RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Abril 26, 2024

NOTAS SOLTAS com #

SPORTING 1 – Depois do empate com o Famalicão, parece que o Mundo desabou em Alvalade. Até parece que o Sporting foi prejudicado só agora. o Sporting é prejudicado há 40 anos, pelo menos.

Desde João Rocha que isto se passa (pelo menos desde que me lembro e que a minha memória alcança). Dias da Cunha falava num sistema implantado a norte com Pinto da Costa, Valentim Loureiro, Pinto de Sousa, Adriano Pinto e Lourenço Pinto e, talvez por isso, fez grande amizade com Vieira que ainda dura, em várias almoçaradas habitualmente no restaurante “O Polícia”, apesar de Vieira já na altura ser parte integrante das escutas e muitas outras que o incluíam terem desaparecido.

Deixo várias perguntas:

  1. Porque tendo o sistema nos últimos anos se mudado de norte para sul não se vê tanta veemência em algumas pessoas na mesma luta? No célebre “apito dourado” também há escutas do Vieira;
  2. Porque continua o Sporting a atacar o porto quando todas as evidências, que aparecem em email, e-toupeira, etc. nos dizem que o “sistema” se mudou para sul?
  3. Porque o Sporting não recorreu no e-toupeira, que nos mostra um controle ao nível dos tribunais feito pelo benfica?
  4. Porque se sabe através dos emails, dos padres e missas que é o benfica que controla agora o “sistema” e o Sporting prefere continuar a atacar a norte? Tudo isto assumido por Adão Mendes em tribunal;
  5. Porque os Sportinguistas, que agora se mostram muito indignados (como se isto fosse uma coisa recente), decidiram não apoiar na altura a única pessoa que lutou, praticamente sozinha, contra este sistema? Indo à televisão expor-se para denunciar os vouchers a árbitros e falando num acordo proposto por Vieira. Porque não o apoiaram na altura?
  6. Tudo o que se vê agora da parte do Sporting e da sua comunicação será ingenuidade, ou fazem parte de uma parceria mais ampla a sul? Descobriram as escutas do “apito dourado” que estão no Google, mas não descobriram o conteúdo dos emails que também andam por aí?
  7. Quando Bruno de Carvalho cortou relações com o porto, todos os Sportinguistas apoiaram, mas quando foi à TV expor os vouchers e deixar a nu toda a podridão do sistema, agora a sul, houve muitos que torceram o nariz. Porquê?
  8. Quando denunciou um acordo que o Vieira lhe propôs, para ambos ganharem campeonatos revezando-se, todos lhe apontaram o dedo a ele. Porquê?
  9. Há Sportinguistas com 2 clubes? Haverá Sportinguistas que pretendem não afrontar o clube do “sistema” actual? Porquê?
  10. Sabendo que o benfica pretendia a todo o custo afastar Bruno de Carvalho para este não incomodar mais, alguns Sportinguistas ajudaram à festa. Porquê?

Então e agora estão muito indignados com as arbitragens e com o prejudicar do Sporting, quando ajudaram a correr com quem decidiu lutar contra isso? Agora aguentem porque têm o que merecem.

SPORTING 2Hashtags.

Todos sabemos que a mais recente hashtag apareceu depois de na conferência de imprensa Rúben Amorim ter falado que “quando vai um vai todos” em relação aos acontecimentos do túnel.

E se não tenho duvidas que Rúben o fez sem intenção e sem ser propositado, também não tenho duvidas que o departamento de comunicação do clube (que é pago a peso de ouro) tem que ter mais cuidado e fazer um apuramento mais exaustivo sobre as coisas.

Isto a propósito dessa nova hashtag, após adaptação,” onde vai um vão todos”, ser quase uma cópia do lema dos QAnon, grupo extremista que apoia Donald Trump e do qual ele foi obrigado a demarcar-se e a condenar publicamente.

Se Rúben Amorim tivesse, por exemplo, dito na conferência de imprensa que “os jogadores têm trabalhado muito bem e que andam felizes, porque como todos sabemos o “trabalho liberta”, será que a comunicação do Sporting se lembrava de fazer uma #OTrabalhoLiberta? Não! porque sabem que essa frase está conotada historicamente com o regime nazi e está inscrita na entrada do campo de Auschwitz. Mesmo que fosse dito inocentemente e sem intenção por Rúben Amorim, não o fariam como profissionais de informação que são e que se mostram informados.

