RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quarta-feira, Abril 24, 2024

Parabéns Fernando Gomes!

Dia da apresentação no Sporting em 1989.

Fernando Mendes Soares Gomes, nasceu em 22 de Novembro de 1956 no Porto.

Gomes foi o maior goleador de sempre do FC Porto, e um dos maiores da história do futebol português, só superado pelo inigualável Peyroteo e por Eusébio. Era um avançado completo, um verdadeiro homem de área com um grande instinto pelo golo, excelente no jogo de cabeça e dotado de um forte pontapé, mas também tinha boa técnica e era capaz de progredir para a baliza com tabelas e desmarcações rápidas.

Ao serviço dos dragões, Gomes jogou durante 13 temporadas, conquistou 15 Títulos, disputou 455 jogos oficiais e marcou 347 golos. Venceu 6 Bolas de Prata e 2 Botas de Ouro.

Em 1989 na sequência de um desentendimento com Octávio Machado, que na altura era o treinador-adjunto do FC Porto, resolveu abandonar o seu clube de sempre, assinando um contrato de duas épocas com o Sporting.

Chegou a Alvalade já com 32 anos de idade, e nas duas temporadas que fez ao serviço do Clube onde encerrou a sua brilhante carreira, realizou 83 jogos oficiais ao serviço da equipa principal do Sporting, nos quais marcou 39 golos, confirmando assim ainda estar na posse de todos os seus dotes de grande goleador, principalmente na sua última época, em que contribuiu decisivamente para a excelente campanha europeia que levou o Sporting de Marinho Peres às meias-finais da Taça UEFA da temporada de 1990/91.

Ainda pisaria o relvado das Antas ao serviço do clube leonino, sendo recebido por uma mistura de palmas e assobios.

O ultimo jogo que disputou, foi no dia 26 de Maio de 1991 no Estádio José de Alvalade, quando o Sporting recebeu e venceu o Gil Vicente F.C. por 2-0, no ultimo jogo do Campeonato Nacional de 1990/91. Foi também nessa partida contra os barcelenses que Gomes marcou o seu ultimo golo da carreira ao apontar o segundo golo dos Leões.

Terminou a sua última época com 22 golos apontados no campeonato, garantindo um lugar no pódio (3º) dos melhores marcadores a 3 golos do 1º (Rui Águas) e 2 golos do segundo classificado (Domingos Paciência).

Fernando Gomes foi um avançado fantástico. Excelente no jogo de cabeça, um posicionamento perfeito, movimentava-se muito bem na área, fazia jogo com os companheiros mais atrasados, abria espaços para entrada de colegas e tinha um instinto pelo golo que era qualquer coisa de fenomenal.

Foi um dos mais carismáticos Capitães que o F.C. Porto já viu e com certeza o avançado mais completo que envergou aquela camisola.

Em 2010 voltou ao Futebol Clube do Porto para assumir o cargo de Director de Relações Externas. em Outubro de 2016 passou a ocupar o cargo de Director de Scouting dos Dragões.

 

Data: 22/11/1956

Artigos relacionados

Comments

  1. Fernando

    Toda a força do mundo para este grande campeão. Esta memória é também uma bonita homenagem a um homem que representou com grande dignidade a camisola do Sporting. Para além da qualidade que acrescentou à equipa.

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>