RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quinta-feira, Março 28, 2024

Neste dia… em 1975, vitória numa noite de nevoeiro

Árbitro e bandeirinha, rodeados por José Mendes e o suplente Jorge Jesus.

Na época 1975/76, o Sporting conseguiu uma das vitórias mais célebres da história do clássico, Porto-Sporting. Foi uma noite de nevoeiro que ficou na memória, não por Dom Sebastião ter regressado, mas por nessa noite ter sido apontado o golo mais famoso da história do futebol português: o golo marcado por um apanha bolas…

Quando Sporting e Porto se defrontaram à sétima jornada iam empatados em quinto lugar a um ponto de um quarteto composto por Benfica, Boavista, Belenenses e Braga.

Era uma noite fria e de nevoeiro no Estádio das Antas, mas tal facto não impediu o Sporting de entrar a todo o gás e de cedo chegar aos 0-2, com golos de Chico e Manuel Fernandes.

O Porto contudo reagiu e aos 18 minutos reduzia para 1-2. Até ao intervalo o ritmo do jogo abrandou e não houve mais alterações no resultado.

Na segunda parte o nevoeiro ia adensando-se e a visibilidade era já bastante reduzida, quando aos 57 minutos Gomes cabeceou para a baliza de Damas. O Estádio susteve a respiração, Gomes leva as mãos à cabeça, o bandeirinha valida o golo, enquanto muitos jogadores e espectadores podiam jurar que a bola tinha passado ao lado do poste. Tinha sido um apanha bolas a colocá-la lá dentro.

No relvado os jogadores leoninos, confusos, protestavam com o árbitro Alder Dante, que distribuía cartões amarelos pela equipa verde-e-branca. Vítor Damas ralhava com um apanha bolas que estava escondido atrás do bandeirinha…

Não havia nada a fazer, o juiz apontou para o centro do campo, o golo estava validado e foi atribuído a Fernando Gomes.

Os sportinguistas não baixaram os braços e não perderam a cabeça. Baltasar, que tinha entrado para o lugar de Manuel Fernandes, fez o 2-3 aos 74 minutos. O resultado não sofreu mais alterações.

O Sporting venceu na noite do golo mais misterioso da história do clássico, mas teria que esperar 21 anos para voltar a sair da casa do dragão com uma vitória a contar para o Campeonato.

Fonte: zerozero.pt

O Sporting nessa noite alinhou com: Vitor Damas (Capitão); Inácio, Zezinho, José Mendes e Da Costa (Tomé 29′) ; Valter Costa, Nelson Fernandes e Fraguito; Marinho, Manuel Fernandes (Baltasar 69′) e Chico Faria.

Golos do Sporting: Chico Faria (9′), Manuel Fernandes (15′) e Baltasar (74′)

Data: 18/10/1975
Local: Estádio da Antas, Porto.
Evento: Porto (2-3) Sporting, CN - 7ª Jornada

Artigos relacionados

Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>