RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Abril 26, 2024

Biba a Berdade Desportiba

Antes de mais, queria começar por salientar que nasci em Matosinhos, sou tripeiro de corpo e alma e com muito orgulho. Adoro a cidade do Porto mas não gramo o clube de futebol local que entrou na história como o símbolo da corrupção no futebol português ao mesmo nível que o carnidense.

Dito isto, é óbvio que o titulo do post é uma pequena provocação mas que transmite bem a mensagem que quero passar.

«Eu até gosto do Sporting, é um clube com quem tenho uma certa simpatia. É pena o que vos está a acontecer. Espero que voltem depressa porque o futebol português precisa de um Sporting forte»

                                               (Ass: um drampião qualquer)

Todos ouvimos várias vezes esta frase, é a frase que os nossos rivais gostam de pronunciar quando o Sporting deixa de ser uma ameaça para as aspirações desportivas dos nossos rivais directos. Curiosamente não ouvimos este discurso nas modalidades, bem pelo contrário.

Mas cada vez que o Sporting sai de uma rotina derrotista, começam logo os ataques ferozes. Porque ninguém quer um Sporting forte, o Sporting só serve como reconforto ao rival que não consegue ser campeão. Mas o sistema actual está feito para servir dois clubes: o Porto e o Benfica. Quem pensa que há uma real rivalidade entre os três está enganado.

Esses dois clubes têm dividido a hegemonia no futebol nacional e crescido à nossa custa. O orçamento dos nossos rivais para o futebol é muito maior do que o nosso e quando o Sporting se atreve a ir buscar um Jorge Jesus, um Rúben Amorim ou ir buscar um jogador que custa mais de 10 milhões… vêm logo os cães de caça dos nossos rivais a falarem nos pasquins desportivos ou nas TVs em poço de petróleo ou concorrência desleal.

Mas isto é ainda mais evidente quando o Sporting está na frente do campeonato durante mais de quatro jornadas.

Se há uma coisa que distingue bem os adeptos leoninos dos adeptos dos dois outros clubes é que o adepto leonino quer ganhar, mas quer ganhar bem! Cada vez que o Sporting ganha e há um lance duvidoso, as redes sociais ficam logo cheias de Leões a admitir que fomos beneficiados, para grande alegria dos nossos rivais. Isto até chega ao ponto que temos os nossos rivais a exigir que haja uma admissão geral da nossa parte quando há erros ou até erros potenciais a nosso favor.

Sim, somos um clube simpático mas não convém ganhar muito e ganhar graças a um erro de arbitragem é coisa que é reservada para os outros dois.

Para isso basta ver o que acontece quando os nossos rivais ganham graças a um erro de arbitragem. Não se vê nenhum rival a admitir publicamente que foram beneficiados. Tenho vários amigos adeptos de outros clubes e nenhum vem publicamente admitir que foi beneficiado mas todos acham-se com a legitimidade moral para exigir que eu admita quando isso acontece ao Sporting.

Quando nos queixamos que somos roubados – o que costuma ser a regra geral desde os últimos 40 anos com casos surreais. Relembro que perdemos um campeonato por causa de uma mão do Ronny e outro por causa de um golo marcado em falta pelo Luisão e quando reclamamos, vem o argumento dos chorões, dos Calimeros dos pequeninos, etc – vem a treta de que a arbitragem erra para os dois lados e que falar de arbitragem é coisa para burros ou estúpidos.

Somos roubados mas não temos o direito de reclamar. Alias, aqui também a conversa é polarizada entre os dois corruptos: aquele que está a ser levado ao colo critica o rival dizendo que há que respeitar a arbitragem:

Mas quando se encontram a perder, a conversa muda logo:

Mas ninguém, absolutamente ninguém questiona estas atitudes contraditórias e oportunistas. O pior é que eles até acham que têm o direito de reclamar não quando são realmente prejudicados mas quando não são levados ao colo! Pegam num lance legal ou bem anulado e fazem disso um caso de roubo, um fora de jogo de três ou oito centímetros não pode ser fora de jogo mas Vítor Baía defender uma bola dentro da baliza ou fora da área…é na boa.

