RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quarta-feira, Janeiro 20, 2021

Neste dia… em 1927, o Sporting realizou primeiro jogo oficial de basquetebol, com vitória 15-5 contra o Benfica

Os treinos de Basquetebol começaram no Sporting em Fevereiro de 1927, depois de Acácio Campos ter fundado a secção, juntamente com outros entusiastas da modalidade. Acácio Campos, para além de fundador da Secção e jogador, também foi o primeiro treinador do basquetebol do Sporting, na medida em que foi ele quem ensinou as regras e os “segredos” da modalidade aos outros jogadores.

A recém-formada secção acompanhou a fundação da Associação de Basquetebol de Lisboa, em 1927. O primeiro campeonato regional foi imediatamente organizado, com 12 clubes a competirem, divididos em duas séries, com duas categorias, com o primeiro jogo oficial do Sporting a acontecer a 27 de Novembro de 1927: foi contra o Benfica, e traduziu-se numa vitória leonina por 15-5.

O Sporting revelou-se a equipa mais consistente e mais homogénea, sobretudo na primeira volta em que venceu todos os jogos. Foram apurados para a fase final os dois primeiros de cada uma das duas séries. Na primeira série o Sporting e o Triângulo Vermelho acabaram com o mesmo número de pontos, mas com o Sporting com uma diferença de pontos superior. Mesmo assim, a ABL decidiu que se realizasse um jogo de apuramento, desnecessário visto que ambos os clubes estavam apurados para a fase final. Esse jogo foi ganho pelo adversário, que o Sporting voltaria a encontrar na final.

No jogo decisivo, disputado na Tapadinha num recinto armado no campo de futebol debaixo da bancada central, o Sporting alinhou com Acácio Campos, Oliveira Martins, Benigno da Silva, Alfredo Ramalho, e Raúl Esteves Coluna, que substituiu Edmundo Bornes que estava fora de forma. Durante o jogo Benigno da Silva magoou-se ficando com um braço inutilizado, mas continuando em jogo. Isso acabou por se revelar decisivo porque foi ele mesmo quem, livre da vigilância dos adversários, conseguiu marcar os pontos que deram a vitória ao Sporting. Foi assim que o Sporting conquistou o primeiro título de Campeão Regional de Lisboa, que foi também o primeiro troféu que disputou.

Oliveira Martins (como capitão), Alfredo Ramalho e ainda Acácio Campos como suplente, foram convocados para a Selecção de Lisboa, que jogou contra selecções de outras cidades portuguesas.

Fonte: wikisporting.com

Data: 27/11/1927
Evento: Sporting (15-5) Benfica

Artigos relacionados

Subscreva
Notify of
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Partilhe a sua opinião!x
()
x