RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quinta-feira, Abril 25, 2024

NOTAS SOLTAS – Pouco Doces e Sem Glúten

SPORTING 1 – A propaganda continua a correr solta em relação a esta direção. Quanto custará isso? Lê-se coisas absolutamente vergonhosas. Em especial na cofina. Espero que o clube não esteja a pagar esta publicidade e propaganda.

Entre as coisas que se leem, a que me deixa mais triste é a tentativa de lavagem cerebral aos Sportinguistas sobre o Sporting estar a anos luz dos dois rivais da frente e mais perto do Braga. Há vários cartilheiros a passar isto como se fosse uma inevitabilidade. Ora se Varandas e seus pares não conseguem fazer mais e melhor a eles se deve. À incompetência deles se deve. Pois eu lembro-me bem que há dois ou três anos andávamos pela Champions League e a lutar pelos lugares da frente. Em todas as modalidades.

Durante cinco anos com Bruno de Carvalho não ficámos nenhuma vez em 4º lugar, nem fomos eliminados da taça pelo Alverca. Fomos duas vezes à Champions batermo-nos com Juventus, Dortmund, Barcelona ou Real Madrid. Lembrar também que a super equipa de Amorim que a cartilha quer passar perdeu em casa com o 5º classificado da liga Austríaca por 4-1, fazendo com que ficássemos fora das competições Europeias.  A cartilha não serve para enganar toda a gente.

Outra coisa que agora se vê muito nos jornais é a falar da juventude da Academia de Alcochete. Até as renovações com miúdos de 15 anos aparecem em grandes parangonas nos jornais e notícias. Mas isso não aconteceu com todos os presidentes que passaram pelo clube? Alguns até renovaram com bem mais. Já agora gostava que os jornais e tvs me digam: quantos destes jogadores foram contratados por Varandas? Quantos jogadores vendidos foram contratados por Varandas?

É que Bruno de Carvalho foi buscar Joelson, Jovane, Pedro Mendes e muitos outros. E Varandas?

As vendas maravilhosas foram todas feitas por presidentes anteriores ou de jogadores que já estavam na Academia.

Quem quer comprar Camacho, Dumbia, Eduardo, Illori, Neto, Borja, etc?

Mas para alguns incautos a propaganda é tudo.

SPORTING 2 – O Sporting empatou com o Porto e marcou nos últimos minutos de jogo o empate. Foi o resultado justo a meu ver porque nenhuma equipa se superiorizou à outra. O problema é que jogámos em casa e não conseguimos ganhar aos rivais. Nos últimos jogos só ganhámos uma vez ao Benfica na 2ª mão da taça por 1-0.

Mas como dizem os jornais e a propaganda para o Sporting nem foi mau, visto que estamos muito distantes dos rivais. É isto que querem passar.

O ano passado perdemos todos os jogos com eles e alguns com goleada. Se nos deixarmos ir na conversa que estamos muito distantes temos o que merecemos. Perdemos aquele Sporting que lutava por tudo e voltamos a ter o Sporting elegante que eles gostam tanto mas que não ganha a ninguém.

SPORTING 3 – O excelentíssimo Presidente do Sporting no final do jogo “deu-lhe a louca” e foi falar à sala de imprensa. Falar de forma pausada, assertiva, fluente e em que o sujeito bate sempre com o predicado como é seu timbre.

Depois das goleadas do ano anterior não se viu, depois da goleada da supertaça com o Benfica disse que não estava preocupado, depois do 4º lugar do ano passado não disse nada, depois de ter levado 4-1 em casa de uns Austríacos e que nos deixou fora da Liga Europa mandou o Viana. Uma espécie de “Chinês” que temos lá e que a expressão da cara e o tom da linguagem é sempre o mesmo, quer esteja contente ou “estriste”. Tom monocórdico e carregado de subjetividade.

