RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quinta-feira, Abril 18, 2024

Tácticas de Guerrilha Online

Frustra-me ler espaços de opinião Sportinguista, sejam eles fóruns ou mesmo comentários em redes sociais, e constatar a facilidade com que a opinião pública é moldada. Assim sendo, decidi compilar um “Guia para Totós” que o caro leitor poderá utilizar para desmontar os mais variados tipos de intervenientes e tácticas utilizados pelos mesmos.

De seguida, poderão encontrar três partes distintas, onde cobrirei as tácticas mais utilizadas (Parte I), os intervenientes (Parte II) e exemplos práticos para identificarem os intervenientes numa discussão. Gostaria de acrescentar que adaptei todo o texto ao contexto leonino.

Parte I – As Tácticas

Divide et Impera (dividir e governar)

● Criar ou encorajar divisões nos sujeitos para prevenir alianças que possam desafiar a actual direcção;

● Ajudar e promover aqueles que estão dispostos a cooperar com o executivo em funções (vulgo “cartilheiros” ou “marionetas”, sobre os quais poderão ler na Parte II abaixo);

● Promover desconfiança entre os pequenos grupos que estão em desacordo com a actual gestão. Parece pouco, mas apenas três pequenos pontos chegam para passar a ideia. Passemos, agora, a uma táctica muito mais importante para não só ser possível dividir e governar, mas também defender pontos de vista que são, muitas vezes, completamente absurdos, virando assim o “povo contra o povo”.

Astroturfing

● Utilização de um ou mais “grupos fachada”, que se apresentam como servindo um interesse comum, apesar de trabalharem em nome de um patrocinador;

● Os grupos fachada tentam resistir ao consenso prejudicial para o seu patrocinador, enfatizando pontos de vista minoritários, instigando dúvidas e publicando contra-argumentos de peritos patrocinados pelo mesmo;

● Existe também a possibilidade de se criarem ou patrocinarem blogues que pareçam ser escritos por Sportinguistas, quando na verdade são operados pelas partes interessadas;

● Há também a possibilidade de se incentivar jornalistas para publicarem artigos nos jornais e sítios;

● Utilização de “marionetas”, onde uma única pessoa ou um grupo pequeno de pessoas cria múltiplas identidades online para dar a aparência de apoio generalizado.

Medo, Incerteza e Dúvida

● Esta táctica é utilizada em conjunto com o astroturfing

● O objectivo primário é influenciar a percepção de um grupo de pessoas sobre um determinado tema utilizando e disseminando informação falsa ou de fonte questionável.

Parte II – Os Intervenientes

Marionetas

● Uma marioneta é um falso pseudónimo criado com o propósito de fazer com que um ou mais pontos de vista pareçam insensatos ou prejudiciais, a fim de gerar um sentimento negativo contra eles;

● As marionetas comportam-se tipicamente de uma forma pouco inteligente, desinformada ou fanática, utilizando argumentos “homem de palha” que aqueles que debatem podem facilmente refutar;

● O efeito pretendido é desacreditar argumentos racionais, com o objectivo de os ridicularizar;

● Muitas marionetas comportam-se como “Trolls preocupados”.

Trolls Precupados

● Os Trolls preocupados postam em fóruns ou caixas de comentários em redes sociais dedicados ao ponto de vista que pretendem atacar, tentando defender os mesmos enquanto mostram preocupações sobre o desenlace de acontecimentos;

● Assim sendo, apesar de defenderem o ponto de vista A, procuram dar a percepção que estão a defender o ponto de vista B enquanto mostram preocupação sobre o mesmo, semeando “Medo, Incerteza e Dúvida”.

Parte III – Exemplos práticos

Marionetas

● Sportinguista 1: Não sei se vocês percebem, mas a gestão desta direcção está a levar o Sporting a caminho da ruína financeira. Estamos completamente reféns de um empresário e temos uma dívida a fornecedores altíssima e que não podemos pagar em tempo útil!

● Marioneta: A mim não me interessa nada a gestão, o que me interessa é que ganhamos. Quanto ao empresário, quantos destes jogadores, que estão a brilhar, podias ter trazido sem ele?

● Sportinguista 2: Muito gosta este Varandas de insultar os sócios e adeptos do clube, recusando-se a ouvir os mesmos. Ainda no outro dia teve a lata de nos chamar de escumalha!

● Marioneta: Pois, no tempo do Brunão é que era bom! A verdade é que esta direcção uniu os Sportinguistas como nenhuma outra fez e se te serviu a carapuça de escumalha, se calhar é porque és.

Trolls Preocupados

● Sportinguista 1: Estou farto que não marquem Assembleias Gerais, estamos a ser governados como se o Sporting fosse uma ditadura! De que é que estes órgãos sociais têm medo?

● Troll Preocupado: Percebo-te perfeitamente, também gostava de ir votar. Mas no fim do dia, foram os sócios que nos colocaram nesta situação, por isso se calhar é melhor nem haver AGs!

● Sportinguista 2: As eleições de 2018 não foram livres e esta direcção é ilegítima.

● Troll Preocupado: Exactamente, aliás, eu acho que o Bruno tinha que ter ido a eleições, eu até votei nele em 2017! Mas a verdade é que com esta direcção até fomos campeões, coisa que não éramos faz 19 anos.

Exemplo Composto

● Sportinguista 1: Ainda não percebi porque é que o Varandas não mostrou a declaração de rendimentos. Vai demorar muito a cumprir essa promessa de campanha?

● Marioneta: Isso muda alguma coisa? Pedias o mesmo à anterior direcção, ou só pedes a estes porque não gostas deles? Eu acho que apresentar ou não a mesma não afecta nada a gestão do Sporting, por mim podem continuar a trabalhar sem ouvir estas minorias.

Troll Preocupado: Acho que o Sportinguista 1 tem razão, mas não lhe atribuo o mesmo nível de confiança. No dia em que suspeite que há fraude aí sim, vou reclamar!

Obrigado e bom dia!

Artigos relacionados