RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Abril 19, 2024

Neste dia… em 1976: Estreia da Equipa Maravilha do Hóquei em Patins

O Quinteto formado por Ramalhete, Júlio Rendeiro, Sobrinho, Chana e António Livramento, foi considerado como a melhor equipa de sempre da história do Hóquei em Patins.

A estreia desta equipa aconteceu a 20 de Novembro de 1976 num amigável contra o Oeiras, que serviu para o Hóquei em Patins estrear o novo Pavilhão de Alvalade, apresentação de Livramento e despedida de Salema.
Na estreia de Livramento de verde e branco estiveram presentes 4000 mil espectadores que queriam ver os «leões» a levarem de vencida o parceiro de «Show». Só que o Oeiras não esteve pelos ajustes.

As equipas alinharam com:

Sporting: Ramalhete; Rendeiro, Sobrinho, Chana (1), Livramento, Carlos Alberto, Jorge e Garrido.

Oeiras: José Pereira; Rosado I, Rosado II, Carvalho (3), Salema, Cristóvão e José Pereira.

O Oeiras venceu por 3-1, mas daí em diante tudo seria diferente e a equipa venceu todas as competições oficiais em que participou.

Na temporada de 1976/77, sob a orientação de Torcato Ferreira, conquistou ao serviço do Sporting Clube de Portugal o Campeonato Nacional, a Taça de Portugal e a Taça dos Campeões Europeus, que até aí nunca nenhuma equipa portuguesa tinha ganho.

Este quinteto era também a equipa titular da Selecção Nacional que ganhou o Campeonato da Europa de 1977 e foi durante anos a base dessa Selecção, que muitos títulos conquistou.

Data: 20/11/1976
Local: Pavilhão de Alvalade
Evento: Sporting (1-3) Oeiras, Jogo particular

Artigos relacionados

Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>