RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Abril 26, 2024

O que achas do i-voting? Achas que que se pode aplicar tanto a AG’s eleitorais como a AG’s ordinárias?

Numa altura em que se verifica uma quase total ausência de actualidade desportiva fruto da pandemia de covid-19 o rugido avança com uma iniciativa diferente e original, colocar questões aos nossos diversos autores, as quais serão respondidas com as suas opiniões, sem filtro.

Posteriormente a iniciativa será alargada ao nosso público pelo que podem desde já deixar as vossas respostas no solta um rugido.

Hulk Verde

Todos os meios e mecanismos que aumentem a participação nas decisões do Clube são legítimos, mas depende do uso e do escrutínio que têm, para que possam garantir fiabilidade e autenticidade dos resultados. Hoje em dia existem ferramentas como a Assinatura Digital, que podemos realizar com um leitor de cartões munidos do Cartão de Cidadão, para autenticar documentos digitais, que cada vez mais substituem os equivalentes em papel. O mais importante é a democratização quer do voto, quer da verificação de autenticidade do mesmo, sem que impeça o direito de todos os votantes ao voto secreto. Isto não invalida o receio que se transforme num meio de controlo e adulteração do sentido de voto, ou manipulação do resultado final das eleições. Mas isso já existe sem voto electrónico, provavelmente com muito mais risco associado. Mais importante que o método, é a sua segurança e veracidade, e esta só pode ser garantida por quem supervisiona e valida os procedimentos.

Sagui Leão

O i-voting à partida é uma boa medida para incrementar a participação na vida do clube, principalmente em decisões que se resumem apenas a votação, eleições. Dito isto, considero que não faz sentido nenhum que sejam implementadas em AG’s ordinárias, onde é suposto existir uma discussão preliminar e posterior votação. Deve apenas votar quem participa da AG. Além disso, é fundamental que este processo seja feito por entidade independente e devidamente escrutinado pelas partes envolvidas.

SiberianWyvern

Vimos como há menos de 6 meses atrás os sócios do F.C. Barcelona recusaram tal opção. Vimos a polémica na Ordem dos Advogados, que não tem a grandeza/dimensão associativa de um clube como o SCP. Vimos casos polémicos em estados dos EUA, na Suíça, na Rússia, na Índia. Não é um método fiável no futuro próximo.

O sistema mais fidedigno reside numa supervisão independente, acreditação à prova de bala, e fiscalização posterior que garanta zero dúvidas. 

Quando nos deparamos com códigos de barras e/ou numéricos, entradas e saídas em AG’s que pressupõem debate (o termo “Assembleia” devia deixar isso claro), autocarros que recolhem votantes com voto pré-determinado, sacos a saírem pelas traseiras, actas incompletas – falta de dados, assinaturas –  e até desaparecidas – a tal segunda acta assumida – AGs a meio da semana (…), a última preocupação dos associados do clube deveria ser a da implementação de um sistema de i-voting. 

O objectivo desta urgência é claro: diluir ao máximo qualquer tipo de debate participativo, alargar rapidamente o espectro votante aos mais desinformados/influenciáveis,  e evitar uma confrontação de ideias. A isto somam-se todos os factores que criaram polémica quando tal sistema de voto electrónico foi experimentado. 

Existindo vulnerabilidades, estas poderão ser exploradas se necessário e com um nível (ainda) maior de opacidade; algo que já se verifica no nosso clube no sistema dito tradicional. Deveria ser chocante e inaceitável, mas a autocensura e a influência (roçando o tráfico de influências na verdade) de algumas figuras impede que seja alvo de investigação jornalística e o consequente abalo que se seguiria. 

Nestas circunstâncias não é uma medida que tenha qualquer espírito democrático por trás, desenganem-se os inocentes; é uma mera manobra política envolta em retórica: basta conhecer os actores em causa e suas acções passadas (comecem com o percurso de PMAG de Rogério Alves e as diversas tácticas utilizadas). 

A minha resposta é, por isso, negativa. 
Devolva-se primeiro a democracia – não o chavão, tão maltratado, mas o princípio aplicado na sua verdadeira acepção – e transparência total com os métodos já implementados e disponíveis. Essa é a prioridade. 
Exijam respeito, exijam voz, exijam transparência. Não é sobre o clube apenas, mas sobre o que cada um de vós merece. Não aceito que achem que merecem tão pouco. 

Cristóvão Braz Janela

O i-voting é fundamental para manter a estabilidade directiva no Sporting. Com o i-voting implementado deixa de existir a necessidade de churrasquinhos e boletins numerados, ajudando o planeta através do consumo de menos papel e diminuição das emissões de CO2. A Greta agradece.

LCustodio

Não é fiável. É uma forma de esta direção se perpetuar no poder.

Peyroteo

Acho que pode ser solução desde que auditado por uma entidade externa em eleições. Em Assembleias Gerais acho que o voto deve ser presencial. 

5k1walker

I-voting poderá ser interessante se tiver participação externa. Não acredito nos que estão dentro do clube.

