RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Terça-feira, Abril 16, 2024

Neste dia… Em 1950, Festa de Azevedo. Sporting (2-1) Valladolid

Homenagem a Azevedo.

João Azevedo

Teve a justa consagração do seu valor desportivo

A festa de homenagem a João Azevedo, dezanove vezes internacional, famoso guarda-redes do Sporting, revestiu-se do brilho que merecia jogador de tão alta estirpe.

O publico, de todos os matizes, acorreu ao estádio Alvalade, que registou uma das suas maiores enchentes. O programa era tentador (havia uma equipa espanhola), mas principalmente porque Azevedo conseguiu criar em toda a gente um ambiente de admiração e simpatia profundas.

A cerimónia propriamente dita da homenagem verificou-se no intervalo dos dois desafios.

Azevedo saúda a plateia.

Terminado o encontro Benfica-Estoril entraram imediatamente em campo as equipas do Valladolid e do Sporting, esta com Albano (muito aplaudido) e sem Azevedo. O homenageado apareceu pouco depois – e o estádio veio a baixo com palmas… Azevedo teve de dar uma volta completa ao recinto!

Azevedo distribuiu medalhas aos jogadores e árbitros e entregou, no meio de estrepitosos aplausos, a taça com o seu nome ao internacional do Benfica, Francisco Ferreira. E a Alberto capitão do Estoril, ofereceu uma miniatura da mesma taça.

O nosso prezado camarada Ricardo Ornelas, antigo seleccionador nacional, fez então o elogio de João Azevedo. Referiu-se à sua carreira como jogador e da equipa de Portugal às suas demonstrações de dedicação e interesse pelo jogo e pelo clube, ao seu valor e à sua modéstia. Ricardo Ornelas, afirmando que em Portugal tem havido grandes guarda-redes, considerou Azevedo o numero 1. O elogio de Azevedo terminou no meio de uma entusiástica ovação da assistência, que se associou, deste modo, às justas referências do nosso camarada.

O dr. Fernando Seromenho leu, depois, o elogio da Direcção Geral dos Desportos, que a seguir transcrevemos: «Presta-se hoje homenagem ao guarda-redes do Sporting Clube de Portugal, que várias vezes tem sido «internacional», João de Azevedo, Se há homenagem que se imponha, esta é uma delas, tantas são as páginas de beleza desportiva que ele assinou, durante a sua longa vida de jogador de futebol, e tantos os exemplos que deu aos novos com a sua actuação correcta e brilhante. «Em conformidade, louvo o jogador João Azevedo apontando-o a todos os desportistas como exemplo a seguir», E começou a «ronda» das ofertas.

Fase do jogo contra o Vallodolid.

Queiroga Tavares, em nome do Sporting, entregou a Azevedo a «lembrança» do clube. O dr. Facco Viana colocou ao peito do homenageado a medalha da F. P. F., depois do eng. André Navarro ter proferido algumas palavras de elogio. Raimundo Prieto entregou a medalha da A. F. L.

Seguiram-se, sem interrupção inúmeras prendas. Do Luso, do Barreiro, de onde Azevedo transitou para o Sporting; de Soeiro, antigo companheiro do grande guarda-redes; dos companheiros actuais de equipa, por intermédio de Canário; da equipa de arbitragem de Santarém (Paulo de Oliveira, José Carlos de Melo e Manuel Lousada), etc., etc. Foi um nunca mais, acabar.

O Valladolid, num gesto simpático, associou-se também à homenagem. Ortega, capitão do «team», ofereceu um galhardete e D. Vicente Gonzalez, presidente, após ter dito algumas palavras de elogio, entregou a Azevedo uma prenda do seu clube.

Houve algumas notas simpáticas. Os garotos que no estádio Alvalade apanham as bolas não faltaram com a sua prenda, Nem o Carlos dos Jornais. Nem muitos admiradores anónimos. Como não faltaram os pequenos equipados à Sporting, oferecendo recordações e ramos de flores.

Por ultimo Azevedo foi ao microfone para proferir algumas breves palavras. Visivelmente comovido o famoso «keeper» limitou-se a agradecer a colaboração do publico e dos clubes que tomaram parte no festival com uma frase simples, mas bem expressiva: Muito obrigado!

Mais palmas, mais aplausos, que Azevedo teve de agradecer. Ao dirigir-se, para principiar o desafio com o Valladolid, para as redes que tinha de guardar novamente, Azevedo foi alvo de carinhosa manifestação de simpatia. Repetiu-se afinal, o que já se tornou um hábito em todos os campos do País. No jogo da festa contra a equipa espanhola, a vitória sorriu ao Sporting por 2-1.

Azevedo ganha nas alturas.

Ficha do jogo:

Estádio: Estádio José Alvalade (Lumiar)

Árbitro: Paulo de Oliveira (Santarém)

Sporting: Azevedo; Caldeira (Manecas) e Passos; Juvenal, Canário e Veríssimo (Juca); João Martins (Mário Wilson), Vasques, Jesus Correia, Travassos e Albano

Valladolid: Sasso; lesmes I, Lesmes II, Ortega, Babot, Lasala, Juanes, Mora, Coque, Adecoa e Miguel.

Golos: Jesus Correia (8′) e Mário Wilson (76′) (Sporting) ; Juanes (75′) (Valladolid)

Fonte: Jornal Diário de Lisboa

Data: 24/12/1950
Local: Estádio Alvalade (Lumiar)
Evento: Festa de Azevedo

Artigos relacionados

Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>