RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sábado, Abril 20, 2024

Francisco Stromp nasceu há 128 anos


Nasceu a 21 de Maio de 1892 esta figura ímpar do Sporting Clube de Portugal.
Ele foi o companheiro exemplar, o dirigente que resolveu um sem-número de problemas, realizando-se numa entrega total ao próximo. O alto conceito em que tinha as virtudes do desporto e o respeito pela ética desportiva, faziam dele o amigo sem limites, mesmo com os seus adversários das pugnas desportivas. Ficaram famosas as suas alocuções no balneário, antes do inicio dos jogos, quando, muitas vezes com os olhos marejados de lágrimas, incitava os colegas a dignificarem o clube.

Em 1916 sofreu um grande revés, ano em que seu irmão António, com apenas 22 anos de idade contraiu a doença típica dos homens nessa época: a sífilis, para a qual não eram conhecidos tratamentos eficazes. António viria a falecer cinco anos depois, em 1921. Três anos depois, Francisco e a sua família descobrem que tinha sido atacado pela mesma doença.

Francisco Stromp, foi um dos fundadores do Sporting Clube de Portugal. Alinhou pela equipa principal de futebol desde a época de 1908/09, aos dezasseis anos, até 1923/24. Participou em 107 jogos na categoria principal do clube, a médio-direito ou avançado-centro e foi seu capitão durante uma dezena de anos.

Seleccionado para a equipa representativa de Lisboa nos jogos contra a do Porto em 1914, 1915, 1916, 1917, 1920, 1921 e 1922. Em 1923 conduziu o seu clube à conquista do Campeonato de Portugal.

Desde a fundação do Clube até ao dia da sua morte, nunca deixou de se confundir com o próprio Sporting, que mais não constituiu que o prolongamento afectivo da sua própria família. O seu amor pelo Clube era tal, que chegava a usar a camisola verde e branca por baixo da roupa do dia a dia. Daí o reconhecimento do Sporting Clube de Portugal com a atribuição das distinções de sócio de mérito, sócio benemérito e, a título póstumo, a de sócio honorário, ocupando, ainda, por decisão da Assembleia Geral, eternamente o n.º 3 de associado.

Francisco Stromp foi condecorado pelo Governo Português com a Medalha de Mérito Desportivo, em Outubro de 1990, a título póstumo.

Fonte: sporting.pt

Data: 21/05/2010
Local: sporting.pt

Artigos relacionados

Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>