RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quinta-feira, Março 28, 2024

Neste dia… em 1972, Damas agredido barbaramente no Montijo

No círculo está Damas, ensanguentado. Triste imagem fora do desporto.

No Montijo, acontece que as condições em que se jogou o encontro não podem repetir-se: recém-chegado à primeira divisão, o Montijo não está preparado para receber, no seu campo, uma grande enchente. Isso acontecerá invariavelmente com a visita dos «maiores» do nosso futebol. Ontem, a vítima foi o Sporting: e, muito particularmente, o guarda-redes Damas. Amanhã será outro clube, outro jogador.

Não basta mandar imprimir bilhetes com o sonho de uma grande receita: importa que se vendam apenas aqueles que possam garantir uma visão perfeita de todos os espectadores sem por em perigo a integridade física dos atletas. Com público atrás da baliza, colado à linha de cabeceira, não pode haver espectáculo digno: porque há sempre um ou outro indivíduo (desportista?) mais exaltado que, com palavras dirigidas aos jogadores de camisola contrária, lhes rouba possibilidades, porque lhes tira atenção e tranquilidade. Que este exemplo tenha servido de boa lição (para que não se tornem a repetir) são os nossos votos: e o de todos os desportistas que sabem respeitar adversários como companheiros.

Fonte: Jornal Diário de Lisboa

Na sétima jornada do «Nacional», o Sporting trocou o passo empatando no Montijo 0-0, em jogo de final vergonhoso, com Damas agredido.

Mal o árbitro deu por finda a partida, o guarda-redes do Sporting foi pedir explicações a adeptos montijenses postados atrás da sua baliza, sendo brutalmente agredido pela turba em delírio. Para as cabines o levaram, de cabeça aberta, rosto coberto por um arrepiante véu de sangue, o campo invadido e a dúzia de polícias que lá estava em guarda, impotente, submersa na moleque tentava assaltar a cabine do Sporting…

Fonte: Jornal “A Bola”

Ficha do Jogo:

Campo: Luís Almeida Fidalgo
Árbitro: Jaime Loureiro, do Porto

Montijo: José Martins; Celestino, Moreira, Carolino e Simplício; Sabino e Espírito Santo; Afonso (Raul Vitor), Gijo, Rachão e Rangel.

Sporting: Damas; Laranjeira, Alhinho, José Carlos e Carlos Pereira; Manaca, Fraguito e Vagner; Marinho (Pedro Gomes), Yazalde e Nelson (Chico).

Data: 22/10/1972
Local: Campo Luís Almeida Fidalgo, Montijo
Evento: Montijo (0-0) Sporting, CN - 7ª Jornada

Artigos relacionados

Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>