RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sábado, Abril 20, 2024

UM CLÁSSICO SEGURAMENTE AMBÍGUO

As memórias do que vivi aqui vão ficar bem guardadas no meu coração. Foi o FC Porto que me permitiu ser quem sou hoje.” – Alfredo Quintana

Em dia de clássico há uns quantos sentimentos que mexem comigo e por isso escrevo-vos este texto dividido em pequenas parcelas de palavras:

1.       Antes do jogo que estejamos todos de pé num minuto sentido por este campeão que aprendi a admirar. Vestiu outra camisola que não a do meu Clube, mas isso não retira mérito, admiração e um sentimento triste que qualquer perda implica. A vida humana é bem mais importante do que um jogo, qualquer desporto ou paixão.

2.       Sobre o jogo, que pode ter três resultados, é importante recordar: A vitória nada garante, nem a conquista do campeonato. O empate não melhora nem piora esta campanha extraordinária que o Sporting CP tem feito. Nem a derrota coloca tudo em causa. Há muitos jogos para jogar e ainda mais pontos em disputa. Eu acredito na conquista do título.

3.       Confesso que custa ver quem seja do SCP e não queira o seu sucesso por qualquer razão que seja. Acima de tudo e de todos estará sempre o Sporting CP e o seu sucesso.

4.       Mas é importante realçar o seguinte: Não é o momento para ruídos que nada adiantam, que devem ser tratados em sede própria e no momento exacto. Em prol do SCP e sempre do que for o melhor para o Clube.

5.       Quem vê de fora o clássico é o rival. Aprendamos com a sua situação actual já que eles não aprenderam nada com a nossa.

6.       Rúben Amorim, mais uma vez, a dar uma lição de como comunicar para fora e para dentro. Serenidade. Confiança. E exigência, sempre. Grande surpresa!

7.       Tiago Tomás tem sido a revelação desta temporada na equipa do SCP. Provavelmente, em jeito de tentativa de surpreender Sérgio Conceição, poderia ficar no banco de suplentes por troca com Jovane Cabral mudando o sistema da equipa na busca da rapidez do contra-ataque.

8.       Seja qual for o resultado do clássico é preciso calma, consciência e acreditar na competência desenvolvida até aqui, manter os pés no chão e trabalhar muitíssimo.

9.       Este será, seguramente, um clássico ambíguo por todas as razões evocadas e por não ter memória de uma deslocação ao Dragão com dez pontos de diferença. Nada que deva influenciar este jogo e a vontade de trazer mais três pontos.

10.   Somos o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

Paulo Afonso Ramos

Artigos relacionados