RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Março 29, 2024

Bofetadas à “minoria”

Dia 23 de Outubro teremos nova AG, menos de um mês depois da última e após uma seca de assembleias gerais onde até requerimentos para o efeito por sócios, como estatutariamente previsto, foram recusados e onde o paradigma actual no associativismo do clube é contrário à discussão, debate e esclarecimento, em linha como uma comunicação opaca e pouco transparente.

Não é uma AG onde se vá discutir nada de novo e não se vai decidir nada de relevante para o clube que até o orçamento chumbado e se calhar o ponto que fazia mais sentido levar novamente aos sócios, sendo um instrumento de gestão para a época em curso, está fora da ordem de trabalhos. É, lembro, a segunda época consecutiva a ser gerida com um orçamento em duodécimos.

É portanto e somente, uma medição de pulso daquilo que chamam da “minoria de bloqueio” e da “maioria silenciosa” que a narrativa oficial diz que não comparece em AGs porque está satisfeita com o rumo do clube.

Basicamente, a próxima AG vai funcionar como um processo de moção de confiança, sem efeitos práticos que sejam visíveis e que será instrumentalizada por Frederico Varandas para uma pretendida bofetada de luva branca à minoria de quem escarnece, que não respeita e implicitamente insulta no seu sportinguismo.

Por outro lado, vitória ( a acontecer ) política à parte para Varandas, nada será resolvido a médio e longo prazo. A militância dos críticos não esmorecerá e garanto que se estes órgãos sociais não mudarem o comportamento e postura para com os sócios, voltaremos ao ponto de partida: assembleias gerais onde os sócios não são esclarecidos, são gozados e tratados como sportinguistas de segunda e propostas da direcção serão chumbadas, novamente.

Porque este é o ponto fundamental. A postura e comportamento de Varandas e de quem o acompanha. A sua aversão ao Sporting popular onde as bases e massas têm voz, têm o direito à manifestação e indignação e usam esse direito nos locais para o efeito, quando não se sentem minimamente representados pelos dirigentes e pelos sportinguistas com voz pública e com acesso às plataformas de comunicação.

Varandas preferiu não agregar esses sportinguistas, preferiu entrar em processos de purga, diabolização e de sectarismo ( ai , a ironia) e resultados como os da última AG são precisamente as respostas dadas por estes sócios, às intenções divisionistas de Varandas.

Como é evidente e por não ser defeito e sim feitio, o senhor presidente até estará consciente da guerra aberta com uma boa parte dos sócios do clube e que em boa medida, para tal ele próprio contribuiu e fomentou, mas o seu objectivo não é a paz mas sim ganhar o conflito com estes sócios, que como não têm acesso aos media e nestes não são representados, pouco ferem a imagem do presidente, a não ser quando “lhe ganham” AGs.

Portanto, senhor Varandas… como nada de relevante para o clube se decidirá em 23/10, como esse dia significará para si uma medição à minoria que insulta e um momento puramente político e como esta é a única forma de muitos sportinguistas terem voz e da sua insatisfação ter visibilidade, espero que estas sejam bem audíveis e visíveis, novamente.

O sr Varandas tudo tem feito por o merecer.

Artigos relacionados

Comments

  1. Jorge Mendes

    enquanto a bola for entrando e o paulinho marcando, o vagandas vai ganhando LSL

  2. Leão do Nordeste

    Dia 23 vamos todos votar contra.

    Neste momento o SCP apresenta capitais próprios negativos e, por isso, está numa situação de falência técnica.

    O panorama atual é este:

    – Relatório e Contas 19/20 – Chumbado
    – Orçamento de 20/21 – Chumbado
    – Relatório e Contas 20/21 – Chumbado
    – Orçamento para 21/22 – Chumbado

    Como tal, exigem-se consequências!

    Esta Direcção há muito que deixou de estar legitimada.

    É uma oportunidade única e definitiva para os Sócios do Sporting Clube de Portugal mostrarem ao Frederico Varandas e seus pares, quem manda no Clube!