RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Abril 26, 2024

Leões e Hienas

A equipa de futebol do Sporting continua a superar as expectativas, principalmente de quem as tinha baixas, como é o meu caso. 

Disfarçando insuficiências, a mais evidente na frente de ataque, transformando banalidade em utilidade e utilidade em rendimento de topo para a realidade da Liga Portuguesa, muito à conta de uma postura e atitude de Leões e no que respeita aos adeptos, é isto que devem exigir sempre dos seus atletas de todas as equipas de todas as modalidades. 

Cabe depois à estrutura directiva do clube dotar essas equipas das melhores condições possíveis. 

A de futebol, mais uma vez não o fez, apesar do saldo ser incomparavelmente superior ao da época passada. Até ver, apesar de alguns upgrades nalgumas posições específicas, é nas funções de treinador que se há mérito devido pela escolha e na minha opinião, há, esse mérito deve ser reconhecido. 

Não esquecendo o quarto lugar do ano passado, a ausência da Europa e a eliminação da Taça de Portugal, tendo em conta os meios à disposição, o primeiro lugar na Liga até ao momento é, por outro lado, notável. 

Não me custa reconhecer isso e estou satisfeito por o fazer, escrevendo isto antes da final da Taça da Liga. Independentemente do resultado, estou convicto que o Sporting apresentará a competitividade e responsabilidade que têm sido norma esta época. 

Por outro lado, há coisas que me entristecem e uma delas é o estado do meu sportinguismo. Aquele sentimento de pertença que sempre existiu e que neste momento está em causa 

Tive a prova disso esta semana, na polémica dos testes de Sporar e Nuno Mendes. 

Ouvi as atoardas de um director de comunicação de um rival, ri-me da demagogia, mas perante as declarações dos responsáveis do Sporting, a minha primeira reação foi de dúvida e cepticismo. 

Aprendi, nestes dois anos e meio, a não confiar em pessoas que têm regido a sua actuação com base no oportunismo, na propaganda, na mentira e revisionismo. 

E não é assim porque o queira ou por preconceito. É assim porque uma e outra vez, estes senhores me mostraram que não há limites para uma narrativa que defende os seus interesses pessoais e não os do clube. 

Seja na comunicação com os sócios, com os adeptos ou até em tribunal. 

É portanto um misto de tristeza e de asco, este. A satisfação de ver uma equipa a dar tudo de si, superando as suas próprias insuficiências, conspurcada pela total falta de confiança em quem lidera o clube. 

Pessoalmente, é um sentimento com que estou a lidar com muita dificuldade. E ser sportinguista, apesar das muitas tristezas, foi algo de que me orgulhei sempre. Também nas derrotas. 

A atitude de Leão dos jogadores da equipa de futebol, não merece esta dualidade emocional dos adeptos. Se quiserem, de alguns adeptos. Esses, também são Sporting.

Artigos relacionados

Comments

  1. Rui Barbosa

    Os corpos directivos, compostos pelo Dr. Nojo, Dr. Nojento, Dr. Bardamerda e o presidente da MAG Dr. Vómito, são os únicos responsáveis, pelo definhar de um clube que nos vontade de ter paixão, alegria e tristeza. Neste momento o denominador comum é a revolta.