RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quarta-feira, Abril 24, 2024

Sporting Clube de Portugal entra a ganhar na sua estreia na Primeira Liga

FC PAÇOS DE FERREIRA X SPORTING CP

Antevisão

Emanuel Ferro na antevisão do jogo

Depois de uma vitória sofrida frente ao Aberdeen FC, a contar para o apuramento para a entrada na UEFA Europa League, e a debater-se com um “surto” de COVID-19 no plantel, o Sporting procurava entrar com pé direito na 2a jornada da Liga NOS. Com o jogo da 1a jornada, contra o Gil Vicente FC, adiado para meados de Outubro, esta era a oportunidade de ver a equipa verde e branca a estrear-se na Primeira Liga.

Na habitual conferência de imprensa, e com apenas 2 dias para preparar a equipa para a estreia, Emanuel Ferro prometeu “uma equipa ambiciosa”, com “intenção e competitividade”. Nuno Santos, já recuperado, seria presença garantida por Emanuel Ferro na convocatória.

Emanuel Ferro esperava encontrar um Paços de Ferreira difícil, liderado por Pepa, tal como aconteceu a época passada – “Um treinador que passa a paixão pelo jogo para as suas equipas, com ideias muito bem definidas na forma de jogar, jogo que por muitas vezes passa por bolas diretas, defesa-ataque, alternando com transições via meio campo, e com boas dinâmicas defensivas.”

Apesar disso, Emanuel Ferro garantiu ter a equipa Leonina bem preparada para levar de vencida este Paços de Ferreira experiente.

Esperava-se um Sporting ambicioso, mas adaptado e personalizado para enfrentar este primeiro desafio da Liga NOS.  

O JOGO

2a Jornada da Liga NOS | 18:30 – 27/09/2020 | Estádio da Capital do Móvel (Paços de Ferreira)

Onzes Iniciais

FC Paços de Ferreira Sporting CP
Fonte: OneFootball

ENTRAR A GANHAR

A turma de Alvalade apresentou-se sem alterações, comparativamente ao último jogo com o Aberdeen FC, e com o seu habitual 3x4x3. O FC Paços de Ferreira entrou em campo com apenas uma alteração, saída de João Amaral e entrada de Bruno Costa.

Início de jogo muito intenso, com ambas as equipas a ter oportunidades para marcar. Ao minuto 2, grande cruzamento de Nuno Mendes onde Tiago Tomás aparece para finalizar no coração da área, mas com o remate a sair muito por cima da baliza de Jordi. Minuto 7, saída muito atabalhoada para o ataque, deixando a bola praticamente abandonada e à mercê de Douglas Tanque. Revelando muita falta de comunicação por parte da equipa Leonina, permitem a Douglas Tanque conseguir um remate forte que coloca Adán em sentido.

Com o Sporting a procurar ser superior no jogo, e com a ala direita em muito destaque, Porro com belíssimos cruzamentos e grandes saídas para o ataque a ser o elemento construtor de destaque. Minuto 20, penalti para a equipa do Sporting, remate de Tiago Tomás de fora da área onde a bola desvia em Eustáquio e vai ao braço de Douglas Tanque. Fábio Veríssimo assinalou penalti, confirmado pelo VAR. Com o pé direito de Jovane sai o primeiro golo da partida, guarda-redes para um lado, bola para o centro.

Fonte: sapo.pt

O Paços de Ferreira tentou responder de livre, Hélder Ferreira bate numa espécie de cruzamento/remate, onde nem Marco Baixinho, nem Marcelo conseguem desviar para o fundo das redes.

Jogo muito vivo de ambas as partes com alta intensidade e alguns grandes lances de perigo.

Contrariedade para a equipa leonina, ao minuto 31, Jovane, autor do golo, saiu com queixas físicas, e a dar lugar a Nuno Santos, que assim estreia-se pelo Sporting em competições oficiais (jogador recuperado da COVID-19).

Aos 38 minutos falha enorme de Tiago Tomás, com Nuno Santos disponível ao segundo poste. TT optou por um remate cruzado, com a bola acaba por sair ao lado.

