RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Abril 26, 2024

Neste dia… em 1984, Sporting vence Académica por 1-0 no primeiro teste da época

Sporting vence e apresenta o madeirense Oceano

O Sporting venceu a Académica de Coimbra por 1-0 em jogo particular de preparação para a próxima época de futebol, disputado no Estádio Municipal da Figueira da Foz. O único golo do encontro que assinalou a apresentação do clube de Coimbra, que regressa à Primeira Divisão, foi marcado aos 38 minutos por Eldon. Manuel Fernandes marcou um livre indirecto para o miolo da grande área, onde Eldon se elevou mais do que os defesas, para rematar de cabeça ao canto inferior esquerdo da baliza da Académica.

O jogo incaracterístico, sobretudo na primeira parte, reflectiu a natural falta de rodagem das equipas, em cujas linhas as substituições se sucederam. No entanto, foi o Sporting a formação mais segura em campo, designadamente nos passes e nos desarmes. Neste aspecto sobressaiu na defensiva leonina o seu novo reforço Oceano.

Na turma de Coimbra destacou-se Ribeiro, de cujos pés nasceram as jogadas de maior perigo do pouco produtivo ataque da Académica. Aos 85 minutos, Ribeiro teve a sua grande oportunidade de marcar, quando driblou três defesas e o guarda-redes Damas, mas perdeu o ângulo de remate.

Perante cerca de 6000 espectadores, que produziram uma receita de dois milhões de escudos, e sob a direcção de Santos Luís, de Coimbra, as equipas alinharam:

Académica: Vítor Nóvoa (Jorge, 79); Carlos Ribeiro (Germano, 67), Tomás, Chico Silva e Kikas; Reis (Flávio, 56), Rolão, Artur Semedo e Nilsson (Álvaro, 64); Ribeiro e Pedro Xavier (Reinaldo, 79).

Sporting: Damas; Morato (Gabriel, 56), Mário Jorge (Jaime Pacheco, 51), Oceano e Venâncio; Zezinho, Lito (Litos, 66), Xavier (Kostov, 75) e Virgílio (Germano, 88); Manuel Fernandes (Forbs, 79) e Eldon.

No final do encontro o técnico Toshack mostrou-se satisfeito com o rendimento dos jogadores referindo a sua satisfação pela exibição de Oceano que na passada temporada representou o Nacional da Madeira e que certamente ingressou no Sporting por indicação de Pedro Gomes antigo treinador daquela equipa da ilha.

Quanto à ausência de Jordão e de Sousa, o técnico Toshack salientou que isso se ficara a dever à lesão do primeiro e quanto ao ex-portista tem 15 dias de atraso na preparação. No seguimento da preparação a turma sportinguista disputará três encontros particulares (Atlético de Madrid, Benfica e Estoril).

Já Jesualdo Ferreira novo responsável pela turma dos estudantes mostrou-se satisfeito com o comportamento dos seus jogadores, tendo reconhecido algum atraso na preparação.

Fonte: Jornal Diário de Lisboa

Data: 08/08/1984
Local: Municipal da Figueira da Foz
Evento: Académica (0-1) Sporting, Particular

Artigos relacionados

Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>