RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Terça-feira, Abril 23, 2024

Neste dia… em 2016: Árbitros estudam boicote parcial ao Sporting

O silêncio dos árbitros tem sido estratégico, mas, a partir de hoje, vão fazer-se ouvir e bem alto. Os juízes prometem endurecer posições, face às reiteradas críticas e algumas ofensas, voltando a estar em cima da mesa uma greve geral ou um boicote parcial aos jogos do Sporting, soube o DN.

Esta já não é a primeira vez que os juízes ameaçam não entrar em campo nos jogos dos leões. Em 2011 o boicote foi uma realidade e em 2015 esteve em cima da mesa uma greve geral. Nesta época o clube de Alvalade tem sido um dos que mais duramente têm criticado a arbitragem. E Bruno de Carvalho está debaixo de fogo, sendo para já alvo de duas queixas na justiça desportiva (uma do Conselho de Arbitragem e a outra da APAF) e podendo ter de responder a uma outra, nos tribunais civis, da parte do árbitro Luís Ferreira.

Tudo por causa do que disse em campo no jogo de sexta-feira com o Tondela e das declarações que fez após o jogo e na reunião magna do clube. Na sexta-feira, o presidente leonino recebeu ordem de expulsão na partida com o Tondela (2-2), por, alegadamente, ter dito aos árbitros que eram corruptos. Segundo apurou o DN, Luís Ferreira, árbitro da AF Braga, escreveu no relatório que deu ordem de expulsão ao delegado Bruno de Carvalho, depois de este ter dito: “Vocês são todos uns corruptos do cara….”

O Sporting decidiu requerer o relatório do árbitro para aclarar o conteúdo do mesmo, mas a declaração em causa pode custar caro ao presidente leonino. Como é reincidente e já foi condenado por ofensas a uma equipa de arbitragem (liderada por Artur Soares Dias, no jogo com o Boavista), a atitude do líder leonino poderá ser enquadrada no artigo 136 do Regulamento Disciplinar da Liga – “lesão da honra e da reputação”. A sanção associada a este comportamento é de um mês a um ano, mas, como é reincidente, o castigo pode dobrar – de dois meses a dois anos.

Depois de ser expulso, Bruno de Carvalho ainda foi à zona mista atacar o líder do Conselho de Arbitragem (CA):“Gosto pouco de estar a brincar ao futebol. O senhor Vítor Pereira já ultrapassou os limites do ridículo.” E também para “relembrar” que Luís Ferreira foi o árbitro que apitou o primeiro jogo que assistiu como presidente: “Inventou expulsões, passou penáltis para livres, um dos piores árbitros que eu vi e de repente veio parar à primeira divisão e aos jogos do Sporting.”

Frases que serviram de base a uma participação de Vítor Pereira, que enviou para o Conselho de Disciplina (CD) da Federação (FPF) uma queixa contra Bruno de Carvalho.

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) fez o mesmo. Segundo fonte da APAF disse ao DN, o órgão que representa os árbitros fez chegar ao CD uma queixa contra Bruno de Carvalho, “como aliás faz sempre que os dirigentes fazem declarações lesivas para os árbitros”.

O CD reúne-se hoje e, a exemplo do que fez no caso da expulsão no jogo com o Boavista, deve pedir à Comissão de Instrução e Inquérito da Liga que abra um processo disciplinar ao líder leonino, que deve ser já suspenso preventivamente até conhecer o castigo final. Além disso, os leões conhecem também hoje o castigo de Rui Patrício, expulso no jogo com o Tondela e que falha, para já, a Taça da Liga, com o Portimonense.

Mas não ficam por aqui as queixas da arbitragem. O árbitro Luís Ferreira também estuda um processo contra Bruno de Carvalho na justiça desportiva e nos tribunais civis, não só pelas declarações em campo com o Tondela, mas também pelo que disse na Assembleia Geral dos leões no sábado. “Podem ter a certeza de que lhe disse o que nem o pior inimigo lhe diria (…) Só não lhe dei um chuto no rabo porque, olhando para a figura dele, tive medo de que ele gostasse”, disse na AG Bruno de Carvalho.

Fonte: DN

Data: 20/01/2016
Local: DN
Evento: Notícia

Artigos relacionados

Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>