre levada ao colo (também) pelos pasquins nacionais. Pasquins que a protegem dos escândalos e que vendem os seus jogadores como se fossem a última Coca-Cola no deserto.

O facto do Sporting não assumir essa candidatura parece tirar o sono a jornaleiros e avençados … mas será que está a tirar o sono aos Sportinguistas ? Acho que não.

Ser o «underdog» tem muitas vantagens e valoriza ainda mais a nossa «potencial» vitória ao mesmo tempo que desdramatiza o facto de acabarmos, por exemplo, em segundo.

Concordo com Ruben Amorim quando diz que quem realizou um investimento superior a 100 milhões no plantel principal (fora as despesas habituais para «estrutura») é que tem a obrigação de vencer o campeonato. Se não conseguir será um fracasso tremendo.

Porquê tirar essa pressão do benfica? Bem pelo contrário: cada oportunidade deve ser aproveitada para relembrar que quem tem a obrigação de ganhar é quem fez um investimento surreal para esse efeito.

Por isso, os Sportinguistas não devem ceder à pressão hipócrita do JornaLixo e devem apoiar a equipa para que sejamos candidatos aos três pontos da próxima jornada e assim de jornada em jornada até ao fim da época.

O resto é folclore.

Saudações Leoninas

Artigos relacionados