Parece que, como se diz na tropa, alguém lhe meteu um “alho no cú” e lá foi ele a ferver para a CI falar do árbitro e de como isto não acontecia se fosse noutros campos. Mas ele tem cá andado nas últimas décadas? Só agora se apercebeu disso ou agora anda mais apertado internamente e resolveu numa fuga para a frente? Será que o sotor só agora reparou que o Sporting é constantemente roubado? Será que algum amigo ou familiar tem coragem para lhe dizer que ao deixar a CS passar a cartilha do clube simpático mas que não chega aos calcanhares dos outros não vai ajudar a mudar isso, bem pelo contrário. Quanto mais nos deixamos ir na conversa de coitadinhos mais eles nos vão pisar.

A única coisa certa que ele disse foi que: “ no exército quando um soldado é mau encosta”. Muito bem senhor tenente-doutor, não sei do que está à espera…

SPORTING 4 – É este mesmo Presidente do Sporting que se insurge contra o domínio de Porto e Benfica, que desistiu de recorrer no e-toupeira? Que disse que ia contar tudo o que sabia sobre o campeonato roubadíssimo de 2015/16 e que até hoje se manteve calado? Que no inenarrável processo cashball foi contra o próprio clube ao dizer que não acreditava em teorias da conspiração? Que voltou a trazer o Mendes novamente para dentro do clube? Que nos processos de rescisão foi a tribunal falar para prejudicar o clube e agora anda atrás da indemnização do Rafael Leão? Que foi ao TAD argumentar contra o anterior CD e assim prejudicar o clube?

É o mesmo?

E a coerência onde ficou?

Provavelmente no mesmo sítio onde lhe meteram o alho.

SPORTING 5 – Dizer que as assinaturas para pedidos de AG foram entregues e aguarda-se decisão do PMAG. Desta vez, se a decisão for negativa, vai mesmo para tribunal. Um dejá vu do que aconteceu com Godinho Lopes. Mas desta vez é irreversível apesar das cartilhas passadas à CS em que mentem reiteradamente. Dizer também que este pedido por irregularidades e violação continuada dos estatutos é independente dos resultados desportivos. Até podiam ganhar a Champions League que avançava na mesma. A violação dos estatutos não pode só servir para alguns. Se há uns que foram afastados, suspensos e expulsos por esse motivo todos têm que pagar na mesma moeda. Ou há moralidade ou comem todos.

SPORTING 6 – Dizer também que apesar da propaganda passada pelos amigos cartilheiros há sócios que não se esquecem de coisas como: um 4º lugar e eliminação da taça pelo Alverca; mais de 20M de reforços que não se conseguiu colocar e enviou para a equipa B (fazendo desta a equipa que estaria colocada em 4º lugar como a mais cara da 1ª liga); eliminação da liga Europa pelo Lask Linz por 4-1 em casa. Entre outras coisas.

Por isso, se há alguns sócios que preferem a elegância e que ninguém se aleije, ou outros que ficam contentes com um empate em casa com o Porto, também há muitos que estão descontentes com o rumo que isto está a levar.

E está na altura de se convocar eleições.

ELEIÇÕES BENFICA – É triste ver como há estações de TV e jornais que fazem tudo para o Vieira se manter no clube, talvez porque isso seja também sinónimo de eles próprios se manterem.

As outras candidaturas são como se não existissem e os sócios do clube também estão a ser enganados e vão perceber isso da pior maneira.

Apesar de ser um clube rival e a continuidade do Vieira ser o melhor para os outros é triste ver como se ajoelham perante ele.

Mas já se sabe: nas costas dos outros vemos as nossas.

P.S. 1 – Há membros da direção com vontade de sair e até há rumores que alguns têm as cartas prontas para entregar.

Quem serão?

P.S 2 – A SAD do Valência continua a ir de vento em popa. Agora o senhor Peter Lim teve que comprar mais 17.600 acções para fazer face ao descalabro financeiro que se adivinha. o Valência encontra-se em 13º lugar e este ano vai lutar pela manutenção.

Espero que o senhor Barbosa da Cruz e restante pandilha estejam atentos para fazer o respectivo benchmarking.

Artigos relacionados