RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Abril 26, 2024

Neste dia… em 2009, Paulo Bento completava 4 anos como técnico do Sporting

Goste-se ou não, faz hoje (20 de Outubro) 4 anos que é o treinador principal do Sporting! Some-se mais 4 épocas como jogador, e época e meia como treinador dos juniores… já lá vão quase dez anos de Sporting! Dez momentos… e as “frases +” do treinador do Sporting.

* Sporting-U. Leiria, 2-1 (2005)
A primeira vitória de Paulo Bento no campeonato (tinha ganho 2-0 ao Varzim, para a Taça) surge apenas na terceira tentativa, após dois empates fora com Gil Vicente (2-2 com golo de Liedson aos 90 minutos) e Boavista (2-2 após ter estado em vantagem por 2-0). E com muita polémica à mistura, por coincidência com os leões a saírem claramente beneficiados pela arbitragem, após não ter sido validado um golo aos leirienses quando Ricardo defendeu uma bola pelo menos um metro dentro da baliza. Beto e Rogério – que saíriam em Dezembro – fizeram os golos leoninos.

* Sporting-FC Porto, 0-1 (2006)

Após uma sensacional recuperação no campeonato, com uma série de dez vitórias consecutivas iniciadas na Luz, frente ao Benfica (3-1, com bis de Liedson e um golo de Sá Pinto), o Sporting falha o derradeiro assalto ao primeiro lugar com uma derrota caseira frente ao FC Porto de Co Adriaanse, com um golo de solitário de Jorginho já na parte final da partida. A partir daí, seguiram-se dois nulos (na Amadora e com a Naval, em Alvalade) que colocaram em risco a vice-lideranças mas, no sprint final, os leões lá conseguiram assegurar a presença na Champions.

* Sporting-Inter, 1-0 (2006)
Na estreia na Liga dos Campeões, uma versão bem mais jovem do Sporting (com João Moutinho, Miguel Veloso, Nani e Yannick como titulares) quebra o enguiço com equipas italianas na principal prova europeia e impressiona ao bater o Inter por 1-0, com grande golo de Caneira. Parecia que os leões estavam lançados para passar a fase de grupos mas tal facto acabou por não verificar-se: com mais dois empates e três derrotas, a equipa acabou por ficar fora dos oitavos-de-final mas, antes, conseguiu travar o poderoso Bayern em Munique (0-0, com uma bola na trave de João Moutinho a dez minutos do fim).

* Belenenses-Sporting, 0-1 (2007)
O primeiro troféu conquistado por Paulo Bento, no culminar de uma boa época em termos desportivos – na final da Taça de Portugal, o Sporting bateu o Belenenses de Jorge Jesus com um golo de Liedson aos 88 minutos. Uma semana antes, na última jornada do campeonato, os leões chegaram a ser virtualmente campeões ao intervalo (ganhavam 2-0 aos azuis do Restelo, enquanto o FC Porto empatava 1-1 com o Desp. Aves) mas acabaram por ficar de novo em segundo lugar. Com mais um registo histórico – foi a defesa com menor média de golos sofridos (15 tentos consentidos em 30 jogos, ou seja, 0.5).

* Sporting-FC Porto, 1-0 (2007)
O FC Porto vinha apostado em corrigir os resultados menos conseguidos diante dos leões em 2006/07 (1-1 em Alvalade, 0-1 no Dragão) mas voltou a perder. Izmailov, um reforço que tinha custado apenas 125 mil euros (por um ano de empréstimo do Lokomotiv Moscovo), marcou um espectacular golo a mais de 25 metros da baliza dos azuis e brancos e deu a primeira Supertaça ao Sporting, em Leiria.

* Sporting-Roma, 2-2 (2007)
Aquela que foi, para muitos, a melhor exibição do Sporting desde que Paulo Bento orienta a equipa acabou com uma igualdade, após autogolo de Polga (desviou mal um remate de Pizarro) a dois minutos do fim. Ficava de novo adiado o sonho de atingir os oitavos-de-final da Champions mas as duas vitórias frente ao Dínamo Kiev (a primeira, fora, ficou marcada por ter sido o primeiro triunfo forasteiro dos lisboetas na Liga dos Campeões) chegaram para o apuramento para a Taça UEFA, onde o Sporting seria eliminado nos quartos-de-final pelo Glasgow Rangers.

* Sporting-Benfica, 5-3 (2008)
O dérbi com mais golos e incerteza dos últimos quinze anos acabou por apurar o Sporting para a final da Taça de Portugal: a 25 minutos do fim, os leões perdiam por 0-2 frente ao Benfica mas uma sensacional reviravolta, com um dos golos a ser apontado por Derlei (que tinha estado mais de cinco meses parado por lesão), fez história a 16 de Maio de 2008. Os lisboetas ganhariam o troféu no Jamor, frente ao FC Porto (2-0 no prolongamento, com bis de Tiuí), e a Supertaça no arranque da época 2008/09, no Algarve, de novo com os portistas (2-0, com bis de Yannick).

* U. Leiria-Sporting, 4-1 (2008)

A derrota mais pesada, em termos nacionais, na era Paulo Bento surgiu logo quatro dias depois do fantástico triunfo frente ao Benfica. Diante de uma equipa que estava praticamente despromovida, o Sporting fez uma péssima exibição e saiu vergado de Leiria com uma goleada (1-4) e nova expulsão de Derlei, por protestos. A campanha no campeonato 2007/08 foi marcada pela irregularidade mas, ainda assim, os leões voltaram a repetir o segundo lugar, confirmando presença na Champions.