Em suma – final da primeira metade – Paços de Ferreira com algum equilíbrio na partida, onde desde o minuto 10 o Sporting a tinha procurado dominar, com a procura da posse de bola, conseguindo alguma superioridade. Nos 5 minutos finais, com o Sporting quase sem conseguir sair, era o Paços que ia criando perigo, pondo em risco a vantagem que a equipa do Sporting levava para o intervalo.

Fonte: sapo.pt | Estatísticas 1ª parte

Recomeço da partida sem alterações para ambos os lados. Paços de Ferreira a correr atrás do prejuízo e o Sporting a querer guardar, ou até mesmo ampliar, o resultado a seu favor.

O Paços começou por cima, e no minuto 49 um corte importante de Luís Neto, a roubar a bola a Tanque e a entregar a Adán, que coloca algum gelo no jogo.

Livre em posição frontal a favor do Sporting CP, por falta de Marco Baixinho sobre Nuno Santos. Porro bateu o livre mas o remate saiu à figura de Jordi, que desviou por cima da trave, cedendo assim canto para o Sporting, mal aproveitado pela equipa.

Duas alterações no Paços de Ferreira: saíram Hélder e Uilton, e entraram Lucas Silva e Fernando Fonseca.

Contra a corrente do jogo, e em resposta às alterações feitas pelo Paços de Ferreira, o Sporting acabou por marcar. Bom cruzamento de Nuno Mendes para Feddal. O mesmo amortece de cabeça para Coates, com muito esforço, encostar.

Fonte: abola.pt

O Sporting a querer voltar a dominar o encontro, tirou um jogador da linha do ataque (Vietto – praticamente inativo durante todo o jogo) e coloca Daniel Bragança, como opção para tentar controlar o meio-campo.

Paços de Ferreira no minuto 78 a fazer outra alteração, a sair Luiz Carlos e a entrar Adriano. Logo a seguir, resposta do Sporting. Sai Tiago Tomás e Porro, entram Sporar e Antunes. Com a entrada de Antunes, Nuno Mendes passa para a lateral direita e Antunes faz toda a lateral esquerda.

Lance de perigo a favor da equipa do Paços. Livre estudado com cruzamento de Adriano Castanheira, mas Coates corta a bola, que acaba nas mãos do guarda redes Adán. Neste momento o Sporting limitava-se a defender a sua vantagem.

Mais duas alterações na equipa da Capital do Móvel, sai Tanque e Eustáquio e entram Martín Calderón e João Pedro.

Jogo a terminar da mesma forma como começou a segunda parte, em ritmo morno, com o Sporting a assegurar 3 pontos, e a entrar de forma positiva nesta Liga NOS.

Fonte: sapo.pt | Estatísticas finais do jogo

Notas:

Sporting – A entrar na Liga como todos os adeptos e associados queriam. Boa exibição da listada verde e branca, a mostrar ideias fixas de jogo. A destacar principalmente o setor do lado direito, motor de saída de jogo do Sporting (muito interessante), com passagem também pelo terreno interior. Boas combinações e uma boa saída de bola, tendo como protagonistas os 3 centrais, sem pressa e com calma. A equipa tirou o pé do acelerador na segunda parte. Tendo a sorte do jogo do seu lado (penalti), acabou por ter uma vitória merecida e pouco sofrida.

3 Principais Destaques

Nuno Mendes – Muita dinâmica ofensiva e boa exibição. Promete muito.

Pedro Porro – A subir muito o seu rendimento em relação aos seus últimos jogos, cansado na segunda parte.

Daniel Bragança – Boa entrada em campo, não tremeu, e excelentes no passe.

Paços de Ferreira – Entrou a pressionar, chegando a assustar na fase inicial das duas partes do jogo, a tentar obstruir a saída de bola do Sporting. Equipa sólida em alguns momentos, a tentar jogar cara a cara, mas sem a sorte do jogo.

Artigos relacionados

Comments

  1. Pelo menos ganhamos , não jogando bem ,