RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Neste dia… em 2007, o Sporting vencia a Académica (4-1), no arranque do campeonato

Ganhar avanço, brincar, apanhar um susto e golear!

Está aí a primeira vitória do Sporting na Liga 2007/08, mas quem viu o jogo de Alvalade terá tido a sensação que este poderia ter (quase) pertencido à época passada. O esquema dos «leões» continua a ser o mesmo e só o nome dos três reforços que jogaram de início (Stojkovic, Simon e Derlei) é que constituiu novidade.

Na recepção à Académica a equipa leonina não precisou de jogar de forma brilhante para somar os primeiros três pontos e logo com uma goleada por 4-1. O Sporting dominou sempre o jogo e só a espaços é que a Briosa conseguiu chegar à área leonina. A primeira oportunidade dos estudantes (e única da primeira parte) foi aos 12 minutos, quando Lito rematou por cima da baliza de Stojkovic e pouco depois (16m) foi Liedson que desperdiçou. A seguir Ronny viu Pedro Roma negar-lhe o golo (23m), mas a pressão dos «leões» deu em golo três minutos volvidos. Numa boa jogada, que começou com uma recuperação de bola de João Moutinho a meio-campo, Derlei combinou com Liedson e rematou para o primeiro golo do jogo. Isso mesmo, Derlei. É dele o primeiro golo da Liga 2007/08. Aquele que foi rotulado de «Ninja» no F.C. Porto, e que marcou apenas um golo pelo Benfica (precisamente frente à Académica), fica na história como o autor do primeiro tento desta nova época. Fundamental também a simulação de Simon.

Paulo Bento voltou a apostar na dupla Derlei/Liedson para a frente de ataque e foram precisamente os dois brasileiros que marcaram os primeiros golos. A Académica nunca conseguiu responder à desvantagem e o jogo entrou numa fase «chata» onde apenas se assistiu a dois pontos de interesse: aos 38 minutos Derlei cabeceou por cima, após cruzamento de Moutinho; aos 44 minutos Liedson fez o 2-0. Na sequência de um livre marcado por Romagnoli, da direita, a bola foi para a área onde o levezinho cabeceou muito bem para o fundo da baliza.

Uma bonita jogada perdida

A vitória do Sporting ao intervalo era incontestável e no segundo tempo Manuel Machado fez entrar NDoye e Gyano (saíram Berger e Ivanildo) na tentativa de alterar o rumo do jogo, mas em vão. Aos 52 minutos um óptimo cruzamento de João Moutinho foi concluído com um remate à meia volta de Liedson que Pedro Roma defendeu para canto. Uma boa defesa do guardião dos estudantes negou o golo aos «leões», foi também Roma que impediu que o «levezinho» voltasse a marcar (63m).

Sem argumentos da Académica e com o Sporting a tentar organizar jogo mas a perder muitas bolas, assistiu-se a uma jogada muito bonita de Simon Vuckevic (68m). Depois de uma primeira parte discreta o montenegrino passou por três adversários, centrou atrasado para Derlei e só um corte da defesa da Briosa estragou a festa ao esquerdino. Foi precisamente na sequência desse pontapé de canto, da esquerda, que Tonel aproveitou uma confusão na área, e a atrapalhação de NDoye, para marcar o 3-0 (69m).

Falhanços de Liedson

A vencer confortavelmente o Sporting respirava tranquilidade mesmo sem jogar bem e Paulo Bento fez entrar Farnerud e Yannick, para os lugares de Romagnoli e Simon (muito aplaudido) e a Briosa tentou assustar os «leões». Gyano, entrado ao intervalo, marcou o golo de honra dos «estudantes», com um remate da esquerda (83m). Com este golo a Académica acreditou que podia fazer algo mais em Alvalade, mas foi precisamente nesta fase que se assistiu aos maiores estragos da equipa leonina, que só não deram em golos porque Liedson teve dois falhanços incríveis.

Apesar destas perdas foi através de uma falta sobre Liedson que o Sporting chegou aos 4-1. Faltavam dois minutos para o final quando João Moutinho converteu o penalty que selou a goleada leonina. Um bom jogo a marcar este arranque de Liga, onde Elmano Santos não foi feliz em algumas decisões. Aos 73 minutos dois erros no mesmo lance na área: Lito dominou a bola com o braço e depois Polga fez falta. O árbitro nada assinalou. Mas, a goleada foi mais do que os equivocos do dono do apito.

Fonte: Mais futebol

Sob arbitragem de Elmano Santos (Madeira) e perante uma assistência de 34272 espectadores, o Sporting alinhou com:

Stojkovic; Abel, Anderson Polga, Tonel e Ronny; Miguel Veloso, João Moutinho, Vukcevic (Djaló 72′) e Romagnoli (Farnerud 72′); Derlei (Adrien Silva 90′) e Liedson.

Golos: Derlei 26′, Liédson 44′, Tonel 68′ e João Moutinho 89′ pelo Sporting. Gyano aos 82′ pela Académica.

Resumo do jogo

Data: 17/08/2007
Local: Estádio José Alvalade
Evento: Sporting (4-1) Académica, CN-1ªJ

Artigos relacionados

Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>