* Bayern-Sporting, 7-1 (2009)
O pior desaire de sempre na história europeia do clube e uma mancha que nunca ninguém conseguirá apagar no trajecto de Paulo Bento no Sporting. Após uma inesperada goleada em casa, na primeira mão (0-5, com 0-1 ao intervalo), os leões iam à Alemanha limpar a honra e a imagem da equipa mas o cenário, por si só mau, tornou-se péssimo – nova derrocada, agora por 7-1, e adeptos a fazerem esperas na Academia e a pintarem paredes, exigindo a demissão do técnico. Poucos se lembraram que, pela primeira vez, o Sporting tinha chegado aos oitavos-de-final da Champions, após quatro triunfos ante Shakhtar Donetsk e Basileia (mais duas derrotas com o Barcelona, que iria sagrar-se campeão europeu).

* Benfica-Sporting, 1-1, 3-2 g.p. (2009)
Paulo Bento disputava a segunda final da Taça da Liga (perdera a primeira, nas grandes penalidades, frente ao V. Setúbal) diante do Benfica e tudo corria bem, com Pererinha a colocar os leões em vantagem aos 48 minutos. O pior viria a seguir: um penálti-fantasma assinalado por Lucílio Baptista após alegada mão de Pedro Silva na área deu o empate aos encarnados e levou a decisão para as grandes penalidades, onde os leões voltaram a vacilar. No seguimento do encontro, o Sporting lançou o mais feroz ataque às arbitragens, o que valeu multas e/ou castigos a Paulo Bento, Soares Franco, Pedro Silva e João Moutinho. “É o segundo troféu que me tiram”, disse o técnico, recordando a eliminação nas grandes penalidades frente ao FC Porto, no Dragão, na meia-final da Taça de Portugal em 2005/06.

Paulo Bento cumpre esta terça-feira quatro anos à frente do comando técnico do Sporting. Grande parte dos momentos mais recordados do treinador foi passada na sala de imprensa. Paulo Bento é um homem frontal, assertivo e polémico. Geralmente dá boas conferências de imprensa. Recorda agora algumas das frases mais marcantes nos quatro anos que soma como treinador do Sporting.

«Para assistir a grandes espectáculos vou ao cinema», em resposta às críticas do antecessor José Peseiro,

04/03/06.

«Se o golo foi com a mão não é polémico. Com a mão é andebol ou basquetebol… Futebol é com os pés», após o golo de Ronny (P. Ferreira), 17/09/06.

«Teremos o gerente do hotel que nos vai receber para nos instalar. A partir daí, desde que nos abram o balneário, está tudo bem», sobre a guerra com o Nacional, 08/09/06.

«O Bayern nunca perdeu com o Sporting? Eu também posso dizer que, como treinador, nunca perdi como o Bayern», antes do primeiro jogo com os bávaros, 17/10/06.

«Penso que é algo exagerado, o risco ao meio e principalmente algumas palavras. Mas achei imensa piada», sobre a caricatura dos Gato Fedorento, 06/11/06.

«O Domingos teve mais atenção hoje do que teve contra o F.C. Porto. Hoje não olhou para o chão», sobre uma crítica ao árbitro do treinador então na U. Leiria no fim de um empate com o Sporting, 04/03/07.

«Se estou tranquilo? No dia em que perder a tranquilidade… mal será!», em resposta a uma pergunta sobre a renovação, 12/05/07.

«Quem nomeia os árbitros para o Sporting pode fazer uma coisa: nomeia sem assistentes. Vem só o árbitro», no fim de uma vitória sobre a Naval, 04/11/07.

«Sporting é uma ditadura? Ficava muito mais preocupado se fosse uma anarquia», em resposta a Liedson, 4/01/08.

«Não são fontes, são bufos. Se os descubro não ficam cá nem mais um minuto», zangado com as fugas de informação no balneário, 8/2/08.

«Para ti e para mim é bom que esteja a acabar», no final do Sporting-Benfica (1-1), a propósito de Paulo Paraty, árbitro que estava a terminar a carreira, 2/3/08.

«Não sou médico, não trabalho no aeroporto e não sou espião», sobre as razões do atraso de Vukcevic no regresso aos treinos, 17/10/08.

«Tem aí uma folha A4?», após um jogo com o F.C. Porto, respondendo à pergunta sobre que queixas tinha da arbitragem de Bruno Paixão, 10/11/08.

«Perseguido pelos árbitros? É fácil apanharem-me, estou ali no banco e não me mexo», após mais uma expulsão do banco, desta vez em Guimarães, 30/11/08.

«De manhã, como sabem, paro num cafezinho ali na Atalaia e comecei a ler que Miguel Veloso estava inapto. Meti-me no carro e fui falar com o Dr. Gomes Pereira, que me confirmou», antes do clássico com o F.C. Porto, 27/02/09.

«A garrafa? Está boa, não partiu nem nada. Chutei com o pé esquerdo…», sobre o pontapé que deu numa garrafa e que quase acertava no banco do F.C. Porto, 28/02/09.

«Proteger só os mais talentosos? E os que não são? Partem-se as pernas?», em resposta a um comunicado do F.C. Porto sobre a necessidade de proteger Hulk, 24/04/2009.

«O Real queria pagar e pagou, o Manchester queria receber e recebeu, e o Ronaldo queria ir e foi», sobre a transferência de Cristiano Ronaldo, 19/06/09.

«Tem os mesmos direitos e deveres dos outros, mas eu tenho o direito de fazer escolhas e ele não tem as mesmas possibilidades dos outros», sobre Stojkovic, 12/09/09.

«Pedir desculpa aos adeptos? Não jogámos mal de propósito», no fim do jogo com o Hertha, 02/10/09.

«Vim para o Sporting para ser profissional e não para ser amigo, não vim para passar o Natal em casa de ninguém», sobre a ligação com os jogadores, 17/10/09.

Data: 20/10/2009
Local: Portal Sporting Memória

Artigos relacionados

Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>