RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sábado, Abril 27, 2024

Neste dia… em 1982: Oliveira salvou o espectáculo

Sporting 4 – Rio Ave 2, 1982/83

O jogador-treinador Oliveira contribuiu com dois golos para o triunfo do Sporting sobre o Rio Ave (4-2). Ao intervalo, o Sporting já vencia por 1-0, golo do brasileiro Uchoa, aos 25 minutos.

O Sporting triunfou com facilidade e na 2.º parte construiu um triunfo dilatado, com golos de Oliveira (53, grande penalidade, 69) e Lito (73), mas o Rio Ave reagiu e nos minutos finais reduziu a desvantagem por Quim (80) e Nhabola (83).

Oliveira em acção.

Oito dias depois do nulo no Estádio das Antas, o Sporting apresentou, paradoxalmente, uma equipa com características defensivas, mas o talento de Oliveira chegou e sobejou para obter um resultado desnivelado.

O Rio Ave defendeu-se bem na 1.º parte, período durante o qual apenas sofreu um golo, de excelente execução técnica de Uchoa (finta curta e remate forte, sem preparação) mas no 2.º tempo o quarteto defensivo desuniu-se e Oliveira aproveitou. Nos últimos minutos, foi a vez da defesa lisboeta evidenciar falta de entrosamento: então, assistiu-se aos golos do Rio Ave, mais com demérito dos defesas do que com sucesso dos avençados.

Festejos no extraordinário golo do brasileiro Uchoa

O Sporting começou mal, afunilando demasiado o jogo e abusando dos passes laterais. Apenas Ademar (com as suas corridas longas) tornava vivo o ataque do Sporting. O Rio Ave respondia com esporádicos contra-ataques e, num deles, aos seis minutos, Pires obrigou Meszaros a defesa «in-extremis».

No tempo complementar, tudo foi diferente. O 2.º golo do Sporting. (muito cedo, de grande penalidade, a castigar falta de Santos sobre Lito), embalou os «leões» para o triunfo. Aos 24 minutos, Oliveira, (a culminar jogada individual), ampliou a vantagem e volvidos quatro minutos foi a vez de Lito apontar o 4.º golo. O Rio Ave, que nunca baixou os braços, aproveitou os erros defensivos do Sporting, para nos últimos dez minutos, escapar à goleada.

A dez minutos do final, Quim, após uma fuga pela esquerda, isolou-se, rematou contra o corpo de Meszaros e captou o ressalto, para (junto ao poste) fazer o golo. Três minutos depois, na sequência de um pontapé de canto, o suplente Nhabola, sem adversários à ilharga, rematou, fazendo golo.

Sob má arbitragem de Albino Rodrigues (Funchal), que mostrou o cartão amarelo a Cabumba (31) e Tó-Zé (84) e ao técnico Quinito, alinharam:

Sporting: Meszaros; Virgílio, Venâncio, Zezinho e Barão; Ademar, Uchoa, Nogueira (José Eduardo, 46) e Lito; Oliveira e Jordão (Freire, 38).

Rio Ave: Alberto; Sérgio, Santos, Santana e Duarte; Saura, Adérito (Tó-Zé) e Quim; Cabumba (Nhabola, 61), Pires e Casaca.

Golos: Uchoa (25), Oliveira (52 e 68) e Lito (72) (Sporting) ; Quim (80) e Nhabola (83) (Rio Ave)

Fonte: Diário de Lisboa

Resumo do jogo

Data: 05/09/1982
Local: Estádio de Alvalade
Evento: Sporting (4-2) Rio Ave 1982/83 - 3ª Jornada

Artigos relacionados

Comments

  1. Rei Leão

    Tive o prazer de ver ao vivo este jogo. Fizemos uma época fraca. Despedimento do treinador campeão, passagem do melhor jogador a treinador/jogador e ainda o não colmatar das saídas de Eurico e Inácio. Foi uma época muito mal planeada, quando tínhamos tudo a nosso favor para dar seguimento à extraordinária época anterior.

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>