Green Arrow

A questão que se impõe, a meu ver, ultrapassa a qualidade do I-Voting enquanto ferramenta. Creio que a questão tem mais a ver com a ética, ou falta dela, de quem o executa. Num ambiente onde prevalecesse a ética, e os Sportinguistas não vivessem constantemente sob a ameaça da falcatrua, seria uma boa opção. Como não é o caso, oponho-me.

Já bastam as dúvidas que pairam sobre a legitimidade de alguns resultados (AG de 23 de junho à cabeça). Entregar a ferramenta electrónica, às mãos de quem possa tencionar deturpar os factos, é como entregar a chave de nossa casa a um assaltante. É como pedir para sermos enganados.

Não tenho confiança nos atuais Órgãos Sociais, que me permita acreditar nos resultados de uma hipotética votação electrónica.

Green Floyd

Sou a favor do voto electrónico desde que implementado por uma entidade externa e imparcial, e devidamente fiscalizado por uma entidade independente, coisa que com esta gente não acredito.

Artigos relacionados

Comments

  1. Paulo Vieira

    O i-voting seria, num clube com a grandeza do Sporting com sócios espalhados pelos quatro cantos do mundo, uma forma de proporcionar uma maior participação dos mesmos na vida do clube e por isso acho que deveria ser utilizado em todas as votações sem excepção. Só tem um problema, a falta de segurança.
    Mas será que no modelo atual os resultados das votações são credíveis? Desde o célebre churrasquinho que elegeu Godinho Lopes até às últimas votações que tiveram um impacto tremendo na vida do clube, os sócios e adeptos menos distraídos já perceberam que, se Rogério Alves estiver por perto, a probabilidade das votações serem viciadas são muito altas, por isso a utilização do i-voting seria apenas a passagem duma aldrabice analógica, que dá imensa maçada, (por vezes até é preciso transportar boletins de voto em sacos de supermercado), a uma aldrabice digital, mais moderna e confortável.
    Enquanto tivermos uma raposa a guardar o galinheiro, não tenhamos ilusões, iremos ser sempre enganados, seja com boletins de votos numerados, seja com i-voting.

  2. Manuel Correia

    Não é sistema fiável, por tudo o que tem sido explicado e visto. Não reconheço idoneidade a estes órgãos sociais para o efeito. Também acho que o voto presencial deve ser escrutinado com a presença de elementos das várias candidaturas no caso de eleições, ou no caso de uma assembleia para destituir alguém deve o escrutínio ter a presença de uma entidade oficial acima de qualquer suspeita.
    Basta ver o que se passou com a assembleia que destituiu o Bruno de Carvalho. Onde estão os votos e a ata da assembleia? como posso confiar em gente que não é de confiança?

  3. ANTONIO BERNARDO

    Concordo totalmente c/ a opinião escrita de SiberianWyvern
    “Faço Minhas As Palavras Dele”
    Não escreveria mais, e melhor!
    Estou a 150 km de Lisboa e votei por correspondência, com assinatura reconhecida.
    Só fico prejudicado pela indisponibilidade presencial noutras AG’s, principalmente devido à hora e dea de semana.
    Venha a AG, para destituição destes Órgãos Sociais que, farei os possíveis para estar presente.
    Tenho escrito que, aquando realização das últimas AG’s, as votações ao serem com boletins ‘numerados’ e, face às declarações do RA/PMAG aos jornalistas (“Como já expliquei muitas vezes, tem a ver com uma maneira de evitar a falsificação dos boletins de voto. Impedir, prevenir falsificação. É uma espécie de selo de garantia que foi produzido pelos serviços …”)
    https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/sporting/noticias/interior/rogerio-alves-explica-a-polemica-numeracao-do-boletim-de-voto-11085635.html
    Pode-se depreender que “ad contrarium” as anteriores votações poderão ter sido falsificadas! Já que os Boletins não estavam com código de barras e/ou numerados!
    De todo o modo diziam que as votações foram auditadas mas, por quem? E a nível informático? Alguém sabe?
    Não sabemos, nunca fomos informados, tal e qual não se sabe da Acta AG.23/06/2018.
    Então, é legítimo duvidarmos de muita coisa.
    SL

    1. Paulo Vieira

      As AGs só são marcadas para uma quinta-feira à noite porque eles não querem que você lá esteja. Quantos menos sócios lá forem menor é a contestação e mais fácil será para esta corja golpista conseguir os seus intentos.

  4. Jorge Luis Lopes Santos

    Voto presencial em toda a Nação Sportinguista (PT & Além-Mar)

    1. Siberianwyvern

      Até eu. Convenceu-me. Mas já é tarde para alterar a minha resposta.

    2. HULK VERDE

      Cristóvão, com sua argúcia dificilmente equiparável, mesmo entre pares, eclipsa qualquer zona sombria com a luminosidade esplendorosa do seu pensamento. Salvé!

      1. Siberianwyvern

        Merece cada euro que lhe pagam. É um cartilheiro de excelência.