RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Março 29, 2024

Uma Empresa de Fachada

Por vezes há acontecimentos na vida do Sporting que me custam a perceber. Mesmo reconhecendo as minhas limitações na maior parte dos assuntos, dou por mim a pensar que tem de haver algo que me escapa para que tudo me pareça tão absurdo.

Intriga-me o porquê da tomada de posição de determinadas figuras da vida Sportinguista. Em certas ocasiões até há posições tão concertadas entre si que fazem lembrar o corporativismo que se reconhece haver noutro tipo de organizações e instituições.

Dei por mim a fazer um exercício de memória e a tentar perceber porque são, quase sempre, os mesmos nomes e o que será que os liga uns aos outros. Será só o Sporting? Às vezes parece que não, friso aqui o “parece”, porque provavelmente será mesmo só mais uma ideia absurda daquelas que por vezes me invadem o pensamento. Vamos lá então ao tal exercício de memória e às ligações que esses nomes tão influentes na vida do clube poderão ter fora dele.

Tito Arantes Fontes, Eduarda Proença de Carvalho e Bernardo Diniz Ayala são sócios num escritório de advogados. Tito Arantes Fontes escreve no jornal Sporting e é apontado como um futuro candidato a PMAG do Sporting numa eventual próxima candidatura de Frederico Varandas à presidência do clube. Já foi candidato na lista da continuidade, de José Couceiro. Tito Arantes Fontes é também presidente do “grupo Stromp”.

Eduarda Proença de Carvalho foi vice-presidente da MAG do Sporting presidida por Jaime Marta Soares no mandato de Bruno de Carvalho. Anteriormente havia sido candidata também à MAG numa candidatura de Dias Ferreira à presidência do clube e fez também parte do Conselho leonino eleita numa lista de Carlos Severino.

Bernardo Diniz Ayala é o actual PMAG da SAD e foi secretário da MAG do Sporting presidida por Rogério Alves no mandato de Soares Franco.

Rogério Alves e João Pedro Varandas são sócios num escritório de advogados.

Rogério Alves foi PMAG no mandato de Soares Franco. Foi candidato a PMAG de Godinho Lopes. Foi PMAG da SAD no mandato de José Eduardo Bettencourt. É PMAG no mandato de Frederico Varandas, irmão do seu sócio. É advogado de Álvaro Sobrinho, acionista de referência da Sporting SAD através da Holdimo. João Pedro Varandas fez parte da direcção de Godinho Lopes. Frederico Varandas foi contratado como médico do Sporting no mandato da direcção de Godinho Lopes da qual fazia parte o seu irmão.

Godinho Lopes enquanto vice-presidente responsável pelo património permitiu a venda de terrenos do SPORTING por um preço 40% abaixo do seu valor a uma empresa de um amigo pessoal, a MDC (Multi Development Portugal). Esse seu amigo pessoal, o director geral da MDC Benno Van Veggel, tem inclusivamente dois filhos dos quais Godinho Lopes é o padrinho. Pouco tempo depois desse negócio, o então director geral do Sporting, Diogo Gaspar Ferreira, envolvido nesse processo de venda, vai trabalhar para a MDC.

Godinho Lopes foi expulso de sócio do Sporting por actos de gestão danosa durante a sua gerência entre 2011 e 2013. Posteriormente viu serem aprovados pelos sócios em assembleia geral processos a serem movidos contra si na justiça por esses factos.

Soube-se agora, por acaso, que a direcção presidida por Frederico Varandas, o tal que entrou no clube durante a gerência de Godinho Lopes numa administração de que fazia parte o irmão do actual presidente, retirou unilateralmente e sem autorização dos sócios em assembleia geral esses processos que corriam na justiça contra o visado Godinho Lopes.

Ficou por aqui o meu exercício. Resolvi parar quando comecei a perceber que a SAD do Sporting parece o braço armado de uma qualquer organização exterior ao clube e que o clube não passa de uma empresa de fachada, tomado por essa organização.

Dá até a ideia de que a SAD foi constituída com algum propósito que pouco terá a ver com a essência daquilo que deveria ser o Sporting Clube de PORTUGAL e a sua vertente desportiva e social.

Ou então não. Posso ser só eu que ando a ver mais Netflix do que devia.

Saudações Leoninas

Artigos relacionados