A Caminho do Abismo – Relatório e Contas 1º Trimestre 2019/2020 (SAD)
Olhando para as “gordas”, nada há para apontar. Um resultado líquido positivo de 21M, a recuperação da situação de falência técnica que passou dos -23M para – 2M, a diminuição de 7M no passivo e aumento de 14M no ativo, só bons indicadores …
No entanto e esmiuçando algumas rubricas, há situações no mínimo muito preocupantes.
Desde logo, o desequilibro operacional (- 7M) que piorou substancialmente relativamente à época passada (+0.2M) que, se somarmos o gasto em juros e amortizações, estamos a falar num desequilibro de -16M num só trimestre.
O resultado líquido final é fruto das vendas de jogadores que, mesmo retirando os elevados gastos de vender (comissões), contribuiu com 37M para o resultado positivo no trimestre de 21M.
Outro indicador preocupante é o aumento dos gastos com juros que duplicou. Passou dos 1.5M em 2018 para 3.4M em 2019 e com tendência de subida acentuada. Num piscar de olhos, perde-se uma vantagem que tanto indignava os rivais. Ai Apollo, Apollo, o que fazes tu aqui …
A rubrica dos Fornecimentos e Serviços Externos aumentou significativamente dos 5.7M em 2018 para 7M em 2019. Esta situação que ainda se torna mais escandalosa se comparada com os 4.9 gastos em 2017. O aumento de 2M em dois anos foi justificado neste relatório com as deslocações, o que se percebe, pois as viagens a Times Square não ficam nada baratas.
Os gastos em salários também aumentaram e passam dos 16.7M em 2018 para 19.9M em 2019 e, mesmo atendendo ao elevado valor registado como indemnizações, continua num valor preocupante e muito longe da redução necessária. Chocante é a revelação que as indemnizações pagas vão ocasionar uma poupança de 25M. Demagogia pura e barata, pois somam valores devidos até ao final do contrato de quem saiu e omitem de quanto será o gasto nos substitutos, deste e dos próximos anos.
O passivo a curto prazo que, no ano passado tantas manchetes e preocupação causou, havendo necessidade do adiantamento do contrato da NOS, aumentou e significativamente este ano (+11M). Veremos como vai ser descalçada esta bota, se com mais um adiantamento, se com a entrada de algum “Red” capitalista … não vai ser fácil e haverá sempre o recurso à venda dos poucos ativos com valor de mercado que ainda restam.
Mas o que mais perturba é o aumento galopante da dívida do clube à SAD, que em 3 meses aumenta mais 8M e a 30 de Setembro já ultrapassa os 12M. A SAD ainda vai tendo ativos para gerir a situação O clube, bem, o clube tem o pavilhão ….. esta evolução assume contornos mais drásticos quando percebemos que em 30 de Setembro de 2017 era a SAD quem devia ao clube 4.3M e agora vamos ver se a Holdimo, tal como fez em Abril de 2018 e nessa altura sem motivo, anuncia a intenção de convocar uma Assembleia Geral, alegando o desvio de dinheiros da SAD para o clube.
O rumo para o abismo é claro e perante este cenário, duvido que numa hipotética eleição os candidatos sejam mais que as mães e quem ganhar, vai ter uma tarefa dura, quase impossível de forma a não se tornar no cangalheiro oficial…
Isto só irá parar quando a SAD for vendida, mas antes disso o PJR vai ao ar, e a Academia, e o Estádio.
O clube irá ficar sem nada.
Epotetica eleição?
Não, o Sporting tem um Presidente legítimo. Cabe a justiça, devolver o que ajudou a tirar. Os criminosos, têm que ser redponsabilisados, pela tuina financeira, e pelos negócios criminosos. Oldimo quer a destituição do presidente da SAD. Então não foi ele, que subsidiou o golpe criminoso?!
O Presidente do Sporting é Bruno de Carvalho.
Tudo o resto será para a justiça julgar. Rogério Alves tem que ser expulso da Ordem dos Advogados. Varandas, tem que ser preso por assalto e banditismo. Marta Soares tem que ser preso por vigarices criminosas. Os comentadores desportivos, terão de prestar contas, e serem julgados por buling. Os jornais e televisão, têm que ser julgados por terrorismo e perseguição.
Só assim, e que o Sporting Club de Portugal, se voltará a erguer, e descansará.
Custa a acreditar mas a sucessão de actos de pura gestão danosa, para aí apontam.
o objectivo está quase a ser conseguido, o clube ficar com uma enorme dívida à Sad e passar o PJR para a Sad e fazer o clube entrar em falência e vender a Sad……. incluindo no pacote como garantia do pagamento à Apollo, a Academia…… a golpada foi perfeita e em total impunidade.