RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Abril 26, 2024

Exibição “quanto baste” permite somar mais três pontos

Sporting 1-0 Santa Clara

Depois de um empate num jogo fraco frente ao Moreirense, o Sporting procurava regressar às vitórias frente a um Santa Clara, que está a fazer um campeonato tranquilo.

Relativamente a novidades, destaque para a inclusão de Acuña como central, encaixado mais à esquerda no sistema de três centrais privilegiado por Rúben Amorim. Nota também para os regressos de Eduardo Quaresma, Nuno Mendes, Doumbia e Wendel que tinham assim a oportunidade de trazer uma maior frescura à equipa.

A primeira grande oportunidade do Sporting surgiu ao minuto 13. Através de um livre descaído do lado esquerdo do ataque leonino, Jovane Cabral optou por bater tenso e forte em direção à pequena área. A bola acabou por chegar a Sporar que perante a velocidade da bola não teve a reação suficiente para direcionar o cabeceamento, saindo a bola por cima da baliza do Santa Clara.

O Sporting teve um bom início de jogo e aos 18 minutos surgiu novamente uma boa oportunidade. Tudo começou com um lançamento para o jovem Nuno Mendes, mais uma vez no corredor esquerdo. O ala leonino consegue ainda evitar que a bola saia pela linha final e serve Jovane Cabral, que remata em arco com a bola a raspar o poste do guardião Marcos Rocha.

A partir daqui a dinâmica do jogo baixou e o jogo passou a ser mais dividido, embora sem oportunidades de parte a parte. O Santa Clara pouco fazia para arriscar o ataque e no Sporting já tinha desaparecido aquele fulgor dos primeiros minutos.

Aos 41 minutos o Sporting novamente muito perto do golo. Numa altura em que o Santa Clara estava no ataque, Wendel faz um alivio para o ataque à procura de Sporar. Quando parecia que a jogada estava controlada, o central do Santa Clara João Afonso desentende-se com o guarda-redes Marcos Rocha obrigando o guardião a rematar uma bola pressionado pelo ponta-de-lança leonino. O esférico acaba por bater no avançado esloveno, mas infelizmente não foi na direção correta da baliza saindo ao lado.

A última oportunidade da primeira parte, aos 45 minutos, foi a primeira oportunidade do jogo para o Santa Clara. E que oportunidade! Jogada organizada do clube de São Miguel, com a bola a chegar a Lincoln no lado esquerdo do ataque. O médio brasileiro faz um cruzamento teleguiado para Thiago Santana que cabeceia na pequena área, com a bola a sair a milímetros do poste esquerdo de Max.

Terminava a primeira parte com sinal mais do Sporting nos primeiros minutos, contudo, à medida que os minutos foram passando o jogo ficou mais morno e dividido. O Santa Clara já nos segundos finais deu um aviso muito sério, com um cabeceamento perigoso a passar muito perto do poste.

Se no início da primeira parte tinha havido algumas oportunidades de golo, o inicio da segunda parte não seguiu o exemplo. Uma completa monotonia, com o jogo disputado essencialmente a meio campo e com o Sporting a não conseguir encontrar estratégias para chegar à baliza.

Aos 66 minutos golo do Sporting! Jogada de envolvimento de praticamente toda a equipa, com a bola a circular ambos os flancos até chegar a Wendel. O médio centro recebe a bola já perto da área, liberta-se de um adversário e faz um cruzamento perfeito para a finalização de pé esquerdo com muita classe de Jovane Cabral. Grande golo do Sporting!

Aos 71 minutos novamente Jovane perto do golo. Na sequência de um pontapé de canto, o extremo caboverdeano remata forte de pé direito sem deixar cair a bola, com o esférico ainda a bater nas malhas superiores da baliza da equipa de São Miguel.

Até ao final do jogo não houve nenhuma jogada significativa a registar e assim o Sporting faz mais 3 pontos, num jogo pouco emotivo. Valeu-nos novamente São Jovane que tem feito clara diferença desde a retoma do campeonato. O próximo jogo, frente ao FC Porto será, sem dúvida, o primeiro grande teste de Rúben Amorim à frente da equipa. Até porque é o jogo do título para a equipa portuense.

Análises Individuais:

Maximiano (Nota 6) – Esteve mais uma vez à altura nas poucas defesas que teve de fazer durante o jogo.

Acuña (Nota 6) – Hoje entrou como central e esteve ao nível habitual. Ponto negativo quando levou um amarelo desnecessário que o deixa de fora do jogo no dragão.

Coates (Nota 6) – Com a saída de Mathieu assume-se cada vez mais como o patrão da defesa leonina.

Eduardo Quaresma (Nota 6) – Esteve bem. Sem deslumbrar mostrou competência e bastante maturidade para a sua idade. Temos aqui um jogador de futuro.

Ristovski (Nota 6) – Voltou a estar bem na posição de ala direito. É um jogador possante, que faz muitos quilómetros e sente-se bem a fazer o corredor direito todo.

Nuno Mendes (Nota 6) – Mais um excelente jogo deste produto da “cantera” leonina. Fez muitos metros no corredor esquerdo e apareceu em algumas jogadas perigosas de ataque da equipa.

Doumbia (Nota 5) – Não esteve num patamar acima do que tem estado Matheus Nunes. Falhou alguns passes a meio campo e cometeu algumas faltas despropositadas.

Wendel (Nota 7) – Fez mais um bom jogo. É o homem que define as transições da equipa e hoje fez mais uma assistência para o único golo do jogo de Jovane.

Gonzalo Plata (Nota 5) – Tem indiscutivelmente qualidade, mas agarra-se muito à bola o que acaba por ser normal para um jogador com 19 anos. Tem que ser trabalhado.

Jovane Cabral (Nota 7) – Voltou aos golos decisivos e é o homem da partida. Além do golo teve mais uma ou outra oportunidade para voltar a marcar.

Sporar (Nota 6) – Hoje lutou mais e tentou envolver-se no jogo da equipa, embora não tenha feito o gosto ao pé.

Tiago Tomás (Nota 5) – O jovem leão jogou mais uns minutos. Apenas destaque para o seu primeiro amarelo enquanto sénior.

Matheus Nunes (Nota 5) – Entrou aos 78 minutos para o lugar de Doumbia. Nada a destacar.

Borja (Sem avaliação) – Entrou aos 84 minutos. Limitou-se a cumprir.

Rúben Amorim (Nota 5) – Valeu pela vitória. O Sporting até começou bem o jogo mas depois do fulgor inicial a equipa perdeu gás e o jogo passou a disputar-se a meio campo. Mais uma vez apareceu Jovane a salvá-lo, contudo, para o próximo jogo Rúben Amorim vai ter de passar uma mensagem muito mais forte.

Artigos relacionados