Não assinalar um penalti a sancionar mais um mergulho do Jonas piscinas é um escândalo, mas não assinalar uma dupla mão na bola num dérbi que, em vez de dar um penalti a favor do Grande, deu lugar um contra-ataque que valeu um golo decisivo na decisão do titulo 2015/2016… é na boa.

Fizeram um escândalo nacional quando o Tonel (que estava ao serviço do Belenenses) cometeu uma falta de mão na área que resultou em penalti a favor do Grande, foram capas de jornais, artigos de opinião e programas televisivos a falar desse assunto. Mas quando um antigo jogador do porto ou benfica (ou até um jogador emprestado pelos mesmos) marcavam auto-golos, provocavam faltas desnecessárias ou expulsões ridículas sempre a beneficiar o mesmos jornadas após jornadas … é na boa.

Para o Sporting parece que há uma tolerância zero:

  • Podemos ganhar, mas não podemos ser candidatos ao título;
  • Podemos ganhar, mas não pode haver um único lance duvidoso;
  • Podemos ganhar, mas não podemos criticar a arbitragem quando esta nos prejudicou severamente;
  • Quando perdemos nunca pode ser por causa da arbitragem, é sempre porque fomos incompetentes;

Para os outros dois é diferente, eles podem dizer o que lhes apetece que nada acontece. Alias, no caso do benfica até há cenas surreais como o presidente da APAF ou da Liga a virem admitir publicamente que erraram. Coisa que nunca fizeram a favor do Grande.

Para o Tugão, só pode haver verdade desportiva se houver um dos rivais a ganhar o título e mesmo assim parece que o único que pode ganhar de qualquer modo sem ser besliscado ou questionado é o benfica.

Mas então se critico ambos os rivais, porquê escolher um título que se refere ao rival do norte? Porque foi esse que criou este sistema corrupto, sistema que o beneficiou durante mais de 20 anos.

Foi Pinto da Costa que formou Luís Filipe Vieira quando este era presidente do Alverca ou José Veiga quando este era presidente da Casa do Porto do Luxemburgo. Foi Pinto da Costa que ensinou a esses dois como funciona o sistema.

Temos de perceber que nenhum amigo drampião tem qualquer autoridade moral para exigir seja o que for da nossa parte e é isso que lhes custa. Eles muito gostariam que não pudéssemos invocar essa virtude de não pertencer a um clube mafioso e corrupto que até inventaram «casos» só para nos poderem meter no mesmo saco.

Mas quando saiu o Cashball todos os Sportinguistas foram claros: se houver prova de culpa tem de haver sanção e alguns nem esperaram e exigiram logo a demissão do Conselho Directivo (fazendo o jogo dos rivais).

Entretanto nos rivais há um escândalo de corrupção quase todos os meses, mas os adeptos não se importam desde que possam ganhar títulos e festejar. A liderança de Vieira ou Pinto da Costa só é questionada se a equipa de futebol não estiver bem.

É esse o valor moral dessa gente e é por isso que sinto um tremendo orgulho em ser sportinguista e pertencer a um clube que não ganha graças a Apitos Dourados, Fruta, Porta18, Discotecas, Mails, Toupeiras ou Vouchers.

Mas também relembrar que não é por a equipa de futebol sénior estar bem no campeonato que não devemos demitir o Frederico Varandas e Rogério Alves por gestão danosa e violação repetida dos estatutos.

Saudações Orgulhosamente Leoninas

Artigos relacionados

Comments

  1. Teresa Galamba

    Excelente texto. A mais pura verdade que cegam muitos mas que nós sportinguistas verdadeiros sabemos que sempre foi assim.
    Sporting Sempre. Varandas e Rogério Alves Rua.