RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Abril 26, 2024

As Decisões que aqui nos Trouxeram

(Este texto foi publicado originalmente no Fórum SCP, na secção “Redação Porta 10-A”. Fica o agradecimento, a quem de direito, por me terem deixado publicar lá algo que foi escrito no momento, de forma não planeada. O chamado improviso. Para que chegue a mais gente, algo que representa tanto o que vai na alma, resolvi publicá-lo aqui também, passado uns dias. Viva o Sporting Clube de Portugal.)

A vida é feita de decisões, e quando chegamos a adultos… bem, temos de viver com as consequências delas. Desde 2018, o sócio do Sporting tem tido muitas decisões para tomar, algumas à vista de todos, outras mais subtis, mais caladas, mas igualmente reveladoras daquilo que determinado Sportinguista é, pensa, e deseja para o Clube.

A primeira decisão que se tomou, numa sequência de decisões que levaram ao estado em que estamos agora, foi não aprovar um post de um Presidente a criticar os atletas a quem paga para jogar à bola, mas aplaudir e dar like nos posts dos jogadores a pôr em causa, publicamente, a legitimidade de quem lhes pagava o salário para os criticar. Alguns deles, ainda ostentam esse post, que nem escrito por eles foi, nas suas redes sociais. E está lá, o vosso comentário com um coraçãozinho verde, e um “Força!”. Está tudo lá, seus fracos de espírito. Não gostaram do primeiro post? Tudo bem. Mas um bocadinho de noção e de respeito/gratidão a quem tanto fez pelo Clube, não vos tinha ficado mal.

Depois, teve-se de tomar uma decisão sobre aplaudir uma volta olímpica que, para mim, foi um gozo total com a vossa (nossa, infelizmente) cara. Foi aplaudir jogadores e uma equipa técnica que estavam, na nossa casa, a gozar com quem lhes deu condições que se calhar nunca tinham sonhado. Foi dar-lhes moral e poder para fazer aquilo que lhes desse na gana.

As decisões continuaram, e escolheram não dar o benefício da dúvida a quem, mais uma vez, literalmente viveu para o Sporting durante 5 anos. Deixaram que Bruno de Carvalho fosse acusado de tudo e mais alguma coisa. Deixaram, não. Juntaram-se à festa. Muitos já sabiam o que estavam a fazer, rasteirinhos, a alinhar numa cartilha patrocinada pela CMTV e afins. Os mais ingénuos, também não têm desculpa, não andam aqui há meia dúzia de meses, era só juntar alguns pontos. São escolhas, e decisões. Eu, por exemplo, lembro-me da minha primeira mensagem relativa a Alcochete: “Mas a culpa é dele, porquê mesmo?”. E, recentemente (e felizmente), a história deu-me razão – a mim e a quem esteve sempre do lado de quem só quis o bem do Sporting e se viu apanhado numa tramóia digna de filme de thriller.

Mas a vossa decisão foi tomada, entretanto. Decidiram destituir Bruno de Carvalho, com base em nada, e depois tomaram outra decisão “esperta” – expulsá-lo de sócio, no Pavilhão construído no seu mandato. Mas pronto, o Sporting precisava de sair das mãos de uma ditadura inventada pela televisão, e precisava de mudança. Então e quem é que os meus amigos escolheram para ser a cara dessa mudança?

É isso mesmo, escolheram um gajo, enfiado na golpada até ao pescoço, para encabeçar o novo capítulo da história do Sporting. Um “Presidente” que não consegue construir duas frases. Um homem manifestamente mesquinho, vingativo, arrogante até mais não e incompetente que dói. Mas a malta avisou, e vocês tomaram a decisão na mesma. Na era de Varandas já conseguimos fazer muita história. Completámos a época com mais derrotas de sempre do Futebol Masculino, voltámos ao quarto lugar no Campeonato, perdemos os títulos nacionais das Modalidades de Pavilhão todas, as Modalidades femininas definham, os negócios só satisfazem aqueles que vivem para lamber rabos… a lista é longa.

Mas isto tudo a passar-se com a maior arrogância que me lembro de ver por estes lados. Mandam beijinhos aos sócios contestatários, chamam-lhes escumalha, a cara de uma das muitas agências de comunicação que já vieram desfrutar de tacho chama-lhes atrasados (ou algo do género), fazem-se promessas que qualquer pessoa com dois dedos de testa sabe que não vão ser cumpridas, e falha-se em todas as vertentes daquilo que é, ou deve ser, a gestão de uma instituição desportiva como o Sporting Clube de Portugal.

Ah, e entretanto, vocês vão tomando outras decisões. Decidem virar a casaca e fingir que não participaram neste triste espetáculo, ou decidem assobiar para o lado e… fingir que não participaram neste triste espetáculo, ou… vocês percebem a ideia.

E eu aqui ando, a pagar quotas para assistir a isto, a perder tempo a escrever sobre esta m****, a saber que tenho razão, e que tive sempre. Tive de bater de frente com colegas de casa, com a namorada da altura, f***-**, até da minha mãe eu tive de ouvir bocas. Na faculdade, no trabalho, na internet, no Pavilhão, nas Assembleias Gerais. Mas estou aqui, eu e quem sempre soube que isto ia acontecer, não por sermos visionários, mas por termos espinha dorsal e uma pitada de senso comum.

Agora, há mais decisões para tomar. Por muito que me apeteça dizer “Escolheram isto, agora levem com isto.”, não o vou fazer. Em qualquer grupo de pessoas, seja de amigos, seja um agregado familiar, ou uma equipa de trabalho, uns quantos vão sempre depender de outros para tomarem as decisões certas.

Portanto, meus amigos, chegou a hora de tomarem essas decisões. É hora de esta gente sair do Sporting Clube de Portugal. É hora de tirar estes parasitas, que fazendo asneira atrás de asneira, se acham no direito de aumentar os seus próprios salários. Que estão só à espera que vocês acordem, para darem o *slide* de bolsos cheios. Chega disto, chega de mediocridade, chega de falta de ambição e, principalmente, chega de pequenez!

O Sporting Clube de Portugal (ainda) é nosso. Façam alguma coisa, sem ser “ser do Sporting”. É tempo de agir, há demasiado tempo. Resta saber se querem tomar essa decisão, ou se preferem continuar na vossa bolha segura, onde não ouvem uma boquinha, nem ninguém vos faz mal, mas também ninguém vos leva a sério.

Saudações Leoninas.

Artigos relacionados

Comments

  1. Rei Leão

    O artigo que qualquer sportinguista teria orgulho em escrever. Parabéns.