Ora esta nova #OndeVaiUmVãoTodos é praticamente indiferenciado do lema dos QAnon. E se Rúben Amorim não tem que o saber e nem o disse propositadamente, mas sim com a intenção de unir o grupo e mostrar que o grupo está unido, já a equipa de comunicação do Sporting tem o dever, não só de conhecer o Mundo para lá da bolha Sporting, mas também de investigar, “checkar” e pesquisar sobre essa frase. Estiveram nas redes sociais, seguramente assistiram aos debates presidenciais, leram o The Guardian, o New York Times, viram a BBC, a CNN, até a SIC, etc; ou então, vivem num bunker. São bem pagos para estarem minimamente atentos ao básico na área. Senão não eram lá precisos, bastava meter o Manel Fernandes a dizer umas baboseiras.

SPORTING 3 – O PMAG (Presidente da Mesa da Assembleia Geral) foi eleito para ser o representante dos sócios nos Órgãos Sociais do clube. Ora se este não defende os sócios, nem acede aos seus pedidos, não está a cumprir a sua função e por isso deve-se demitir.

Isto a propósito das AGs pedidas pelos sócios e que ele decidiu não marcar e empurrou com a barriga para a frente.

Vamos ver uma coisa: se o pedido dos sócios está de acordo com os estatutos do clube e se o pedido que fazem se enquadra nesses mesmos estatutos, as AGs têm que ser marcadas. Caso contrário vai ter que ser um tribunal a marcá-las. Os estatutos do clube são ou não para cumprir? ou são para cumprir por uns e por outros não?

Claro que qualquer tribunal, estando tudo correto no pedido e nas assinaturas que o reivindica, tem a obrigação de o fazer. Mas a obrigação primeira terá que ser do PMAG. E este não o está a fazer, sujeitando-se no futuro também a ser “chamado à pedra” por isso.

Quanto às pessoas que dizem que não é o timing certo, porque vamos em primeiro, etc, não tenho comentários a fazer de tão absurdo pedido.

Então os estatutos de um clube ou de qualquer outra instituição também estão sujeito a “estados de alma”? Ou se cumprem (indo o clube em primeiro ou em último) ou não se cumprem. As leis de um estado também não se cumprem ou deixam de cumprir consoante as exportações ou o PIB. Tem de haver consequências para quem não cumpre com as suas funções e as distorce.

SPORTING 4 – As contas trimestrais do Sporting mostram-nos que se está a cavar um buraco financeiro. E que não se pode justificar totalmente pela pandemia que estamos a atravessar.

As dívidas a fornecedores, que tanto incomodavam alguns e que faziam manchetes passaram de 40M para 64.552M, foram negociados passes no valor de 160M deixados pela herança pesada (para onde foi esse dinheiro?), foram adiantados 65M da NOS nos últimos 2 anos (para onde foi este dinheiro?), há 58M (em 2017 eram 8M) para pagar a outros clubes e empresários. Tendo a dívida a empresários subido em quase 10M (favores a pagar?), a dívida bancária passou de 110M para 130M (porquê?), o passivo passou de 282M para 300M. Isto tudo resultando num resultado líquido negativo de 4.20M. Estamos em falência técnica novamente e agora vamos ter que vender jogadores em dezembro.

Pergunto: o que foi feito a mais de 300M de vendas de jogadores deixados pela herança pesada. Mandou-se os melhores jogadores embora para baixar a massa salarial e ela baixou quase residualmente. O dinheiro da NOS está a acabar (novamente a herança pesada).

E agora?

P.S. Sei que o clube do outro lado da rua está em revolução e em ebulição. A equipa joga pouco (quanto mais 3 vezes mais), os jogadores já não podem ver o treinador, algumas pessoas da direção também não e pretendem sair (para além dos que já saíram). Os mais de 100M gastos não resolveram nada e agora para os recuperar vai ser um problema. Os sócios não estão contentes e unem-se para, também eles, pedirem AG destitutiva.

Mas na CS é tudo um mar de rosas para os lados de carnide.

Ah a propaganda é tão boa. É pena durar tão pouco. É só até baterem de frente com a realidade.

Artigos relacionados

Comments

  1. Leonis Tsavo

    Os escRoquettes pensam que estão a falar para os que ajudaram na golpada.
    A narrativa é, não foi Alcochete, nem o cashball, que fizeram com que um monte de borregos destituissem o anterior CD, mas os “atropelos” aos estatutos (o que é falso). Então o que dizer deste FDP PMAG, que são atropelos, atrás de atropelos. Mas os escRoquettes não estão preocupados com uma possível expulsão, porque uns são do GAJ, outros anti Bruno de Carvalho.
    Nem todos os burros são sócios do SCP, mas há sócios do SCP burros.
    SPORTING SEMPRE E DOS SÓCIOS